3 de dezembro de 2019 | 

Centro de distribuição e suas vantagens

Contar com um centro de distribuição geograficamente bem localizado junto ao mercado consumidor é ação estratégica para quem lida com o varejo e a indústria. Quer saber mais a respeito? Acompanhe o artigo.

Para fazer um bom planejamento de vendas, é preciso avaliar os canais de distribuição da empresa. Entre eles está o centro de distribuição ou CD. Não é sem motivo que cresce a cada dia a procura por parte de companhias de diferentes setores por um local capaz de armazenar matérias-primas ou produtos e centralizar os processos de recebimento, conferência, estocagem, separação de pedidos, embalagem para expedição e transporte, facilitando, assim, a gestão da logística.

A opção por operar com um centro de distribuição é um grande passo para a diferenciação competitiva da empresa no mercado, na medida em que agrega valor aos produtos comercializados por ela, promovendo o gerenciamento das mercadorias e, consequentemente, sua disponibilidade imediata para as filiais ou diretamente para o cliente.

Trocando em miúdos, o centro de distribuição é indicado para gerenciar estoques espalhados que resultam em muitos gastos com mão de obra, pois traz ganhos para a logística. Em outros casos, a opção pelo CD também acontece quando há se percebe aumento de demanda em determinada região.

Leia mais em:

Como funciona um centro de distribuição

Como planejar uma mudança do centro de distribuição e armazenagem?

Dicas de como reduzir os custos escolhendo o centro logístico ideal

Por que o centro logístico precisa ter localização estratégica?

A ideia é bem simples: com o estoque centralizado, o fornecedor envia tudo diretamente para o centro de distribuição e a mercadoria segue imediatamente para o destino, pois todas as atividades estão concentradas no mesmo local. Isso contribui para melhorar o poder de negociação, estreitar o relacionamento e as parcerias de negócios, e se reflete em melhores preços ao consumidor. Aliás, a otimização das operações deve ser um dos pontos mais importantes a se levar em conta na hora da escolha da localização do CD.

A locação de galpões em centros logísticos estrategicamente localizados, como os da Sanca Galpões, também tem se mostrado uma boa solução e está na mira da indústria e do varejo. Com unidades moduláveis que se adaptam aos mais variados tipos de mercadorias, esses centros de distribuição contam com toda a infraestrutura física, administrativa e de segurança para agilizar as operações.

Destacamos agora 6 vantagens para as empresas ao contar com um centro de distribuição, seja ele próprio, seja alugado:

  1. Redução de custos – A distribuição centralizada organiza a operação, controla a sazonalidade, reduz a possibilidade de erros e perdas e diminui o valor dos fretes com um único ponto de entrega. A opção pelo aluguel de galpões em centros logísticos ajuda a diminuir as despesas, pois elas são rateadas em sistema de condomínio. Em muitos casos, como os dos Centros Logísticos da Sanca Galpões, a localização permite o contorno de pedágios, contribuindo também para a redução de custos.
  2. Localização estratégica – O custo x benefício da localização deve levar em conta os fluxos de recebimento e de expedição para agilizar a operação. Alguns fatores como a tributação do local, a proximidade da fábrica, dos clientes e dos fornecedores precisam ser cuidadosamente analisados, para que a escolha traga benefícios ao negócio. Além disso, a localização estratégica do centro de distribuição diminui os riscos da falta de mercadorias no varejo causados por atrasos ou problemas de entrega.
  3. Maior controle da demanda – Com o estoque centralizado e o auxílio de tecnologias, é possível identificar facilmente os produtos no centro de distribuição e encaminhá-los ao transporte, evitando perdas ou desperdícios. Consequentemente, há maior rotatividade de mercadorias e maior retorno sobre o capital investido. O gerenciamento traz mais agilidade no controle do tempo de permanência dos produtos e na periodicidade de saída das mercadorias. Assim, as variações de níveis de estoque trazem menor impacto às vendas.
  4. Redução do tempo de entrega – Com a operação do centro de distribuição mais ágil e centralizada, o resultado direto aparece no atendimento ao pedido do cliente, feito com mais rapidez e eficiência, facilitando o cumprimento de prazos, a entrega do produto certo no local certo, e o aumento do valor do negócio.
  5. Melhora dos investimentos – O gerenciamento da demanda e do atendimento ao cliente, facilitado pelo centro de distribuição, contribui para o investimento nos processos que realmente necessitam de melhorias, otimizando as atividades até mesmo com o uso de novas tecnologias.
  6. Ampliação de horizontes – O uso de um centro de distribuição possibilita a exploração de novos mercados, aumenta o market share e a conquista de uma posição sustentável em um mercado cada vez mais exigente.

Gostou do artigo? Acompanhe também nossa página no LinkedIn.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR