7 de dezembro de 2022 | 

Modal aeroviário – O que é? Confira vantagens e desvantagens!

O modal aeroviário é um dos modais mais importantes para a logística de entrega de produtos, principalmente aqueles com alto valor agregado (falaremos sobre ele mais a frente).

Sem o modal aeroviário, muitas empresas internacionais, mas principalmente nacionais, não teriam crescido tão rápido nos últimos anos, graças a facilidade e rapidez de entrega das mercadorias. Mas, o que exatamente é o modal aeroviário? De que maneira ele pode contribuir para o processo de logística empresarial? Quando pode ser necessário?

Tratar de logística é tratar de todo tipo de transporte existente. Se pode transportar um produto de um lado para outro, então traz benefícios para a empresa. Dessa forma, deve ser encarado como uma opção viável de transporte de mercadorias, auxiliando na saída de estoque.

Porém, alguns dos modais disponíveis no mercado são mais utilizados do que outros, e isso não tende a mudar tão cedo. Um desses exemplos é o modal aeroviário, muito usado atualmente, para o transporte comercial de pessoas, além de mercadorias em todo o mundo, sendo a maior rede de tráfego de transporte do planeta.

Neste conteúdo, separamos informações que consideramos interessantes e que vão ajudar você a entender melhor não somente o que é modal aeroviário, mas também a compreender quais são as suas vantagens na prática. Quer entender mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o fim da matéria. Vamos lá, leia conosco!

O que é modal aeroviário?

Afinal, o que é modal aeroviário?  Modal é uma palavra “abreviada” para definir “modalidade”. Então, quando falamos em modal, estamos falando sobre a modalidade de algo. Neste exemplo específico, estamos falando de uma modalidade de transporte de produtos, independentemente de quais sejam.

Portanto, quando falamos “modal aeroviário”, estamos falando do modelo de transporte através de aviões, que podem ter uma capacidade realmente incrível de transporte, sendo muito usado atualmente de maneira comercial: voos comerciais são aqueles que você pega para ir de uma cidade a outra sem muita dificuldade.

O modal aeroviário, portanto, quebra as paredes de ser usado apenas na logística. Hoje, pessoas se deslocam de um lado ao outro do mundo em apenas algumas horas, sem dificuldades, através de companhias aéreas que cobram valores irrisórios se compararmos em relação à distância dos dois pontos.

Vantagens do modal aeroviário

E afinal, quais são as vantagens do modal aeroviário? Mas quais são as suas vantagens? Abaixo, citamos alguns considerados como os principais benefícios do modal. Leia:

Alta capacidade de carga

O modal aeroviário inclui velocidade, facilidade de entrega e, acima de tudo, alta capacidade de carga. Um avião cargueiro comum pode suportar até 18 toneladas de produtos/mercadorias diversas, desde as mais simples até as mais complexas de tamanho representativo.

Um avião cargueiro pode levar diversos produtos de apenas uma vez, ou somente alguns de grande porte. Estamos falando de 18 mil quilos que podem ser transportados de um estado para o outro em transportes internos, ou até mesmo para investimentos externos e relações internacionais. É realmente incrível.

Frota com muitas unidades

Segundo um estudo realizado pela IBA ainda em maio de 2020, cerca de dois anos atrás, a frota mundial de aviões cargueiros chegava a incríveis 1.947 aeronaves. Acredita-se que nesses últimos dois anos esse número tenha aumentado, principalmente devido à flexibilização das contenções causadas pela pandemia.

Pode parecer um número pequeno, mas multiplique 1.947 por uma capacidade média de 15 toneladas por unidade. Ao fazer a conta de maneira simples e com uma margem de erro bem alta, ainda temos um valor de 29.250 milhões de toneladas de capacidade, suficiente para movimentar a economia mundial – mas principalmente nacional – graças a uma frota que dá conta do recado.

