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29 de setembro de 2022 | galpão logístico logística
O que é FEFO? De que maneira esse serviço de estocagem pode auxiliar empresas no controle de suas mercadorias dentro do galpão logístico? Como os produtos ficam dispostos dentro do armazém? Quais são as empresas que devem usar esse tipo de armazenagem ao seu favor e qual não devem?
Muitas são as dúvidas que surgem quando o assunto é armazenagem e estoque. Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para este fim e, por isso, vale a pena conhecer cada uma de perto, conhecer suas características, vantagens e mudanças que podem ser trazidas para dentro da empresa.
Com base nisso, é possível não só mudar a forma de armazenamento de produtos dentro da empresa, melhorando sua organização, mas também nos resultados diretos que podem ser usufruídos por uma empresa ao final de um ciclo definido de maneira prévia. Um desses sistemas que podem beneficiar uma grande marca é o FEFO.
Neste conteúdo, não vamos somente analisar o que é, mas também buscaremos entender como funciona e de que maneira é possível implementar o sistema de estocagem FEFO, muito usado por empresas que trabalham com data de validade curta em seus produtos, ou seja, principalmente aquelas que são do ramo alimentício.
Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, convidamos você a nos acompanhar até o fim da matéria. Vamos lá, leia com a gente!
Afinal, o que é FEFO? Na teoria, trata-se de um acrônimo para o termo em inglês “First-Expire, First-Out”, que em português literal significa “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai”. Como é possível compreender, trata-se de vender os produtos que vencem primeiro.
Caso você já tenha lido outros de nossos conteúdos, deve ter notado a semelhança com o sistema FIFO, onde o primeiro produto que entra é o primeiro a sair. Na prática, os dois sistemas são muito semelhantes e até mesmo se “confundem”, visto que a grande maioria dos produtos que entram primeiro, são logicamente os primeiros que vencem (data de validade).
Porém, isso não é uma regra. Portanto, a principal diferença entre o sistema de estoque FIFO e FEFO, é que este último sempre estará ligado à data de validade do produto, enquanto o primeiro apenas ligado à data em que o produto entrou no galpão logístico, partindo as organizações dessa premissa.
Quem trabalha no ramo alimentício, por exemplo, sabe que nem sempre as remessas compradas chegam de acordo com a data de validade. Um produto que chegou hoje pode ter a data de validade mais próxima do que um produto que chegou ontem. Isso é mais comum de acontecer do que você imagina.
Portanto, em um pequeno resumo, FEFO é um tipo de organização de estoque onde os produtos com data de validade mais próxima são aqueles que ficam mais “na ponta” da organização de um galpão logístico. Isso auxilia no processo de saída e entrega dos produtos, “livrando-se” daqueles que vão vencer mais cedo, mais rapidamente.
E como funciona na prática? Bem, nestes casos, geralmente as prateleiras usadas nos galpões são usadas de acordo com datas. Como as prateleiras não são sazonais, mas as datas de validade dos produtos sim, podem ser organizadas como “Vencem em um mês”, “Vencem em dois meses”, “Vencem em três meses”, e assim por diante.
Lembrando sempre que este é apenas um exemplo, muito simples, mas que já nos dá uma ideia clara de como fica o sistema organizacional dentro de um armazém logístico.
Uma dica que podemos mencionar, é terceirizar a organização do galpão logístico, principalmente se estamos falando de uma grande empresa com alta rotatividade de produtos e fluxo de vendas, o que provavelmente é a realidade de quem assume este como o método de estoque.
E por que terceirizar? Porque a partir deste momento você tem a certeza de estar entregando qualidade para os seus produtos, já que terá um bom controle da data de validade dos mesmos. Trabalhe sempre com folga diante disso, para evitar transtornos financeiros na ponta do processo.
Esse bom controle parte desde o momento em que você compra seus produtos com o fornecedor. Vamos supor que a média de validade dos produtos que você compra é de 5 meses. Dessa forma, você deve estipular uma data mínima para validade dos produtos que compra já no seu fornecedor. Assim, este último se compromete a não lhe vender produtos com menos de 4 meses de validade ainda existentes.
Trabalhar com essa margem lhe dá maior tranquilidade, pois mesmo que possua um fluxo de vendas alto, garante que os produtos com data de validade mais próxima sempre estejam saindo. É uma maneira de garantir que a empresa não sofrerá perdas financeiras muito grandes caso alguma crise econômica venha a ocorrer.
E qual é a importância de trabalhar com esse método de estocagem? Bem, empresas que possuem prazos curtos, devem sempre trabalhar com o método FEFO, já que os produtos que vencem primeiro sempre serão vendidos antes dos que têm data de validade mais extensa.
Assim, quando é necessária a saída de determinada remessa de produtos, prioriza-se a entrega daqueles que estão com data de validade mais próxima, evitando que os mesmos vençam sem sair da prateleira do galpão.
A falta dessa organização para empresas que trabalham com prazo de validade curto pode causar danos financeiros desastrosos, com perdas financeiras quase que irreparáveis.
Este foi o nosso guia sobre o sistema de estoque nomeadamente chamado FEFO. Como podemos perceber, seu estilo de armazenagem é muito semelhante ao FIFO, sendo que em muitas ocasiões ambos se confundem. Ainda assim, este é mais detalhado e precisa de maior atenção, principalmente por empresas que possuem prazos apertados.
De qualquer forma, se ainda possuir alguma dúvida sobre o assunto ou queira deixar sua contribuição, basta deixar seu comentário logo abaixo que vamos lhe responder assim que for possível. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas e outras questões. Até a próxima!
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