17 de novembro de 2022 | 

Modal ferroviário – O que é? Confira vantagens e desvantagens!

O modal ferroviário foi muito usado no passado de nossa nação, sendo hoje pouco usado em relação a todo potencial que possui e não é usufruído. Mas, o que exatamente é o modal ferroviário? De que maneira ele pode contribuir para o processo de logística empresarial? Quando pode ser necessário?

Tratar de logística é tratar de todo tipo de transporte existente. Se pode transportar um produto de um lado para outro, então traz benefícios para a empresa. Dessa forma, deve ser encarado como uma opção viável de transporte de mercadorias, auxiliando na saída de estoque.

Porém, alguns dos modais disponíveis no mercado não são tão populares, pelo menos não nos dias atuais. Um desses exemplos é o modal ferroviário, muito usado no passado e que perdeu espaço, principalmente com o fácil acesso a carros e crescimento do uso do modal aeroviário. Porém, ainda sim é uma opção para a logística de uma empresa.

Neste conteúdo, separamos informações que consideramos interessantes e que vão ajudar você a entender melhor não somente o que é modal ferroviário, mas também a compreender quais são as suas vantagens na prática. Quer entender mais sobre o assunto? Então nos acompanhe até o final da matéria. Vamos lá, leia conosco!

O que é modal ferroviário?

Afinal, o que é modal ferroviário? Modal é uma palavra “abreviada” para definir “modalidade”. Então, quando falamos em modal, estamos falando sobre a modalidade de algo. Neste exemplo específico, estamos falando de uma modalidade de transporte de produtos, independentemente de quais sejam.

Portanto, quando falamos “modal ferroviário”, estamos falando do modelo de entrega de transporte através da malha ferroviária. Como mencionado, o modal ferroviário fez sucesso no Brasil colônia, sendo o principal meio de deslocamento para cidades distantes, sendo que muitas dessas linhas hoje estão aposentadas e fazem apenas algumas voltas de exibição para turistas.

Então, podemos concluir que a malha ferroviária, ou melhor, o modal ferroviário, é um caminho de entrega de insumos, produtos em geral, que contribui e muito para o desenvolvimento logístico brasileiro. Existem muitas empresas que atuam no Brasil através de concessão, pagando pelo uso de determinadas linhas para a logística empresarial terceirizada.

Quando o modal ferroviário é indicado?

E quando o modal ferroviário é indicado? Este tipo de transporte é amplamente indicado para empresas ou produtores que necessitam transportar algo com pouco valor agregado, como alguns bens ou até mesmo pessoas, como é no caso dos metrôs que andam pelo subterrâneo das cidades.

Ainda sim, é usado para fins de transporte logístico, como o transporte de grãos e minério. Em Criciúma, cidade mais ao Sul do país e capital carvoeira nacional, o modal ferroviário continua a todo vapor, transportando cargas para gerar energia e economia para a cidade do Tigre.

Vantagens do modal ferroviário

E quais são as vantagens de aderir ao modal ferroviário? Quais são os benefícios usufruídos pela empresa que resolve transportar sua logística através da malha ferroviária brasileira? Desde já precisamos antecipar que não se trata de algo realmente comum.

A malha ferroviária é muito usada para o transporte de grãos e matérias-primas, sendo que todo o restante se torna estranho ou inovador quando transportados com o modal ferroviário, mas ainda sim, possível.

Custo lá embaixo

Com o valor dos combustíveis em alta, o preço do diesel para o trem é um dos mais em conta que se pode achar no mercado. O modal ferroviário, portanto, possui custos bem baixos quando comparados com outros modais, como o aeroviário, por exemplo, que cobra quase o dobro do que modal ferroviário.

Segurança

Entre os meios de transporte que não sejam seu próprio corpo (carro, moto, aeroporto, etc., incluindo o modal ferroviário), este último foi declarado como o mais seguro do país, com incidência de roubo ou acidente muito pequena, quase nula, visto a quantidade de
profissionais atuando.

Alta capacidade de carga

Precisa carregar uma quantidade de produtos acima da média? Então saiba que com o modal ferroviário, isso é possível. Espaço nos vagões é o que não falta, podendo então ser transportados do início ao fim das viagem, desde o momento em que entra na malha ferroviária até a chegada final.

Desvantagens do modal ferroviário

E quais são as desvantagens do modal ferroviário? Nem tudo que reluz é ouro, não é mesmo? Agora vamos conferir aquelas que consideramos como as principais desvantagens/defeitos do modal ferroviário. Leia conosco:

Inflexibilidade de rotas

Como se trata de um modal verdadeiramente abandonado pelo tempo, então era de se esperar que aquilo que conhecemos já não era o mesmo. A inflexibilidade de rotas acaba causando a dependência de outros modais, gerando maior prejuízo financeiro principalmente pela troca do produto constantemente para um modal de entrega rápida.

Demora na entrega

Os vagões andam sempre nos mesmos trilhos, sem exceção. Diante disso, tenha em mente que há demoras consideráveis na entrega de determinado produto, assim, quando comparado a outros modais mais rápidos, a malha ferroviária realmente fica para trás. Novamente, pode ser necessária a troca de modal em meio a viagem, para cumprir prazos. Esta é mais uma desvantagem considerável em desfavor da malha ferroviária brasileira.

Falta de investimento e estrutura

Como está abandonada há décadas, a malha ferroviária acabou ficando bem comprometida. Por mais que muitas áreas tenham passado por concessão e hoje sejam bem cuidadas, ainda sim, a grande maioria da malha ferroviária brasileira está em más condições.

Ao que tudo indica, isso pouco mudará em um futuro pouco distante. Este foi o nosso guia sobre o modal ferroviário. Como podemos notar, é um modal realmente limitado e que traz alguns problemas para quem busca maior velocidade de entrega e qualidade da mesma. Ainda sim, é um tipo de entrega muito utilizado, principalmente no setor agrícola.

Este foi o nosso guia onde explicamos a você o que é, quais são as vantagens e as desvantagens do modal ferroviário. Esperamos ter ajudado com suas dúvidas. Caso ainda possua alguma, basta comentar abaixo que vamos lhe responder o quanto antes. Até a próxima!




COMPARTILHE:


←  VOLTAR