22 de setembro de 2020 | 

Empresa de logística para e-commerce

Quando bem executada, a logística para e-commerce ajuda a tornar mais positiva a percepção do cliente com relação à empresa. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

A logística é o processo de distribuição de produtos que envolve várias etapas de trabalho. Dependendo de como for administrada, influencia positiva ou negativamente na percepção do cliente sobre a empresa. Ela colabora para uma boa experiência de compra, desde que a entrega do produto solicitado aconteça no lugar certo e no menor tempo possível. Para os gestores, o sucesso da operação deve também levar em conta o menor custo possível.

Com o crescimento do e-commerce é muito difícil encontrar empresas que não utilizam essa alternativa para expor suas marcas, seus produtos e serviços. Felizmente, das compras realizadas e nunca entregues, nos primórdios do comércio eletrônico até os dias de hoje, muitas lições de logística para e-commerce motivaram estudos e mudanças por parte das empresas, principalmente as que tiveram a credibilidade de seus sites comprometida.

Atualmente a logística para e-commerce segue uma linha mais rígida, visando eliminar a possibilidade de falhas – já que é uma das etapas essenciais das lojas virtuais, responsável pelo planejamento e controle do armazenamento e pelo fluxo de produtos. O objetivo é sempre superar as expectativas do cliente.

Nessa pegada, uma empresa de logística para e-commerce realiza as seguintes atividades: a recepção e a conferência dos produtos; a estocagem no galpão; o envio dos produtos para a preparação do pedido; o envio dos pedidos para transporte; e o controle de entrega.

Na verdade, mais do que tarefas a empresa de logística para e-commerce considera, principalmente, o gerenciamento dos estoques, das entregas e do ciclo de produtos.

Vale ressaltar que o cliente online é muito mais exigente e, por melhor que seja a experiência oferecida pela empresa na hora da compra, todos os esforços irão por água abaixo se a loja falhar na entrega. O caminho é buscar soluções adequadas para a operação.

O que pode ser feito para aprimorar a logística para e-commerce?

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo para um processo eficiente. Cada atividade da logística para e-commerce deve receber a devida atenção, e um planejamento adequado garante que os negócios online conquistem um padrão superior de qualidade. As decisões sobre cada atividade devem ser tomadas de acordo com as particularidades das operações.

Estoque atualizado

A mensagem de “produto indisponível” deve ser evitada ao máximo nos sites das empresas, pois sinaliza a ineficiência dos processos de logística para e-commerce. Para impedir esse desequilíbrio, bem como a falta ou o excesso de produtos, é necessário que haja uma gestão adequada e cuidadosa das mercadorias guardadas nas estantes.

A ideia é ter uma estratégia bem definida de controle do estoque, determinando os critérios de reposição, os níveis mantidos e o load time de reposição (intervalo entre a realização do pedido e a entrega do produto no estoque). Também vale estabelecer uma estratégia para a queima de estoques obsoletos e acumulados. Assegurar a conciliação dos itens diariamente pode ajudar.

Agilidade no trajeto até a entrega

A operação de entrega do produto deve funcionar de forma eficiente na logística para e-commerce. Cada etapa deve ser bem organizada, com atribuições específicas para cada um dos envolvidos. Após a confirmação do pedido e do pagamento, devem ter início as etapas de separação da mercadoria, embalagem, emissão da nota fiscal e entrega ao transportador.

Vale lembrar que o tempo de entrega é contado a partir da confirmação do pagamento do pedido e que nunca se deve prometer prazos impossíveis de se cumprir. O desempenho dos processos deve ser avaliado periodicamente pelos indicadores de performance. Assim, a empresa consegue identificar os aspectos que precisam ser melhorados.

Embalagens e a imagem da empresa

Caixas rasgadas e produtos danificados não devem fazer parte das entregas da empresa que quer se manter competitiva no mercado. Produtos embalados corretamente agilizam a logística para e-commerce. A empresa pode armazenar as caixas e sacolas desmontadas para ocupar menos espaço e montá-las na hora de enviar o produto. Isopor, celofane picado e plástico bolha ajudam a preencher espaços vazios em embalagens de produtos pequenos. Tudo para evitar que o produto sofra algum dano durante o transporte.

Melhor transporte

Escolher entre o serviço dos Correios ou da transportadora vai depender do tamanho da mercadoria. Para a entrega de produtos grandes o ideal é o envio pela transportadora, já que pelos Correios as taxas adicionais são altas. A velocidade de entrega e o seguro em caso de extravio também são fatores que precisam ser levados em conta na hora da escolha do transporte, que pode incluir modais como o aéreo e o marítimo.

Diálogo com o cliente

Quem tem e-commerce precisa falar com o cliente, responder às mensagens ou ligações durante todo o percurso da mercadoria, abastecer o cliente com o máximo de informações possíveis relacionadas à localização e identificação do produto, bem como preço, frete e tempo de entrega. Vale também treinar a equipe para saber agir em imprevistos, rastreando encomendas, contatando fornecedores e operadores logísticos. Os procedimentos de trocas e devoluções devem estar bem explicados no site, e a comunicação deve se estender ao pós-vendas.

A tecnologia como aliada

Atualmente, a tecnologia das plataformas de e-commerce permite às empresas manter o foco na gestão do negócio mesmo com os grandes volumes de dados e informações que envolvem vendas online. A escolha de uma boa plataforma é fundamental para prever os passos do processo de logística para e-commerce e assegurar bons resultados.

O sistema de gestão precisa estar integrado ao de operação logística, para assim associar o estoque físico ao virtual e facilitar as operações. Afinal, a omnicanalidade é uma realidade no comércio eletrônico e as soluções dedicadas ao controle do estoque precisam contemplar a gestão do que acontece no website, no mobile, nas redes sociais e nos marketplaces. Desse modo, todas as operações de venda são registradas num sistema único, reduzindo o índice de falhas.

Esses são apenas alguns passos para tornar a logística para e-commerce mais eficiente. Vale ressaltar que o cliente satisfeito com os produtos e os serviços sempre volta ao site e ainda pode divulgar a marca para outros interessados.

Gostou do artigo? Leia mais em www.sancagalpoes.com.br/blog

 




COMPARTILHE:


←  VOLTAR