15 de junho de 2021 | 

Quais os principais erros ao escolher um galpão logístico?

A decisão de alugar um galpão logístico é estratégica e precisa vir acompanhada de alguns cuidados que podem influenciar nos resultados da empresa. Com foco na melhoria dos processos de distribuição de mercadorias, essa opção pode promover melhorias significativas na armazenagem e agilizar processos logísticos.

Para um grande número de empresas, alugar um galpão logístico é mais interessante do que sua construção, pois não há espera para a preparação de um projeto e é possível terceirizar o serviço. Os galpões alugados em centros logísticos espalhados pelo país ajudam a atender as variações de demanda da empresa, colaborando para que recebimento e entrega sejam mais rápidos.

Mas antes de tomar essa decisão importante é preciso ter um bom conhecimento do que levar em consideração antes de escolher um galpão logístico.

Destacamos alguns pontos que merecem atenção redobrada e podem trazer sérios prejuízos. Sendo assim, veja quais são os principais erros ao escolher um galpão logístico:

NÃO observar a adequação

A escolha do modelo de galpão logístico que opere corretamente e garanta a integridade dos materiais armazenados é fundamental para o sucesso do investimento, pois alguns produtos podem ter características bem específicas de armazenamento.

NÃO verificar a localização

O local onde o galpão logístico está instalado é de vital importância e precisa receber a atenção do empresário na hora de decidir alugar o espaço para armazenar os produtos. A facilidade de acesso, a proximidade de pontos de apoio, abastecimento e de distribuição são fatores que podem impulsionar ainda mais a logística e de seu empreendimento.

NÃO conferir a estrutura

A qualidade dos materiais utilizados na construção do galpão logístico precisa ser vista de perto, assim como a iluminação, a incidência de luz natural, o tipo de piso, pé-direito, se há possibilidade de boa locomoção dos veículos de carga, como estão as instalações elétricas e hidráulicas, se há rachaduras nas paredes, infiltrações. Outro detalhe importante são as medidas de segurança adotadas pelo centro logístico onde o galpão está instalado, como portaria 24 horas, sistemas de alarme e incêndio, sistema digital, catracas e cancelas para garantir maior segurança.

NÃO medir o tamanho

Conferir se as dimensões do galpão logístico atendem às necessidades da sua empresa é fundamental. Uma demanda superior ao espaço alugado é certeza de gastos futuros com o aluguel de mais depósitos. Por outro lado, utilizar um espaço maior com pouco estoque é sinônimo de prejuízo e despesas desnecessárias.

NÃO projetar a escalabilidade

Todas as empresas buscam o crescimento. Por isso, é fundamental que o espaço escolhido para armazenagem seja capaz de acompanhar essa evolução. Ao alugar um galpão logístico é necessário avaliar sua capacidade de ampliação para o fluxo de materiais, veículos e operação em médio e longo prazo. Em alguns casos, vale projetar também a possibilidade de diminuir espaço. A isso se dá o nome de escalabilidade e é possível encontrar em condomínios logísticos que possuem galpões moduláveis e adaptáveis.

NÃO verificar o local de acesso

Muitas vezes o espaço do galpão logístico é excelente, mas o local de acesso, estacionamento e área útil do empreendimento não estão aptos a receber veículos de grande porte com carga. Isso significa que muitas vezes o terreno não apresenta docas, pode ser muito íngreme, não tem estacionamento amplo para manobrar os veículos, entre outros problemas.

NÃO obter informações sobre a empresa locadora

Pesquisar sobre a empresa que está alugando os galpões logísticos também é importante. O ideal é procurar empresas sólidas, especialistas no assunto e que possam ajudar com orientações sobre os galpões mais adequados às necessidades do futuro locatário.

As informações desse artigo foram úteis? Saiba mais sobre galpões em: https://sancagalpoes.com.br/tendencias-de-galpoes-logisticos-no-mercado-nacional/

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros.

Eles contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança.

Conheça a Sanca Galpões. Acesse: www.sancagalpoes.com.br




COMPARTILHE:


←  VOLTAR