19 de julho de 2023 | 

Last mile: entenda o que é a “última milha”, suas vantagens e desvantagens!

Last mile é um termo que representa apenas uma de tantas partes relacionadas à logística interna de uma empresa, porém, é uma das mais importantes quando analisamos na prática, sendo considerada como a “cereja do bolo”. Mas, o que exatamente é “last mile”? O que significa e como otimizar esse processo final?

Dentro do processo de logística de uma empresa, principalmente aquelas que trabalham com vendas B2B > B2C, existem diversas fases que representam grande importância, com impacto crucial não somente nos resultados da empresa em curto, médio e longo prazos, mas também a forma com que a marca é vista no mercado por seu público-alvo.

Dentre essas fases, uma das mais essenciais e que precisa de atenção é a entrega final do produto. Estamos falando daquele momento em que o produto saiu do caminhão e chegou aos grandes operadores logísticos, ou então a transportadora final que entregará a mercadoria através de um pequeno veículo. Já deu para entender o que é last mile?

No conteúdo de hoje, não somente explicaremos o que é last mile, como também vamos citar as vantagens de aplicar uma estratégia de “última milha” segmentada, além de suas desvantagens, é claro. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, recomendamos que nos acompanhe até o fim da matéria. Vamos lá, leia com a gente!

O que é last mile?

Afinal, o que é last mile? Em tradução literal para o português, o termo significa “última milha”. O termo é usado para a representação da última fase da entrega do produto, ou seja, quando sai dos grandes operadores logísticos ou do posto da transportadora privada para a casa do cliente, finalizando assim a venda B2C.

Por esse motivo, portanto, recebe o nome de última milha, um nome simbólico pela fase final de entrega na casa do cliente. Como mencionado, é uma das partes mais importantes de todo o processo, pois consolida a relação entre cliente e empresa, que pode ser benéfica se este processo for feito de maneira adequada.

Características de galpões last mile

Um local de armazenagem last mile é um galpão que normalmente serve como o último destino antes que os produtos sejam entregues diretamente para os clientes. Os galpões last mile são projetados para armazenar produtos para sua última etapa de entrega.

Normalmente, eles são locais de varejo de última milha, onde são armazenados produtos para serem enviados diretamente para os usuários finais, como lojas online e sites de comércio eletrônico.

Esses galpões têm muitas características interessantes que os tornam únicos, incluindo o tamanho do local, o acesso e a localização. Bons exemplos que deram muito certo do ponto de vista de acesso e localização são nossos empreendimentos como CLA 15 e CLJ, que estão estrategicamente localizados na capital paulista.

São geralmente grandes o suficiente para armazenar produtos em grandes quantidades.

Eles também são projetados para oferecer acesso fácil a produtos específicos através de sistemas de armazenamento eficientes. Além disso, esses galpões de última milha são localizados próximos (não sendo uma regra) aos clientes finais, para que os produtos possam ser entregues rapidamente.

Quais ganhos que empresas podem ter nesses empreendimentos?

E quais são os ganhos (e pela palavra ganhos entenda principalmente do ponto de vista de otimização de custos) que sua empresa pode ter em armazenar produtos em empreendimentos como os galpões last mile da Sanca Galpões?

Veja abaixo os 3 principais benefícios do ponto de vista de otimização de custos:

  • Melhorar a entrega ao cliente: armazenar em empreendimentos last mile permite que os produtos cheguem mais rapidamente às mãos dos clientes, pois estão localizados perto dos consumidores;
  • Reduzir custos de armazenagem: permite que os custos de armazenagem sejam reduzidos pois os galpões possuem menor custo de aluguel, taxas de manutenção e custos de transporte;
  • Melhorar a flexibilidade de entrega: permite que os produtos cheguem de forma mais ágil e flexível, pois é possível entregar diretamente ao consumidor final, ao invés de armazenar em grandes centros de distribuição.

Vantagens do last mile bem aplicado

Lembrando sempre que o last mile sempre estará presente. Não é uma estratégia que você escolhe trabalhar ou não: se você trabalha com o público final B2C recebendo os produtos em casa, então não tem como fugir do B2C. Porém, há grandes diferenças entre dar ou não atenção para este processo.

Quando o processo de logística last mile é bem aplicado, com uma rápida entrega em domicílio e contato direto com o cliente para possíveis mudanças de trajeto, data ou devoluções, então é possível usufruir de vantagens e benefícios únicos em relação ao last mile. Confira quais são estes:

Aproximação com o cliente final

Como principal vantagem, temos uma aproximação concreta com o cliente. Através do last mile, é possível reduzir essa distância, mostrando ao mesmo que você se interessa pela qualidade do serviço prestado a ele, e, por esse e outros motivos, o cliente deveria voltar a realizar compras em sua marca.

Um ótimo exemplo de last mile de qualidade é o da Amazon. Neste caso em específico, a empresa foca em um processo de entrega mais rápido que o comum, com um prazo de entrega que na realidade pode ser diferente.

Mas como assim? Bem, o que você acha de comprar um livro hoje e o prazo de entrega ser 5 dias úteis? Nada mal, não é mesmo? Esse é o prazo que a Amazon dá, porém entrega em menos que isso, talvez em 3 dias. É um processo que surpreende o cliente pela rapidez, mas também por entregar antes do prometido.

Amazon e a logística com aposta na tecnologia last mile

Ainda sobre a Amazon, a empresa estuda aumentar a tecnologia na sua logística last mile. E como fazer isso? Através de drones. A gigante dos e-commerces vem estudando maneiras de empregar drones nas entregas dos produtos, evitando gastos com entrega final e também problemas em questão de avarias. 

Reviews positivos no caso de entrega rápida

Como resultado de uma aproximação amigável com o seu cliente, a sua marca recebe reviews positivos em redes sociais, páginas como Reclame-AQUI!, comentários em lojas de aplicativos nas páginas dos apps etc. Todos esses reviews trazem uma confiança maior para quem comprar posteriormente.

Crescimento de marca na web

Como resultado dessas reviews, o crescimento da marca na web é inevitável. Por isso que o last mile é importante, principalmente, para empresas que estão começando sua jornada no mercado e querem fortalecer o nome da marca na internet. Quanto mais pessoas falarem bem de sua marca, melhor será a sua posição em relação à concorrência.

Desvantagens do last mile na prática

Porém, nem tudo são flores. Como mencionado, não se trata de uma estratégia, e sim de uma realidade que precisa ser encarada. Diante disso, são vivenciadas algumas desvantagens para a empresa, mesmo que terceirize o processo de last mile. Leia abaixo e conheça essas desvantagens:

Alto custo para o lojista

O frete sempre terá um alto custo para o lojista, por isso o processo de last mile é um dos mais caros em termos logísticos. Cada vez mais lojistas criam promoções que criam descontos para compras com maior quantidade de produtos, assim, diminui-se o gasto com frete e entrega last mile.

Acompanhamento do cliente

Como mencionado, o last mile aproxima a marca do cliente final, mas quem disse que esse cliente quer se aproximar? Muitas vezes uma simples mensagem de WhatsApp para entregar o produto pode gerar desconforto, seja por parte do cliente que não desejava aquele contato ou então para a transportadora, que não recebe respostas mesmo faltando apenas algumas horas para a entrega.

Qualidade na entrega

Manter a qualidade é difícil, o que se torna uma desvantagem em princípio para o setor logístico, torna-se uma vantagem apenas no final do processo, quando são colhidos frutos na prática, como os próprios reviews que mencionamos anteriormente.

Este foi o nosso guia sobre last mile, a “última milha” de entrega de um produto. Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, basta comentar abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!




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