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28 de julho de 2020 | logística
O sistema WMS ajuda na organização e administração do estoque, dá precisão ao inventário, diminui os erros na busca e no envio de mercadoria e contribui para melhorar o atendimento ao cliente e a imagem da empresa no mercado.
Gerenciar estoques não parece tarefa difícil, mas pode se tornar complicada dependendo do tamanho e do número de itens que ele contém. Como hoje em dia é praticamente impossível juntar as palavras evolução e sucesso da empresa sem colocar a tecnologia no meio, surgiu o WMS, sigla para Wharehouse Management System, ou sistema de gerenciamento de armazém.
Organizar, controlar e administrar os processos relativos aos estoques com a máxima agilidade é a função básica do WMS, um software que, além de definir as localizações dos itens no armazém, torna possível a automação das operações. Trocando em miúdos: ele otimiza espaço no galpão e facilita a gestão do estoque.
A tecnologia colabora proporcionando maior produtividade e agilidade na execução das tarefas, além de maior controle sobre as informações – entre outros benefícios. Os reflexos logo surgem e podem ser percebidos na melhoria do atendimento ao cliente e no ganho financeiro da empresa.
Como funciona o WMS?
O WMS é um software que se conecta a um banco de dados no qual é registrada toda e qualquer movimentação que ocorre dentro do armazém, por meio do uso de códigos de barras, QR Codes ou sensores automáticos. Ele controla as rotinas de gestão de estoque, como o recebimento, a armazenagem e a separação de pedidos, ajudando a otimizar a entrada e a saída de produtos, o inventário e a organização dos itens.
As funcionalidades do sistema variam de acordo com a necessidade e o porte da empresa e podem se estender em endereçamento dos itens, separação de pedidos (picking), cross-docking e expedição de pedidos.
Após coletar os dados, o WMS faz uma sincronização por meio de sua base centralizada e fornece relatórios úteis sobre o status de cada mercadoria estocada. Assim é possível levantar inventários automaticamente, processar pedidos e agilizar as devoluções.
O software ainda permite às equipes criar soluções logísticas e pode trazer vantagem competitiva na gestão de frete. O WMS também agenda recebimentos, demonstra os horários e locais em que uma operação deverá ser executada e calcula os recursos necessários.
Na etapa de armazenagem, o WMS orienta a operação indicando os espaços disponíveis nas prateleiras do depósito. Logo que a venda é efetivada, ele aponta a localização do item e confere o endereço de entrega por meio do código de barras. Para completar, ainda envia uma mensagem informando que o item chegou ao destino.
O que há em comum entre WMS, ERP e RFID?
O WMS é o sistema responsável por controlar as movimentações de estoque independentemente do método escolhido, seja FEFO, seja FIFO ou LIFO. A vantagem de sua utilização é a possibilidade de controle e gestão de vários SKU (Stock Keeping Unit), ou Unidade de Manutenção de Estoque, de forma ilimitada e organizada, o que possibilita maior produtividade.
O WMS possibilita o controle de multiprodutos por shelf-life, lote e tipo de produto (congelado, resfriado, climatizado ou em temperatura ambiente). É também por meio dele que se obtêm o endereçamento (rua, altura e profundidade) de cada item, as entradas e saídas e a sugestão de local físico de estocagem. Além disso, recepciona os pedidos e cria a lista de reabastecimento para o picking (separação e preparação de pedidos).
Um ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema integrado de gestão empresarial, é uma solução tecnológica que auxilia na gestão do e-commerce, assim como o WMS. Ele serve para centralizar dados e processos da loja virtual, cadastros, pedidos de venda, notas fiscais e registros financeiros, ajuda na análise de rentabilidade e detém informações para a tomada de decisões.
Como também lida com informações de estoque, como depósitos utilizados e registro de entradas e saídas, o ERP causa a falsa impressão de estar invadindo o espaço do WMS. Só que eles não são a mesma coisa. O ERP abrange áreas diferentes do negócio e tem por finalidade integrar todas as funções empresariais, como planejamento, produção, logística/supply chain, vendas e finanças, de modo que a coordenação seja otimizada pelo compartilhamento de informações entre essas funções.
Já o RFID (Radio Frequency Identification), ou identificação por radiofrequência, utiliza a frequência de rádio para capturar dados e armazená-los com um número de série responsável por identificar o que quer que tenha de ser controlado.
Esse sistema pode ser utilizado para controle de estoque, pois consegue rastrear e controlar o SKU com maior agilidade pela captura automática de dados para a identificação do produto por meio de dispositivos conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags e transponders, que emitem sinais de radiofrequência para leitores que captam essas informações, reduzindo as possibilidades de erros humanos, furtos e desperdício. Como o WMS, ele aumenta a produtividade e simplifica a logística.
Leia mais sobre RFID em:
https://sancagalpoes.com.br/o-que-e-rfid-na-logistica/
Qualquer empresa pode ter um WMS?
A maioria das pequenas e médias empresas utiliza um software WMS. Algumas possuem as configurações projetadas especificamente para o tamanho da organização; outras criam seu próprio WMS, embora seja mais comum implementar o que é oferecido por um fornecedor estabelecido.
Vale frisar que o software pode ser projetado ou configurado para os requisitos específicos da organização. Desse modo, um comércio de produtos eletrônicos, por exemplo, pode usar um WMS que tenha funções diferentes do que é utilizado por um varejista de material de construção.
Como é possível identificar os resultados com o uso do WMS?
O software WMS integra a logística do armazém e aumenta a confiabilidade dos processos, evitando prejuízos e diminuindo o retrabalho. O WMS também reduz o tempo de movimentação dos produtos no armazém, ordena as tarefas e evita a perda de materiais, contribuindo para a redução dos custos operacionais.
Além disso, o sistema contribui para diminuir o tempo de entrega e troca, pois as soluções de localização e expedição de mercadorias otimizam os procedimentos e o tempo hábil de frete. Com o controle eficaz de entrada e saída, o estoque fica mais organizado e passa a ser melhor utilizado, fazendo desaparecer os espaços perdidos.
Com a melhoria da produtividade, os serviços alcançam um nível superior: as reclamações por parte dos clientes diminuem à medida que as taxas de conversão aumentam. Tudo isso resulta em mais credibilidade para a empresa e melhora a sua imagem no mercado.
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