18 de dezembro de 2018 | 

Como planejar uma mudança do centro de distribuição e armazenagem?

A mudança de um centro de distribuição e armazenagem deve ser estratégica.

 

As constantes alterações no mercado vêm impulsionando muitas empresas a buscarem ferramentas melhores, métodos e processos mais eficientes para fazer frente à concorrência. Otimizar os processos de distribuição e armazenagem é estratégia inteligente que fideliza os clientes com o produto certo, no menor tempo e custo.

A maioria das empresas já sabe que um centro de distribuição e armazenagem, hoje em dia, não é mais um mero depósito para acomodação de mercadorias e materiais. Se bem estruturado e em bom posicionamento geográfico, o CD pode trazer muitos benefícios para a empresa, seus clientes, e vantagens sobre a concorrência.

Por isso, a mudança de um CD deve ser puramente estratégica e requer, além de preparação, processos que garantam a eficiência na nova estrutura. Ao planejá-la, alguns pontos importantes merecem atenção redobrada:

1 – Escolha da localização do centro de distribuição e armazenagem 

As empresas atualmente estão analisando a melhor forma de organizar os estoques e armazenar os produtos, sejam eles matérias-primas, sejam para revenda ou para entrega.

A escolha da localização geográfica para a mudança do centro de distribuição e armazenagem deve levar em conta a acessibilidade, beneficiando tanto a carga e a descarga como o transporte, sem gerar custos extras.

Os dados necessários para análise de localização de um CD consistem em definições de mercado, produtos e redes, demanda dos clientes, preços de frete, custos fixos e variáveis.

2 – Estruturas do armazém

A estrutura de um centro de distribuição e armazenagem precisa ser observada com cuidado. É importante verificar a capacidade de peso do piso, se há isolamento termoacústico, se há docas cobertas e altura ideal no armazém.

Além disso, é preciso contar com um excelente sistema de detecção e combate a incêndio, alarmes de última geração e iluminação eficiente para garantir a segurança do local.

3 – Layout

Antes de qualquer mudança, é preciso observar as áreas de armazenagem para planejar a utilização de todo o espaço existente da melhor forma possível, verificando a coordenação entre os vários operadores, equipamentos e espaço.

O layout bem planejado do centro de distribuição e armazenagem garante agilidade, rapidez e até redução de gastos com equipamentos. Por outro lado, a falta de uma estrutura eficiente gera efeitos contrários. É preciso alinhar conhecimentos sobre a estrutura física desses centros, os modelos logísticos utilizados, a necessidade de equipamentos, o giro dos produtos, a sazonalidade, entre outros.

As análises de fluxo de mercadorias, bem como de layout, embalagem, equipamentos de movimentação e estocagem, são imprescindíveis para que a mudança de centro de distribuição e armazenagem funcione a contento. O ideal é manter no novo centro o equilíbrio entre o fluxo, os custos operacionais e a utilização do espaço.

4 – Redução de custos

A mudança de centro de distribuição e armazenagem deve levar em conta, principalmente, a relação custo x benefício. Um dos cálculos que atormenta as empresas refere-se à movimentação de cargas fracionadas por grandes distâncias, que geram custos logísticos elevados. Em um centro estrategicamente localizado, carregamentos únicos, inclusive com distribuição compartilhada, reduzem o valor do frete, beneficiando a empresa e o consumidor, além de diminuir os custos de manutenção de estoque.

Além disso, com distribuição e armazenagem estratégicas eficientes, há diminuição da movimentação interna nos CDs e consequente redução da perda de produtos, principalmente os mais frágeis. Para completar, com a distribuição e armazenagem por perto, haverá mais espaço nas lojas, pois não haverá necessidade de reservar grandes áreas para estoque, já que podem ser abastecidas regularmente ou ter a mercadoria entregue via Centro de Distribuição para o cliente final.

Com os índices de satisfação em alta e os custos em baixa, não fica difícil concluir que os benefícios da mudança estratégica de um centro de distribuição e armazenagem, se bem planejada, trazem mais agilidade no fornecimento, pela proximidade com o cliente, e ganhos no processo logístico.

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