24 de novembro de 2022 | 

Modal aquaviário – O que é? Confira vantagens e desvantagens!

O modal aquaviário é um dos mais utilizados no Brasil, principalmente para o transporte externo, ou seja, para a realização de exportações de produtos brasileiros para fora. Mas, o que exatamente é o modal aquaviário? De que maneira ele pode contribuir para o processo de logística empresarial? Quando pode ser necessário?

Tratar de logística é tratar de todo tipo de transporte existente. Se pode transportar um produto de um lado para outro, então traz benefícios para a empresa. Dessa forma, deve ser encarado como uma opção viável de transporte de mercadorias, auxiliando na saída de estoque.

Porém, alguns dos modais disponíveis no mercado são mais populares do que outros, e isso não tende a mudar tão cedo. Um desses exemplos é o modal aquaviário, muito usado atualmente, quanto no passado, mas principalmente hoje em dia, para o transporte de exportações agrícolas e outros produtos feitos aqui no Brasil e que são comprados lá fora. É uma opção viável para várias empresas.

Neste conteúdo, separamos informações que consideramos interessantes e que vão ajudar você a entender melhor não somente o que é modal aquaviário, mas também a compreender quais são as suas vantagens na prática. Quer entender mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá, leia conosco!

O que é modal aquaviário?

Afinal, o que é modal aquaviário? Modal é uma palavra “abreviada” para definir “modalidade”. Então, quando falamos em modal, estamos falando sobre a modalidade de algo. Neste exemplo específico, estamos falando de uma modalidade de transporte de produtos, independentemente de quais sejam.

Portanto, quando falamos “modal aquaviário”, estamos falando do modelo de transporte através do transporte marítimo ou fluvial. Enquanto o transporte marítimo é aquele que acontece através dos mares abertos e oceanos, o transporte fluvial se restringe aos rios, canais e lagos. Ambos possuem importância nacional, mas é o transporte marítimo que chama mais atenção.

No Brasil, cerca de 90% de todas as exportações ocorrem através do modal aquaviário, tornando-o o principal mecanismo econômico estrangeiro que o Brasil possui. Sem isso, nosso PIB cairia drasticamente até que outra medida fosse tomada, como por exemplo, o uso do modal aeroviário.

O Brasil é líder em exportações no mundo em:

● Soja;
● Frango;
● Suco de laranja.

Além de ser líder em produção de:

● Açúcar;
● Derivados da cana;
● Celulosa;
● E frutas tropicais.

Quando o modal aquaviário é indicado?

E quando o modal aquaviário é indicado, afinal? Na prática, apesar de representar boa parte do PIB do Brasil através das exportações que realiza, o modal aquaviário é responsável pelo transporte de produtos com baixo valor agregado. Isso significa um fácil manuseio e valor diminuído por unidade de produto. Entre os principais, podemos citar:

● Petróleo e derivados;
● Carvão;
● Minério de ferro;
● Cereais;
● Bauxita;
● Alumínio e fosfatos, etc.

Além de, claro, o transporte de alimentos em geral. Então, o modal aquaviário é indicado principalmente para o setor agrícola e indústria, que produzem as mercadorias que mais são exportadas para fora do Brasil. Continue lendo conosco para maiores detalhes, pois ainda vamos citar as vantagens e desvantagens do modal aquaviário.

Vantagens do modal aquaviário

E afinal, quais são as vantagens do modal aquaviário? Já entendemos que essa modalidade de transporte possui suma importância para o desenvolvimento econômico brasileiro, mas quais são as suas vantagens na prática? Vamos entender melhor? Abaixo citamos os principais pontos que devem ser levados em conta. Leia:

Transporte de grandes quantidades

Como você deve imaginar, os navios são gigantes, assim como os contêineres que vão dentro dele. Empilhados, representam uma quantidade absurda de produtos transportados diariamente de um ponto a outro, sem a menor dificuldade de entrega, com tranquilidade e segurança do início ao fim.

Um dos principais benefícios usufruídos por quem exporta produtos ou até mesmo usa o modal aquaviário interno, através dos trajetos fluviais, é a alta capacidade de armazenamento. Apenas um navio pode carregar milhões de produtos de diferentes fornecedores/vendedores.

Longas distâncias percorridas

Você trabalha em uma empresa de grande porte nacional produtora de frangos? Quer expandir, recebeu uma proposta para exportar para a China, mas não sabe como levar sua mercadoria até lá? Através do modal aquaviário é possível, afinal, o navio é feito para percorrer longas distâncias desde a época do descobrimento.

É um dos modais mais livres em relação à distância, desde que, claro, respeite-se as rotas internacionais, seja para evitar problemas diplomáticos ou então rotas de tempestades marítimas.

Baixo risco de avaria

Como mencionado anteriormente, há dois pilares que garantem um baixo risco de avaria: escolha de rotas marítimas tranquilas, evitando ondas altas e tempestades ao máximo (sempre podem ocorrer), além de todos os produtos estarem completamente seguros em contêineres.

Dessa forma, a chance de algum problema ocorrer com a sua mercadoria, prejudicando o comprador do outro lado do mundo, é muito baixa. Quanto à segurança, o modal aquaviário é um dos mais confiáveis, do início ao fim do processo.

Desvantagens do modal aquaviário

Demora de entrega de produto

Você já comprou algo da China? Já notou como alguns produtos demoram para chegar? Muitos dos vendedores chineses estão começando a migrar para o modal aeroviário, que apesar de mais caro, é mais eficaz em termos de velocidade de entrega. O modal aquaviário é um dos mais lentos que existem, sendo essa a sua principal e única desvantagem que poderíamos citar.

Este foi o nosso conteúdo sobre o modal aquaviário. Como podemos perceber, são muitos os benefícios que podem ser usufruídos pelas empresas que resolvem exportar os seus produtos, afinal, estas irão utilizar de uma modalidade de entrega segura e com alta capacidade de carregamento.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, basta deixar seu comentário logo abaixo que vamos respondê-lo assim que possível. Até a próxima!




COMPARTILHE:


←  VOLTAR