20 de outubro de 2022 | 

O que é logística: 7 principais tipos de aplicação!

O que é logística e de que forma pode ser organizada para otimizar processos empresariais?
Muito se fala sobre logística, porém, na prática, pouco se muda para a obtenção de melhores resultados. A verdade é que a logística de armazenagem e entrega de produtos é de suma importância para resultados satisfatórios de uma empresa.

No conteúdo de hoje, além de explicarmos de maneira detalhada (mas simples) o que é logística, também vamos citar seus dois principais pilares, que sustentam toda a logística de uma corporação, além dos 7 principais tipos de logística. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final do conteúdo. Vamos lá, leia com a gente!

O que é logística?

Afinal, o que é logística? Na prática, a logística representa uma série de ações e tomadas de decisão operacionais que resultam em melhores números para a empresa. Passa desde a organização do estoque até a saída do caminhão repleto de produtos da empresa para a entrega na casa do cliente.

Vários detalhes são envolvidos na logística empresarial: tipo de estoque usado, tamanho do galpão logístico, uso ou não de itens que podem melhorar o cotidiano de armazenagem, como empilhadeiras e porta pallets, entre vários outros detalhes. Em suma, sem logística não há mercado, já que a desorganização produziria um caos total.

2 principais pilares da logística

Armazenagem de produtos

O primeiro pilar da logística é, com certeza, a armazenagem de produtos. E por que dizemos isso? Porque a armazenagem ou estocagem de produtos influencia até mesmo no transporte das mercadorias, segundo pilar sobre o qual falaremos no tópico seguinte.

Existem diversos tipos de estoque que podem ser usados para controlar suas mercadorias, desde aqueles mais desorganizados até os que elencam as suas mercadorias de acordo com a data de entrada no galpão, a data de validade, o tipo de produto ou o fornecedor que o
vendeu.

Portanto, ter uma armazenagem de produtos bem organizada é peça-chave para bons resultados. Como mencionado, existem diferentes tipos de estoque, cada um à sua maneira e indicado para um tipo de empresa. Entre os principais tipos de estoque, podemos citar:

1. Estoque de antecipação ou sazonal;
2. Estoque consignado;
3. Estoque inativo;
4. Estoque máximo;
5. Estoque mínimo;
6. Estoque de proteção ou estoque isolador;
7. Estoque compartilhado.

Transporte de produtos

Em seguida, surge então o transporte de produtos, segundo pilar e final na logística de entrega. A entrega do produto deve ser “milimetricamente calculada”, desde o tempo em que leva até os produtos que são inseridos em determinada carga, por isso a importância de
uma boa armazenagem e controle de estoque.

É preciso que todos os caminhões estejam equipados com passagem automática em pedágios, para evitar transtornos no meio do caminho, além da clássica perda de tempo para pagar alguns míseros reais: otimize o processo com a passagem automática e ganhe não somente tempo, mas dinheiro.

Além disso, é preciso definir rotas que sejam rápidas e úteis, diminuindo o tempo de chegada das cargas, quem sabe aumentando o número de galpões e pontos de reabastecimento, melhorando ainda mais a entrega dos produtos: um ótimo exemplo de pontos de reabastecimento de produtos Brasil a fora é a Magazine Luiza.

Principais tipos de logística

1. Logística de Terceiros (3PL)

O que é logística de terceiros? Trata-se de uma logística em que toda a armazenagem e distribuição de produtos passa por uma empresa terceirizada, ou seja, a partir daqui quem comanda a parte organizacional do galpão logística e do transporte é uma empresa contratada. É uma boa opção para gestores que querem minimizar suas responsabilidades.

2. Logística da Quarta Parte (4PL)

A logística da quarta parte, por outro lado, está um nível acima do que a logística de terceiros. Novamente, é uma empresa terceirizada que faz o serviço de armazenagem e entrega de produtos, mas envolve o controle de mais atuantes, como agentes de entrega, fornecedores e outros detalhes. Neste caso, mais de uma empresa pode desempenhar um mesmo papel, ou cada um pode ser terceirizado de maneiras diferentes.

3. Logística de entrada

Também chamado pelo termo em inglês logística “Inbound”, representa uma série de ações e estratégias tomadas para o recebimento e distribuição dos produtos recentemente adquiridos no armazém. É o processo de organização das mercadorias com base no tipo de estoque escolhido como pilar organizacional.

4. Logística de saída

O que é logística de saída? O contrário da logística Inbound, é claro. Aqui, estamos falando das estratégias usadas para a otimização da saída de um produto, que envolve desde o momento em que é retirado das prateleiras e colocado nos caminhões até a chegada na casa do cliente final, ou seja, quem adquiriu o produto em questão.

5. Logística reversa

A logística reversa está muito próxima da logística verde. Aqui, diz respeito ao conjunto de estratégias utilizadas para o pós-venda, buscando um retorno do produto usado para a sede de armazenamento da empresa, para que estes sejam reaproveitados de certa forma e sejam vendidos por mais uma vez.

6. Logística verde

A logística verde inclui a logística reversa, pois busca o reaproveitamento de produtos, mas inclui todo o processo da cadeia logística. Neste caso, busca-se benefícios ao meio ambiente, evitando o uso excessivo de materiais poluentes que interferem até mesmo na entrega do produto para o cliente final.

7. Logística digital

Trata-se de um conjunto de ações que buscam maximizar o controle de estoque e entrega dos produtos por meio de softwares para computadores e smartphones. A entrega do produto e recebimento por parte do cliente podem ser confirmadas por celular, pode-se utilizar um sistema ERP para catalogar produtos em uma loja e-commerce, entre vários outros exemplos.

Este foi o nosso guia sobre os mais variados e principais tipos de logística. Como podemos notar, todas elas podem ser implementadas em momentos diferentes, mas igualmente necessárias para as empresas que colocam estes métodos em prática.

De qualquer forma, se ainda possuir alguma dúvida sobre o assunto ou queira deixar sua contribuição, basta deixar seu comentário logo abaixo que vamos lhe responder assim que for possível. Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas e outras questões. Até a próxima!




COMPARTILHE:


←  VOLTAR