Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
3 de dezembro de 2019 | logística
Contar com um centro de distribuição geograficamente bem localizado junto ao mercado consumidor é ação estratégica para quem lida com o varejo e a indústria. Quer saber mais a respeito? Acompanhe o artigo.
Para fazer um bom planejamento de vendas, é preciso avaliar os canais de distribuição da empresa. Entre eles está o centro de distribuição ou CD. Não é sem motivo que cresce a cada dia a procura por parte de companhias de diferentes setores por um local capaz de armazenar matérias-primas ou produtos e centralizar os processos de recebimento, conferência, estocagem, separação de pedidos, embalagem para expedição e transporte, facilitando, assim, a gestão da logística.
A opção por operar com um centro de distribuição é um grande passo para a diferenciação competitiva da empresa no mercado, na medida em que agrega valor aos produtos comercializados por ela, promovendo o gerenciamento das mercadorias e, consequentemente, sua disponibilidade imediata para as filiais ou diretamente para o cliente.
Trocando em miúdos, o centro de distribuição é indicado para gerenciar estoques espalhados que resultam em muitos gastos com mão de obra, pois traz ganhos para a logística. Em outros casos, a opção pelo CD também acontece quando há se percebe aumento de demanda em determinada região.
Leia mais em:
Como funciona um centro de distribuição
Como planejar uma mudança do centro de distribuição e armazenagem?
Dicas de como reduzir os custos escolhendo o centro logístico ideal
Por que o centro logístico precisa ter localização estratégica?
A ideia é bem simples: com o estoque centralizado, o fornecedor envia tudo diretamente para o centro de distribuição e a mercadoria segue imediatamente para o destino, pois todas as atividades estão concentradas no mesmo local. Isso contribui para melhorar o poder de negociação, estreitar o relacionamento e as parcerias de negócios, e se reflete em melhores preços ao consumidor. Aliás, a otimização das operações deve ser um dos pontos mais importantes a se levar em conta na hora da escolha da localização do CD.
A locação de galpões em centros logísticos estrategicamente localizados, como os da Sanca Galpões, também tem se mostrado uma boa solução e está na mira da indústria e do varejo. Com unidades moduláveis que se adaptam aos mais variados tipos de mercadorias, esses centros de distribuição contam com toda a infraestrutura física, administrativa e de segurança para agilizar as operações.
Destacamos agora 6 vantagens para as empresas ao contar com um centro de distribuição, seja ele próprio, seja alugado:
Gostou do artigo? Acompanhe também nossa página no LinkedIn.