16 de junho de 2020 | 

Como funciona a entrega antecipada da Amazon

A entrega antecipada da Amazon põe fim à angústia do cliente na espera pela mercadoria e garante a boa imagem da empresa.

Atender bem o cliente entregando o produto escolhido por ele no local e na hora combinados já virou obrigação das empresas, principalmente quando se trata do e-commerce. O diferencial, hoje em dia, está nas mãos da logística: como as empresas fazem para surpreender positivamente esse cliente em um cenário em que a maioria dos produtos segue via modal rodoviário?

Conhecida pelas inovações na gestão da logística, a gigante do comércio eletrônico Amazon criou a entrega antecipada – a anticipatory shipping – há seis anos com a promessa de revolucionar o sistema de entregas por meio de recursos tecnológicos e de Inteligência Artificial. Aliás, a Amazon sempre acreditou que a inteligência dos dados nortearia a logística do e-commerce.

A entrega Amazon tem início antes mesmo de o cliente finalizar a compra na loja virtual. O risco é calculado: o processo todo é baseado em dados do usuário e em algoritmos de um sistema de inteligência logística que cruza informações e avalia o comportamento desse consumidor.

Para essa entrega Amazon, o sistema prevê a possibilidade de compra de certos itens com base no histórico de pesquisas e compras já feitas pelo cliente. Em seguida, o produto é enviado do centro de distribuição para o centro de logística de uma transportadora (HUB) no momento em que é identificada a probabilidade de compra.

O processo é relativamente simples: o algoritmo da entrega Amazon antecipada calcula, por exemplo, quantas vezes o cliente acessa a página de um produto no site e quanto tempo ela fica aberta, além de estimar que ele pode vir a ser adquirido. Vale ressaltar que o trabalho necessita de uma administração mais sofisticada e rápida dos itens em estoque.

Avanços na entrega

A entrega antecipada Amazon é praticamente um avanço da same day delivery, ou “entrega no mesmo dia”. Caso o consumidor finalize a compra enquanto o pacote estiver em trânsito, a entrega é feita em tempo menor que as habituais. Se ele não finalizar a compra, ele nem fica sabendo que o produto seguiu esse percurso. A mercadoria é encaminhada a outro consumidor potencial ou para o HUB, sem gastos com a logística reversa.

Essas práticas na entrega Amazon não fazem apenas a felicidade do cliente, mas permitem, também, reunir informações que ajudam a melhorar o atendimento e o estoque de produtos. Além disso, possibilitam conhecer melhor o público e antecipar ofertas e sugestões de compra.

Do lado do cliente, como o rastreio não elimina totalmente a preocupação com a mercadoria adquirida, a satisfação pela entrega antecipada reforça a confiança e fideliza o consumidor, que passa a ver a empresa como ágil e segura. Por isso, é necessário garantir sempre a qualidade e o cuidado com as mercadorias.

Drones devem ajudar

Há tempos a Amazon vem buscando aperfeiçoar seu sistema de logística. Em 2013, a empresa começou a experimentar os drones na entrega Amazon. A ideia vem evoluindo para tornar o processo ainda mais rápido.

O “Prime Air”, como o sistema foi batizado, tem como protagonista um drone de entregas elétrico autônomo, que reconhece o local onde vai pousar para deixar a mercadoria e ainda retorna ao ponto de origem. Ele faz apenas uma entrega por viagem, num raio de 20 km livre de trânsito.

Leia artigo mais detalhado sobre os drones da Amazon em nosso blog.

A companhia vem aperfeiçoando os modelos de drone enquanto espera a regulamentação do governo norte-americano para o funcionamento dessa entrega Amazon nos Estados Unidos.

Novidade na entrega antecipada

A Amazon anunciou recentemente uma novidade que acelera a “entrega no mesmo dia”. Antes, o usuário tinha até o meio-dia para fazer um pedido, e a previsão para recebê-lo era até as 21h. Agora é possível que as compras efetuadas na parte da tarde também cheguem ao cliente antes do fim do dia ou do horário limite.

O benefício nessa entrega Amazon foi anunciado no início de março deste ano, como parte do pacote de assinatura Amazon Prime, e abrange uma lista de três milhões de produtos em diferentes categorias. Para aproveitar, o cliente deve realizar o pedido até as 17h com valor acima de US$ 35.

Os pedidos realizados até meia-noite também ganham prioridade e têm entrega antecipada de 13h para entre 4h30 da madrugada e 8h da manhã do dia seguinte.

Produtos elegíveis ao frete mais rápido ganham um novo selo, chamado “Today by” ou “Overnight by 8 am”. Assinantes do Prime não pagam nada além da mensalidade convencional para aproveitar o novo frete, desde que o produto adquirido seja compatível.

Por ora, o benefício dessa entrega Amazon é oferecido apenas nas cidades norte-americanas onde a companhia construiu pequenos centros de distribuição para atender a demanda de pedidos urgentes. O serviço por assinatura está disponível no Brasil desde setembro de 2019, mas esse novo frete ainda não tem previsão de chegada por aqui.

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