8 de setembro de 2022 | 

O que é estoque de ciclo? Conceito, aplicação e principais benefícios!

O que é estoque de ciclo? Como esse tipo de estoque funciona? Na logística empresarial como um todo, o estoque pode ser crucial para garantir a demanda dos produtos de uma empresa. Com um estoque bem organizado, todo o restante resulta em melhores indicadores em relação ao plano empresarial da marca.

Sabendo disso, portanto, muitas empresas investem em um estoque de ciclo, buscando dar suporte para a alta rotatividade de produtos que entram e saem da empresa. Ainda assim, existem muitas marcas que estão crescendo que precisam desse tipo de estoque atuando em seu armazém, mas não fazem ideia de como colocar em prática.

Apesar de ser um tipo de estoque que demanda maior logística, sendo muito usado por grandes empresas, não é difícil colocá-lo em prática. Claramente, é necessário dedicação e atenção a cada etapa desse tipo de estoque, mas ainda assim é perfeitamente viável para qualquer empresa.

No conteúdo de hoje, além de explicarmos de forma clara o que é estoque de ciclo, também mencionaremos os benefícios que você pode usufruir, além de outros detalhes, como pelo menos 3 tipos de armazenagem existentes neste estoque. Então, caso queira saber mais sobre o assunto, leia conosco até o fim. Vamos lá!

O que é estoque de ciclo?

O que é estoque de ciclo? Qual o real significado desse tipo de estoque? Como o próprio nome indica, trata-se de um tipo de organização de estoque onde os produtos ou até mesmo um único produto, são vendidos separadamente, em forma de “ciclos”. Na prática, portanto, enquanto um produto está sendo produzido, outro está sendo vendido e vice-versa.

Dessa maneira, se uma grande empresa do setor de alimentos tem o produto A, B, C e D, precisa encontrar uma logística para que ambos os produtos não faltem nas prateleiras, mas também não acabem criando maior desorganização na hora da produção, visto que um é produzido por vez ou de forma unilateral.

Por exemplo, caso os produtos A e C sejam compensatórios, e os produtos B e D também, os produtos A e B precisam ser produzidos simultaneamente, enquanto os produtos C e D ficam nas prateleiras. O inverso também é verdadeiro. Usamos o exemplo de apenas um produto, porque fica mais fácil de “visualizar”.

Apesar do exemplo, sabemos que não se trata apenas de um produto, mas de vários: como verá a seguir, é necessária a presença de uma organização logística de ponta, já que o estoque de ciclo é muito indicado para empresas de maior porte. Continue lendo conosco para melhor entender o que é estoque de ciclo.

Para quem o estoque de ciclo é indicado?

E para quem o estoque de ciclo é indicado, afinal? Como pôde notar, é um tipo de estoque caracterizado por uma grande produtividade e rotatividade de produtos. Dessa forma, o estoque de ciclo é muito indicado para grandes empresas, principalmente para aquelas que produzem seus próprios produtos, ou seja, marcas exclusivas, mas não somente, visto que o estoque de ciclo também é indicado para e-commerces.

Além disso, como existe uma alta movimentação de produtos dentro do estoque, é necessário que a organização reine do início ao fim. Como mencionado, é obrigatória a presença de uma logística integrada do início ao fim do processo de estocagem, evitando assim a perda de algum produto (ou vários produtos) pelo caminho, causando grande perda financeira para a empresa.

Diante disso, portanto, no exemplo dos e-commerces, seria interessante usar um sistema do tipo ERP, que garante maior organização empresarial para pessoas que possuem maior necessidade de controle de estoque. Continue lendo conosco agora que já sabe o que é estoque de ciclo, para então conferir quais são seus benefícios.

Quais são os benefícios desse tipo de estoque?

Mas, quais são os benefícios do estoque de ciclo? Abaixo citamos algumas que consideramos como as principais vantagens desse tipo de estoque. Então, se a sua empresa é grande o bastante para implementar esse estoque, ou você possui um e-commerce e quer implementar essa técnica, vale a pena nos acompanhar na leitura. Leia:

Possibilidade de aumento na quantidade de produtos

Um dos principais benefícios do estoque de ciclo, é a maior organização interna dentro do armazém. O que isso possibilita? Um aumento na quantidade e variedade de produtos. Como o controle sobre cada um dos produtos aumenta, consequentemente se abre maior espaço para a inserção de novos produtos.

Otimização de produção

Já pensou em otimizar a produção da sua empresa, inclusive no estoque? Quando falamos de grandes marcas, naturalmente existe a necessidade de auxílio de empresas terceirizadas. Seja para fabricar determinadas peças do produto, ou então para a organização e a disposição interna no estoque de ciclo: novas formas de trabalhar são necessárias.

Diante disso, portanto, há uma maior otimização do produto, resultando em maior resultado de entrega dos produtos catalogados. O resultado disso você já sabe, mas reforçamos abaixo.

Aumento no faturamento

Por fim, com maiores aberturas para novos produtos, otimização e produção, o estoque de ciclo traz resultados satisfatórios no faturamento. Este aumenta consideravelmente em relação ao período em que o estoque de ciclo não era utilizado. Por essas e outras que grandes empresas utilizam algum tipo de armazenagem relacionado ao estoque de ciclo.

3 tipos de armazenagem neste estoque

Própria

Como o próprio nome indica, é um tipo de armazenagem próprio, onde a empresa armazena seus produtos sem terceirização. Aqui, a empresa pode armazenar na própria sede, ou em galpões logísticos, armazéns alugados.

Contratada

Lembra-se de quando mencionamos sobre a terceirização de serviços para a otimização de produção? A armazenagem contratada é a opção vinculada a este benefício, já que a marca contrata empresas terceirizadas para realizar toda a organização dos produtos de estoque, novamente em um galpão alugado.

Terceirizada

Funciona como a contratada acima mencionada, porém, a empresa contratada faz todo o serviço, não somente a organização dos produtos: recebimento, organização, cataloga, expedição e entrega do produto na casa do cliente.

Este foi o nosso guia onde explicamos o que é estoque de ciclo. Esperamos ter sido claros. Caso ainda possua dúvidas sobre o assunto, comente abaixo e até a próxima!




COMPARTILHE:


←  VOLTAR