13 de outubro de 2020 | 

Mercado Livre e as soluções de comércio eletrônico

Maior site de comércio eletrônico do Brasil, o Mercado Livre contabiliza 52 milhões de visitantes únicos por mês.

 

Uma loja aberta 24h por dia, sete dias por semana. Assim funciona o maior marketplace da América Latina, o Mercado Livre, um gigantesco shopping online onde milhões de vendedores e lojistas anunciam produtos, veículos, imóveis e serviços contando com o acesso de milhões de usuários diariamente, que movimentam um volume significativo de vendas.

Com uma conta na plataforma, qualquer pessoa pode vender o que quiser pelo Mercado Livre, usar a plataforma como complemento da loja ou como único canal de vendas de uma empresa e ainda oferecer diferentes opções de pagamento e entrega. Ao escolher o tipo de anúncio, entre gratuito e pago, que melhor se adapte às necessidades e aos objetivos de vendas, a plataforma oferece posicionamento e visibilidade nos resultados de busca.

A evolução foi grande para a empresa de tecnologia, que começou a operar há 21 anos com o objetivo de democratizar o comércio eletrônico. A ideia de criar o Mercado Livre na verdade nasceu na Universidade de Stanford, em 1999, quando o argentino Marcos Galperin, aluno do MBA, se uniu a uma equipe de empreendedores (nela estava o brasileiro Stelleo Tolda) em busca do sonho de revolucionar o e-commerce na América Latina.

O empenho do grupo fez a ideia de Galperin prosperar com a criação de uma grande plataforma para que pessoas e empresas pudessem comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na Internet. Assim, Galperin montou o Mercado Livre em Buenos Aires, na Argentina, e logo depois Tolda passou a liderar a operação no Brasil.

Hoje, a empresa está presente em 18 países e reúne milhões de vendedores, compradores e mais de 60 milhões de ofertas de produtos e serviços em tempo real. Os itens novos representam 90% das vendas no site, que registra a surpreendente marca de seis mil buscas e nove vendas por segundo!

Em 2017, o Mercado Livre superou os 211 milhões de usuários registrados na América Latina, com uma receita líquida de US$ 1,4 bilhão. A plataforma conta com 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos. Somente no Brasil, o site é o 5º entre os mais acessados, com 52 milhões de visitantes únicos por mês. É o maior site de comércio eletrônico e ocupa posição de destaque no ranking dos 10 sites de maior audiência no país, segundo estudo da ComScore de janeiro de 2018.

Conjunto de soluções

O “pulo do gato” do Mercado Livre talvez seja o ecossistema de serviços para o comércio que ele mantém, com o objetivo de potencializar a capacidade de comprar e vender pela internet, aumentar a diversidade de produtos disponibilizados e impulsionar o desenvolvimento de uma comunidade empreendedora.

O principal deles é o marketplace, unidade de negócio onde toda a jornada de compra acontece na plataforma Mercado Livre, com produtos, veículos, imóveis e serviços, bem como a área de Classificados, sem cobrança de comissão pelas vendas que acontecem fora da plataforma.

Há outros serviços que também ajudam a compor o ecossistema, como Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Shops e Mercado Livre Publicidade, com soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar, enviar e pagar. E quem se sentir perdido pode contar ainda com as orientações fornecidas pelo Centro de Vendedores.

Mercado Pago

Esse serviço oferece soluções de pagamentos para pessoas físicas ou jurídicas que vendem seus produtos online (por meio da plataforma do Mercado Livre, na sua própria loja virtual, nas redes sociais ou por e-mail) ou em lojas físicas, com atendimento na rua e uso de ferramentas como a maquininha Point e o código QR.

Além disso, o Mercado Pago permite aos lojistas oferecer todas as opções de cartões de crédito e boletos para pagamentos; para os usuários, o benefício é o pagamento de contas com códigos de barras, pagamento de produtos ou serviços a partir do código QR e até recarga de celular. O serviço pode ser utilizado por aplicativo via celular ou tablet.

Mercado Envios

Trata-se da tecnologia de gestão de logística do Mercado Livre, que oferece solução de cálculo de frete nos anúncios do marketplace e permite a impressão de etiquetas pré-pagas para facilitar o envio dos produtos com operadoras de logística parceiras. Além disso, disponibiliza o serviço de Coletas, que fornece embalagens próprias aos vendedores, retira os produtos em seus endereços e consolida a carga e a entrega aos compradores com uma das transportadoras que prestam serviço para a empresa. O procedimento promove entregas mais rápidas e permite agendamentos programados. Em média, são enviados sete milhões de produtos por mês via Mercado Envios.

Há três anos, as operações de fulfillment tiveram início para vendedores que atuam em seu marketplace no Brasil, oferecido e desenvolvido pela unidade de negócios de logística Mercado Envios. O fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e da entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.

Mercado Shops

Com esta ferramenta, qualquer pessoa ou empresa pode criar uma loja online com domínio próprio, layout personalizado e sistema de pagamentos (Mercado Pago) em minutos. É uma das principais áreas da companhia para acelerar o empreendedorismo digital. Quem utiliza o Mercado Shops conta também com ferramentas de marketing, funcionalidades de gestão de estoque e de vendas.

Uma loja virtual no Mercado Shops é a solução para expandir os negócios, ter o próprio canal com a identidade da marca e elevar as vendas. Afinal, vender na própria loja virtual aumenta as visitas aos anúncios do Mercado Livre em até 30%. Todas as vendas da loja se somam ao histórico do Mercado Livre, impactam a reputação do empreendedor e ajudam-no a estar entre os melhores vendedores do marketplace rapidamente.

Mercado Livre Publicidade

Responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma do marketplace, a área vende e gerencia campanhas de links patrocinados, banners, Native Ads, Product Ads, Vídeo Banner, projetos de branding e performance. O serviço é realizado em parceria com o Google, por meio de páginas especiais que reúnem conteúdo e mídia programática para vendedores do Mercado Livre, microempresas e grandes anunciantes em todos os segmentos do mercado brasileiro.

*Fonte: Mercado Livre

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