29 de setembro de 2020 | 

Quais tipos de avarias podem ocorrer durante o transporte de mercadorias?

A palavra avaria assombra o transporte de cargas pelo amplo significado que carrega. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

Os processos de separação e envio de produtos com alto valor agregado aconteceram sem intercorrências; o caminhão era adequado e o caminho até o cliente foi percorrido rapidamente. Entretanto, um problema com as embalagens causou avarias nos produtos, que precisaram ser trocados. O estrago estava feito: além do prejuízo com o próprio produto, o impacto do erro sacudiu toda a operação, mexeu com a expectativa do cliente e abalou a imagem da empresa – afinal, não há segredos na internet hoje em dia.

Apesar de acidentes e erros operacionais serem comuns no transporte de cargas, quando resultam em avarias nos produtos de propriedade, ou que estão sob responsabilidade da empresa, trazem sérios prejuízos, principalmente no quesito credibilidade. “Quem vai confiar?” é a pergunta que fica.

Evitar avarias é quase obrigação de quem lida com a venda e a entrega de produtos, e é por isso que a maioria dos transportadores adota medidas para reduzir os riscos. Tudo para tornar a atividade mais segura e afastar qualquer prejuízo com as perdas. O primeiro passo na direção da prevenção é identificar as avarias, para então tomar providências e minimizá-las.

Quais são as possibilidades de avarias nos produtos?

Quebra

A quebra do produto é a pior das avarias. É resultado de queda, impacto ou choque durante o manuseio e transporte. Durante o processo, certamente houve falha na movimentação e na embalagem, que não deve ter sido projetada para evitar o dano.

Arranhões

Essas avarias geralmente acontecem quando os acessórios do produto são embalados inadequadamente. Uma vez soltos, provocam arranhões. Saliências ou pontas agudas, como a dos parafusos, e pregos no veículo de transporte também podem perfurar a embalagem e arranhar os produtos.

Abrasão

Se as superfícies não são embaladas corretamente, pode ocorrer abrasão ou desgaste do produto dentro da própria embalagem. Peças soltas tendem a raspar umas nas outras, causando avarias no produto.

Marcas

O desrespeito às regras de empilhamento máximo e o material da embalagem também podem ser causas de avarias. É preciso cuidado ao manusear o plástico bolha, pois ele pode marcar o acabamento do produto. O material da embalagem pode manchar tecidos aveludados, por exemplo.

Alteração de cor e manchas

A falta de lacre nas cargas dentro do caminhão, ou de limpeza no depósito onde serão armazenados e embalados, também colabora para que alguns produtos percam a cor ou fiquem manchados. Excesso de luz, poeira e resíduos gordurosos vindos da fumaça do combustível do caminhão amarelam, sujam e mancham produtos com superfícies claras.

Umidade e temperatura

Alguns produtos podem sofrer avarias em decorrência da umidade, como inchaço ou empenamento. A exposição de determinados produtos às condições climáticas, como chuva e incidência direta de sol, pode prejudicá-los.

Destacamos 5 dicas para a prevenção de avarias nas mercadorias:

1 – Treine a equipe e use equipamentos adequados

As equipes de recebimento e entrega de mercadorias devem ser bem treinadas, principalmente no que diz respeito aos equipamentos de corte, para evitar avarias nos produtos e lesões nos colaboradores. A circulação das mercadorias e empilhadeiras deve ocorrer em corredores livres dentro do armazém. Para evitar danos causados por manuseio indevido, a equipe precisa utilizar equipamentos específicos para cada operação.

2 – Invista em embalagens seguras

Para evitar avarias, algumas características do produto devem ser respeitadas, como matéria-prima, peso, resistência e temperatura ideal. E cada produto deve ter uma embalagem específica, adequada à movimentação e capaz de favorecer o transporte.

Os itens frágeis devem receber atenção redobrada: necessitam estar envolvidos com material de proteção adequado. Se houver partes pontiagudas, devem ser seladas para evitar perfurações nas embalagens ou danos aos colaboradores. Os espaços vazios devem ser preenchidos com material adequado para evitar movimentos durante o transporte, aumentando o risco de avarias.

A proteção contra umidade e odores do ambiente pode estar garantida com o uso de fitas plásticas de boa qualidade na selagem geral dos pacotes. Utilizar materiais de amortecimento nas embalagens também protege contra eventuais problemas no manuseio. As caixas fáceis de abrir e montar podem garantir proteção extra aos itens. Elas devem apresentar instruções de abertura, incluindo os indicadores de corte, para proteger corretamente os produtos.

3 – Organize o caminhão

Um dos passos mais importantes para evitar avarias nos produtos durante o transporte é manter as mercadorias organizadas no caminhão. Os produtos mais pesados devem ficar por baixo e é muito importante evitar os espaços vazios para impedir os movimentos da carga. Para completar, as instruções de empilhamento e amarração das mercadorias devem ser seguidas à risca.

No entanto, essa organização não terá utilidade se o veículo estiver em mau estado ou sem manutenção adequada. As condições da suspensão frente aos atritos do asfalto podem impactar principalmente os produtos frágeis. Danos na carroceria, por exemplo, podem ocasionar exposição dos produtos à chuva ou ao sol, colocando-os em risco. Ao contratar uma transportadora, é indispensável observar a qualidade e limpeza dos veículos.

4 – Inspecione a operação

Os envolvidos na operação de separação e envio de mercadorias devem inspecioná-las com o objetivo de verificar possíveis avarias no período em que a carga ficou no armazém, foi movimentada para o caminhão e dele até a entrega ao o cliente. Os relatórios sobre qualquer tipo de dano devem ser detalhados.

5 – Reforce as responsabilidades

No que diz respeito ao manuseio dos produtos e carregamento do veículo, caso ocorram avarias a responsabilidade recai sobre a empresa que está realizando a entrega. Da mesma forma, danos originados por más condições do caminhão ou imprudência do motorista também terão a responsabilidade atribuída à transportadora. Já os danos que acontecem pelo uso de embalagens inadequadas são de responsabilidade da empresa.

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