13 de julho de 2021 | 

Desafios logísticos e last mile

O avanço do e-commerce trouxe vários desafios logísticos a serem superados, principalmente no que diz respeito à last mile, ou “última milha”, em português, a etapa logística em que a mercadoria sai do centro de distribuição para ser entregue ao destinatário final.

Dependendo do resultado, a last mile pode representar uma boa oportunidade de crescimento e de fidelização de clientes, visto que a relação com o cliente não acaba no momento da conclusão da compra.

Por uma questão de economia e acessibilidade, dificilmente uma entrega sai do fabricante e segue diretamente para o cliente. Hoje, a maioria das empresas opta por terceirizar a operação de transporte e faz uso de galpões logísticos como intermediários, geralmente com localização estratégica, próxima aos centros urbanos. Ali as cargas são separadas e embarcadas de acordo com a localização e enviadas ao destinatário.

A last mile têm se tornado mais complexas devido ao forte crescimento das zonas urbanas. Previsões indicam que serão mais de 600 milhões de pessoas vivendo em ambientes urbanos até 2030, o que torna urgente o desenvolvimento tecnológico e logístico para melhorar o serviço.

Quais são os desafios da last mile?

1 – Etapas anteriores

A falta de uma gestão eficiente das etapas que antecedem a last mile pode afeta-la significativamente. Eventuais erros nos pedidos, por exemplo, podem comprometer a entrega e ainda gerar custos. Para completar, o consumidor hoje tem acesso às etapas da entrega e pode reclamar ou cancelar a compra. Por isso, as etapas anteriores precisam funcionar bem.

2 – Custos adicionais

A last mile envolve deslocamentos nos centros urbanos, com restrições e regras de circulação. Além disso, o trânsito intenso pode causar atrasos. E tudo isso pode gerar custos adicionais.

3 – Qualidade do serviço

A qualidade do serviço prestado é outro desafio importante. É na last mile que muitos problemas costumam acontecer, como atrasos, avarias e até roubos. Para completar, o produto pode chegar em boas condições, mas se houver atraso na entrega o cliente tende a reclamar com o vendedor e não com o transportador que assumiu a last mile, arruinando toda a experiência.

Embora seja difícil impedir que os problemas aconteçam é possível minimizá-los.

Para enfrentar os desafios logísticos da last mile é preciso:

1 – Planejar as entregas

Planejar as entregas faz toda diferença no last mile. Um sistema roteirizador pode ajudar a estabelecer todas as rotas, considerando diversos fatores, como janelas de entrega, trânsito da região, prioridades preestabelecidas, entre outros.

2 – Agendamento

Quem conta com bom planejamento e sabe usar bem os dados pode combinar as entregas por agendamento, organizando a rotina logística de acordo com o que foi combinado com os clientes. Assim não sobram horas vagas entre as entregas. No entanto, a solução não se aplica às lojas virtuais.

3 – Fornecedores logísticos

O envio de mercadorias não pode depender de apenas uma transportadora para a entrega, essa não é uma estratégia aconselhável, principalmente para quem lida com um alto volume de vendas e atende clientes de todo Brasil. Qualquer problema com o fornecedor impacta toda a last mile. Por isso, contar com várias empresas transportadoras também é estratégico, além de trazer variedade de preços.

4 – Soluções alternativas

Utilizar soluções alternativas de entrega pode ser uma boa opção para evitar problemas e diminuir custos de last mile. São várias modalidades que podem ser utilizadas e incluem bicicleta, moto, ônibus para otimizar as entregas em distâncias mais curtas.

5 – Tecnologia

Frente a tantas atividades do processo de entrega que merecem atenção e precisam ser controladas de perto, as empresas podem investir em tecnologia para gestão de fretes. Isso porque a otimização de last mile demanda um gerenciamento logístico bem organizado e estratégico para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo.

Não é difícil perceber a importância da last mile, uma etapa fundamental da logística, especialmente no processo de entrega das empresas que comercializam produtos no meio virtual. Através dela as empresas podem mostrar a qualidade do serviço, com uma entrega bem-feita e dentro do prazo estipulado, o que é fator decisivo para a experiência do cliente.

 




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