1 de junho de 2021 | 

Tendências de galpões logísticos no mercado nacional

O mercado de galpões logísticos sofreu grande impacto positivo durante a pandemia do Covid-19 provocado pelo crescimento do e-commerce em mais de 70%, o que elevou a busca para locação. Esse tipo de solução logística também foi muito procurado por empresas que tiveram de se desfazer de ativos para reforçar o caixa e contornar as dívidas e viram na locação uma boa saída para manter a empresa funcionando.

Uma pesquisa da consultoria JLL apontou que em 2020 a vacância no segmento de galpões logísticos atingiu o menor patamar desde o início de sua série histórica em 2013. A média registrada foi de 17% em todas as regiões monitoradas, predominantemente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2021, a expectativa é a de que essa taxa caia ainda mais, chegando a 15% no Brasil.

Em São Paulo, só no primeiro semestre do ano passado, a quantidade de galpões logísticos alugados foi equivalente a 76% do realizado em todo o ano de 2019. As locações atingiram 394 mil metros quadrados nesse período.

Na verdade, não é de hoje que os galpões logísticos para locação são uma alternativa para empresas que precisam de mais espaço para armazenar as mercadorias e assim manter suas atividades aquecidas. Contar com um lugar pronto e bem localizado para os estoques e as operações logísticas evita que a empresa disponha de um valor alto para investir em espaço próprio.

Entre as tendências de galpões logísticos no mercado nacional destacamos as seguintes:

Estrutura e cobertura

Com o avanço dos projetos, as estruturas dos galpões logísticos passaram a ser construídas com modelos mistos, ou seja, a cobertura do galpão agora é feita com materiais metálicos. O modelo virou tendência por ser mais econômico e tecnicamente superior, oferecendo menor risco e maior proteção às mercadorias. Além disso, essas estruturas não demandam manutenção frequente, não apresentam emendas nem parafusos aparentes e oferecem conforto térmico e acústico. Criar espaços transparentes para facilitar a passagem da luz também é uma tendência nesse mercado, pois reduz o uso da iluminação e ajuda na redução de custos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência geral que agrega valor aos negócios. A tendência é que os novos empreendimentos já sejam planejados com o conceito de sustentabilidade e aptos a obter certificações ambientais. Entre as ações, destaca-se o uso de lâmpadas LED, mais econômicas, que podem reduzir em até 70% os gastos com energia, e a implementação de reuso de água, reduzindo o consumo em até 55%.

Self-storage

O self-storage já era uma tendência em alta e foi intensificada durante a pandemia. São espaços pequenos dentro de grandes centros logísticos para pequenos varejistas, principalmente os que vendem on-line, em sites próprios ou em marketplaces. Isso ajuda a tornar as entregas mais rápidas e na redução de custo logístico.

Proteção contra incêndio

Quem usa galpões logísticos certamente quer preservar as mercadorias e sabe a importância de uma boa estratégia de instalação de proteções contra incêndio. Assim, fazer uso de detectores de fumaça, sprinklers e chuveiros automáticos é considerado um investimento fundamental para controlar incidentes de forma rápida. A despeito do custo, a tendência é que as construtoras invistam cada vez mais em proteção nos seus empreendimentos, sempre atendendo as normas da legislação.

Rateio de Custos

A divisão de despesas é uma forte tendência para 2021 que visa a redução de custos e a otimização de recursos das empresas. Com a utilização centros logísticos, locais que apresentam infraestrutura completa para as operações, as locatárias dos galpões podem contar com os custos rateados, em sistema de condomínio.

A divisão de despesas é uma forte tendência para 2021 que visa a redução de custos e a otimização de recursos das empresas. Com a utilização centros logísticos, locais que apresentam infraestrutura completa para as operações, as locatárias dos galpões podem contar com os custos rateados, em sistema de condomínio.

Gostou do artigo? Leia mais em: https://sancagalpoes.com.br/como-funcionam-os-condominios-de-galpoes/

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros.

Eles contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança.

Conheça a Sanca Galpões. Acesse: www.sancagalpoes.com.br




COMPARTILHE:


←  VOLTAR