2 de junho de 2020 | 

Como montar uma logística de entregas

A importância da logística de entregas é incontestável, principalmente para quem quer garantir a satisfação do cliente e agilizar o processo pelo menor custo. Se a entrega resultar em uma impressão boa ou ruim, grande parte da responsabilidade será atribuída à logística. O trabalho ganhou ainda mais valor estratégico com a crise provocada pela pandemia do Covid-19, pois a sensação de urgência e a necessidade de eficiência nunca foram tão altas.

Tanto na crise quanto fora dela, o papel das empresas é o de garantir que o fluxo da logística de entregas seja eficaz, com a integração entre todas as etapas da cadeia de abastecimento, incluindo armazenamento, distribuição e transporte das mercadorias.

Como montar a logística de entregas de forma eficiente?

Para chegar a uma logística de entregas eficiente, a empresa deverá cumprir alguns passos importantes:

1 – Planejamento

A estruturação da logística de entregas precisa englobar desde o recebimento dos produtos que chegam ao estoque até o momento da entrega ao consumidor final. Para isso, cada etapa deve ser cuidadosamente planejada até que a empresa chegue a um padrão de procedimento. Depois de implantada a logística de entregas, se faz necessário avaliar os pontos que precisam de aprimoramento e buscar soluções, evitando comprometer todo o fluxo de atividades.

2 – Estoque

A gestão inteligente do estoque é importante, uma vez que os itens em excesso ou em falta desequilibram as contas de qualquer empresa. A previsão de demanda e as tendências de mercado merecem atenção redobrada. Nesse caso a tecnologia pode ajudar, com softwares especializados.

3 – Embalagem

Em decorrência dos diferentes percursos da mercadoria, é necessário atenção redobrada às embalagens, que deverão proteger os produtos até que cheguem ao cliente. Preencher espaços vazios com plástico-bolha, isopor, e usar caixas reforçadas são boas iniciativas para a logística de entregas. Para os que optarem pelo caminho do ecologicamente correto, utilizar embalagens feitas de fontes renováveis ou recicladas é boa escolha.

4 – Atenção aos prazos

A empresa deve planejar a entrega com antecedência, considerando a distância e o prazo médio que os seus parceiros podem cumprir, além de uma margem de segurança. Vale lembrar que um prazo de entrega é um compromisso firmado. O atraso pode ser considerado quebra de contrato, resultando em multas e manchas na imagem da empresa. Por isso, distribuir as mercadorias seguindo uma rota inteligente garante a otimização do processo de logística de entregas e a satisfação dos clientes.

5 – A entrega

Contar com uma frota adequada é estratégico para a logística de entregas. A frota própria traz certa tranquilidade, mas também despesas com manutenção e pessoal. Outra opção é contar com vários parceiros para as entregas após analisar se as condições de compromisso das transportadoras são compatíveis com as do próprio negócio.

Buscar soluções com os Correios (e-commerce) ou transportadoras vai depender da demanda. E, conforme a localização, é possível pensar em entregas alterativas feitas por motoboys ou veículo próprio. Outra saída é permitir que o cliente retire o produto pessoalmente, economizando o custo do frete.

6 – Tecnologia e segurança

Contar com um software para o planejamento das demandas e cálculos de rotas e do tempo de entrega é um diferencial importante para otimizar a logística de entregas. Assim, é possível reunir todas as informações necessárias para evitar promessas irreais ao consumidor. A tecnologia possibilita acompanhar a entrega em tempo real, o que gera mais segurança em caso de imprevistos e mantém um relacionamento mais transparente com o cliente. Automatizando as etapas, a empresa pode ampliar a capacidade lançando mão de menos recursos.

A conclusão a que se chega é que investir na logística de entregas é, portanto, ação estratégica quando o objetivo é atender bem o cliente final, oferecendo-lhe uma experiência de compra que gere confiança para voltar e realizar novas compras.

Gostou do artigo? Acompanhe nosso Linkedin e fique por dentro das novidades.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR