7 de abril de 2021 | 

Quais são os principais tipos de paletes para armazenagem?

Indispensáveis para a logística, os paletes para armazenagem agilizam as operações e colaboram para melhor organização dos produtos no galpão.

Considerados por especialistas como dispositivos eficientes para a operação de armazenamento, os estrados ou plataformas em madeira, plástico ou metal conhecidos como paletes têm a finalidade de organizar os produtos e facilitar seu deslocamento ou transporte.

Na verdade, os paletes para armazenagem ajudam a unitizar as mercadorias, para que a empresa aproveite melhor os espaços, e garantem agilidade e segurança nas operações em depósitos, almoxarifados, supermercados, galpões e portos, otimizando a logística conforme a demanda.

A ação de acomodar produtos sobre eles e movimentá-los com empilhadeiras, apesar de ser considerada um conceito simples e produtivo, não é nova, vem de uma prática comum durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia logo foi mundialmente difundida e assim os paletes para armazenagem transformaram-se em componentes essenciais aos sistemas logísticos modernos.

O dispositivo é constituído por dois estrados ligados entre si por cruzetas ou estrado assentado sobre pés. Entre suas restrições de uso destaca-se a altura total da carga, que deve ser a menor possível para permitir a movimentação por empilhadeiras de garfo ou transpaletes.

O mercado brasileiro utiliza um palete padrão, o PBR, com características em conformidade com a Norma NBR9192 – Paletes de Madeira, publicada em 2010, mais comuns pela resistência e facilidade de fabricação. Os paletes PBR foram introduzidos no mercado na década de 1990, pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Desse palete para armazenagem surgiram variantes como o palete de plástico e o de aço (metálico), utilizados em nichos específicos, com algumas características compartilhadas, como as dimensões e a forma de uso.

Destacamos os principais tipos de paletes para armazenagem:

Paletes de madeira

Os paletes para armazenagem feitos de madeira (eucalipto ou pinus) são mais resistentes e têm maior capacidade de carga, o que traz uma melhor relação custo-benefício. Eles participam das operações mais comuns de organização de itens ou caixas, da armazenagem sobre uma estrutura porta-palete e do transporte de mercadorias para outros locais.

As espessuras das tábuas influenciam diretamente na composição dos custos. Embora alguns tenham medidas iguais, os paletes que são feitos com tábuas mais espessas suportam maiores cargas e têm custo mais alto. Vale ressaltar que, em geral, eles podem ser utilizados por mais de 10 anos.

Paletes de plástico

Muito comuns na indústria alimentícia, pela possibilidade de serem limpos e desinfectados facilmente, os paletes de plástico também são usados na indústria para movimentar matérias-primas. São mais higiênicos, leves e duráveis que os de madeira, mais uniformes em tamanho, forma e peso. Além disso, não absorvem umidade e são fáceis de limpar.

Esses paletes para armazenagem são boa opção para a exportação de produtos, pois não precisam atender a requisitos fitossanitários do transporte internacional. A principal desvantagem é o custo maior, principalmente os modelos fora do padrão que exigem moldes customizados.

Paletes metálicos

Devido à resistência maior e à facilidade de serem fabricados em formatos especiais, esse tipo de palete é muito versátil na utilização com acessórios como laterais e suportes para apoio da carga. Ele tem condições de suportar carga superior ao similar de madeira ou de plástico, é inquebrável, não possui pregos salientes e pode ser reutilizado.

Além disso, esses paletes para armazenagem têm um ciclo de vida útil mais longo e sustentável. Apesar de mais caro, o metal é mais durável, uniforme e higiênico do que a madeira. Por isso, são usados com frequência para cargas excepcionalmente pesadas, devido à sua resistência, ou em ambientes de alta temperatura.

Paletes descartáveis

Os paletes para armazenagem descartáveis são feitos de madeira de leve e de baixo custo, projetados de cordo com os produtos a serem movimentados. São geralmente utilizados pela indústria e logo descartados. Hoje em dia, muitas empresas estabelecem contratos com recicladores para a retirada do material. As vantagens desse tipo de palete é que eles colaboram para não aumentar a carga total da mercadoria embalada, facilitando a movimentação e o armazenamento.

O mercado de paletes para armazenagem no Brasil tem alta demanda por paletes de todos os tipos. O padrão 1200mm X 1000mm utilizado pelos brasileiros é ampla e mundialmente difundido, indicado pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU).

*A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Eles são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros.

Saba mais em: www.sancagalpoes.com.br




COMPARTILHE:


←  VOLTAR