22 de junho de 2021 | 

Qual é o estilo e-commerce de galpão logístico?

A pandemia fez as vendas do e-commerce dispararem e com elas a procura por galpão logístico para locação. O motivo é que o sucesso de vendas pela internet está atrelado às entregas mais rápidas, que mais do que nunca dependem desses galpões e sua localização para serem bem feitas.

Foram locados mais de 1 milhão de metros quadrados de galpão logístico em 2020, trazendo o melhor resultado dos últimos anos para esse mercado, com negociações expressivas de únicas empresas alugando grandes áreas de galpões. Um caminho sem volta, uma vez que o hábito de comprar pelo comércio eletrônico só vai crescer e se adequar.

Atentas às demandas para obter um melhor nível de serviço logístico e gerar bons resultados, as empresas definiram o estilo e-commerce de galpão logístico, que contempla as seguintes características:

Condomínio – O galpão logístico em condomínio tem liderado a procura, pois está em local que oferece infraestrutura e sistema operacional eficiente, como docas, pátio para carretas, Corpo de Bombeiros, iluminação, sustentabilidade, apoio aos caminhoneiros, áreas de convivência. E, mais recentemente, de uma operação que atenda as exigências e cuidados com os novos protocolos de segurança com relação ao Covid-19.

Localização e eficiência – O galpão logístico do estilo e-commerce precisa de localização estratégica, próxima de grandes centros urbanos e de acessos às rodovias, além de uma estrutura eficiente: área bruta locável x área de armazenagem;

Região adequada – Há regiões com maior demanda por galpões industriais, assim como há regiões num raio de até 40 km de das capitais que devem atender as operações logísticas. O Interior do estado de São Paulo, por exemplo, possibilita uma ocupação híbrida e assim deixar o empreendimento flexível para as duas atividades: logística e indústria.

A tendência de que o galpão logístico esteja em regiões mais adensadas do país é relevante, o que abre espaço para a construção de galpões em cidades sem a menor tradição para tal empreendimento, mas que o last mile, o último processo da etapa de entrega de uma encomenda, precisa estar lá.

Zona a zona – Em muitos casos, o last mile deve estar dentro do mercado consumidor. Em uma capital como São Paulo, o ideal é que a empresa tenha um na Zona Leste, outro na Zona Sul e assim por diante. Dependendo do adensamento e dificuldades de deslocamento, podem ter até mais de um galpão logístico em cada área.

Estrutura interna – Segundo especialistas, o estilo e-commerce de galpão logístico contempla na estrutura interna pé-direito de 12 metros, pisos resistentes, iluminação natural e de Led, pátios para manobra, além de docas bem projetadas.

Maior flexibilidade – Muito galpão logístico é utilizado pelo e-commerce como Centros de Distribuição, na chamada armazenagem de passagem, o crossdocking, com itens que são conferidos, separados, reembalados e enviados direto para o consumidor. Essas operações usam docas em laterais opostas, um lado recebe e o outro expede, após o manuseio.

Incentivo fiscal – O galpão logístico utilizado para Centros de Distribuição deve estar num raio próximo dos grandes centros urbanos, de preferência em municípios que tenham incentivo fiscal, o que justifica a distância e o valor dos alugueis. Dependendo da localização pode atender outros estados.

Modernizações – As empresas locadoras também estão apostando na modernização de algumas instalações de galpão logístico, com investimentos em energia solar e iniciativas sustentáveis. Inovar também significa maximizar o aproveitamento da área disponível de acordo com a necessidade de cada cliente, buscando flexibilidade e maior eficiência.

As informações foram úteis? Saiba mais sobre tendências em: https://sancagalpoes.com.br/tendencias-de-galpoes-logisticos-no-mercado-nacional/

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e despesas rateadas. Os galpões são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros.

Eles contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança.

Conheça a Sanca Galpões. Acesse: www.sancagalpoes.com.br




COMPARTILHE:


←  VOLTAR