20 de outubro de 2020 | 

Quais são os indicadores de desempenho logístico?

Entender e monitorar os resultados são ações essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Você sabe como medir o desempenho logístico?

Na cadeia de suprimentos, monitorar os processos-chave de uma empresa por meio de indicadores de desempenho logístico é uma estratégia importante para aperfeiçoar a operação e manter a competitividade no mercado. Afinal, acompanhar a execução das tarefas deve fazer parte de um bom plano de ação para o sucesso da empresa.

Os Indicadores de Desempenho Logístico, ou Key Performance Indicator (KPIs), são métricas utilizadas para avaliar periodicamente o nível dos serviços e identificar o que precisa ser melhorado. Em outras palavras, eles são utilizados para rastrear todos os processos relevantes do departamento de logística, avaliar sua performance e responder rapidamente com os ajustes necessários, caso alguma coisa esteja fora do esperado.

Existem muitos indicadores de desempenho logístico que abrangem diversas áreas, como armazenagem, movimentação e transporte – e isso varia conforme a organização e a estratégia adotada. Cabe ao gestor identificar os pontos mais críticos do negócio e escolher os KPIs que ajudarão a manter a empresa sob controle, evitando erros e falhas reincidentes e otimizando a operação.

Entre as vantagens de manter os indicadores de desempenho logístico, destaca-se maior produtividade graças à identificação dos gargalos e à redução de custos. Isso ajuda nas tomadas de decisão, melhora a segurança e a capacidade de atendimento, resultando na satisfação do cliente final.

Destacamos os 7 principais indicadores de desempenho logístico:

1 – On-Time & In-Full (OTIF)

Já que a satisfação do cliente é a meta de qualquer negócio, esse indicador de desempenho logístico é considerado o mais importante, pois mostra o cumprimento dos prazos (on time) e a eficiência dos processos de atendimento (in-full), que significa que o produto foi entregue no local certo e com todas as especificações esperadas pelo cliente.

Para os cálculos desse indicador em porcentagem, a fórmula é a seguinte: Entregas OTIF ÷ Total de entregas X 100.

Para mensurar corretamente, é recomendado ter os registros de data e hora em que o pedido foi feito, contar com uma previsão de entrega ao cliente e manter as informações de OTIF atualizadas.

2 – On-Time Delivery – OTD

Esse indicador de desempenho logístico mede o percentual de pedidos entregues no prazo, mas não leva em conta se as especificações estão corretas. Ele tem grande relevância para a indústria e analisa o tempo de separação e expedição do pedido até o envio pela transportadora.

Para calcular o OTD, o caminho é o seguinte:

Total de entregas no prazo ÷ Total de entregas X 100. O resultado ideal deve estar acima dos 90%. Recomenda-se que os dados sejam conferidos diariamente.

3 – Order Cycle Time – OCT

Mensurar a velocidade com que os pedidos são atendidos é o objetivo desse indicador de desempenho logístico. O OCT analisa o tempo total gasto entre o processo de recebimento do pedido e a entrega ao cliente. Trata-se do prazo informado ao consumidor no ato da compra e que deve ser cumprido.

O cálculo é o seguinte: OCT = Data da Entrega – Data do Pedido. Vale lembrar a importância de controlar as variáveis que podem interferir nesse resultado.

4 – OFR – Order Fill Rate

O indicador de desempenho logístico OFR tem como objetivo calcular o tempo do processamento interno de um pedido de compra, desde a separação até a expedição. Ele deve ser aplicado de forma separada em cada linha de produção, cliente ou tipo de mercadoria e medido de forma frequente (diária, semanal ou mensal). Essa etapa concentra a busca por maior eficiência de recursos. O cálculo é o seguinte:

OFR = Média de tempo de processamento de cada pedido.

5 – Custo de transporte como um percentual das vendas

Descobrir quais são os custos de transporte e se estão dentro da receita da empresa é tarefa importante, uma vez que eles abocanham grande parte do orçamento. Esse é mais um indicador de desempenho logístico, cujo objetivo é apurar o quanto o custo de transporte está representando o total das vendas efetivadas em determinado período. O ideal é realizar a análise por grupos de produtos ou clientes.

Para o cálculo do custo de transporte como percentual das vendas, a fórmula é a seguinte:

Custo Total de Transporte ÷ Total de Receitas Brutas x 100.

6 – Acuracidade do inventário

Esse indicador de desempenho logístico mede a diferença entre o estoque físico e o que consta no sistema. Essa diferença é comum, motivada geralmente por erros humanos e de gerenciamento, mas o indicador acaba otimizando a gestão do estoque.

Para calcular a acuracidade do inventário: Estoque físico ÷ Estoque registrado no sistema. O resultado ideal deve ficar próximo dos 100%.

7 – Giro de estoque

Olhar para o estoque também pode render um indicador de desempenho logístico, pois tem a ver com o resultado da empresa e das escolhas dos produtos. É possível apurar os produtos que têm mais saída e os que estão estocados há mais tempo. O melhor caminho para uma análise mais precisa é separar as vendas por clientes ou por tipo de produto.

Para calcular o Giro de Estoque = Vendas ÷ Média do estoque (estoque inicial + estoque final / 2).

Esses são os principais indicadores de desempenho logístico. Vale ressaltar a importância que eles têm para levantar dados e devem ser utilizados com o objetivo de buscar as causas dos problemas e criar um plano de ação para solucioná-las. A partir dessa análise, é possível observar se esses números estão trabalhando estrategicamente para o crescimento da empresa.

Gostou do artigo? Leia mais em www.sancagalpoes.com.br/blog




COMPARTILHE:


←  VOLTAR