Entrega rápida

Muitos brasileiros acreditam que a demora de entrega de um produto comprado online de um vendedor chinês se deve ao fato da distância entre os dois países: engana-se quem pensa dessa forma.

Um produto vendido por uma empresa chinesa que possui um rápido e organizado processo de logística, demora em torno de 3 dias para chegar ao avião e apenas 7 para chegar ao Brasil.

Quando falamos de transportes nacionais, é possível levar mercadorias de alto valor agregado e grande importância no mercado interno e de um estado para o outro em apenas algumas horas. Dessa forma, mais negócios podem ser fechados em menos tempo.

Desvantagens do modal aeroviário

E quais são as desvantagens de utilizar o modal aeroviário? Nem tudo que reluz é ouro, nem mesmo o modal aeroviário. Por isso, o sistema também possui as suas desvantagens que precisam ser citadas, como:

  • Frete com um custo mais alto devido à rapidez de entrega.
  • Impossibilidade de transportar cargas líquidas ou a granel, com petróleo, gás, minérios como o carvão e grãos em geral.
  • Infraestrutura e manutenção que custam caro, resultando em um baixo número de unidades de aviões cargueiros, como se pode ver durante o conteúdo. Apesar disso, a quantidade de aviões cargueiros é o suficiente para movimentar a economia global.

Tipos de produtos que mais utilizam o modal aeroviário

O modal aeroviário é ideal para produtos mais perecíveis ou de alto valor agregado. Um dos principais atributos do modal aeroviário é a velocidade com que os produtos podem ser transportados, sendo muito maior do que os outros modais de transporte.

Ele não depende de condições climáticas ou de trânsito para o seu funcionamento, aumentando a segurança e confiabilidade do serviço.

Além disso, o transporte aéreo também é muito eficiente para produtos frágeis de alto valor agregado, como eletrônicos, medicamentos, alimentos, bebidas, cosméticos, etc., que precisam ser transportados em longas distâncias com pouca ou nenhuma perda.

Por esses motivos, alguns dos produtos que mais utilizam o modal aeroviário, incluem:

  • Medicamentos;
  • Alimentos;
  • Bebidas;
  • Eletrônicos;
  • Cosméticos;
  • Plantas;
  • Artigos de luxo, etc.

Centros logísticos e aeroportos: empreendimentos inseparáveis!

A relação entre centros logísticos próximos aos aeroportos e a importância/necessidade dos mesmos pode ser comparada ao relacionamento entre um trem e a estação ferroviária.

Assim como o trem precisa se aproximar da estação para poder carregar e descarregar passageiros, cargas e outros materiais, os centros logísticos também precisam estar próximos aos aeroportos para poderem realizar o transporte de mercadorias eficientemente.

A proximidade dos centros logísticos com os aeroportos se torna ainda mais importante devido ao fato de que os aeroportos possuem instalações e serviços especializados para o transporte de cargas, como caixas de segurança, equipes de segurança, áreas de armazenamento e outras infraestruturas.

Dessa forma, os centros logísticos próximos aos aeroportos são capazes de aproveitar essas instalações e serviços especializados para garantir que suas cargas sejam movimentadas de forma segura e eficiente.

Além disso, a proximidade dos centros logísticos aos aeroportos também garante que o tempo de entrega dos produtos seja reduzido, o que pode proporcionar economias significativas para os envolvidos.

Bons exemplos que deram muito certo são nossos empreendimentos como CL Aeroporto, CL Guarulhos, CL SP Dutra, que estão estrategicamente localizados próximo ao maior aeroporto da América do Sul (e do Brasil), o Aeroporto Guarulhos.

Este foi o nosso guia sobre o modal aeroviário. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda possua alguma, deixe seu comentário abaixo e até a próxima!

Obs: retirado do texto algumas palavras como “planeta, mundo e mais” de frases que enfatizavam a importância do modal aeroviário, evitando redundâncias.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR