22 de fevereiro de 2018 | 

3 dicas de como aprender com o exemplo da logística da Amazon

A empresa de e-commerce americana Amazon já está com suas operações completas no Brasil desde o fim de 2017. Precisamos aprender como sua logística funciona para aplicar, aqui, suas melhores práticas. O primeiro passo é entender que a Amazon sabe lidar com o problema da distribuição nas regiões urbanas.

Em 2014, pensando em atender melhor seus clientes que moram em cidades com sérias restrições para a circulação dos veículos de entrega, ela lançou o programa “Prime Now”.

A varejista iniciou o projeto instalando suas operações em um CDU (Centro de Distribuição Urbano), no centro de Manhattan (Nova Iorque). Com essa medida, tornou possível as entregas dos pedidos dentro do prazo com os mais variados meios, como carros, transporte coletivo, bicicleta e até mesmo a pé. Agir assim significa entregar mais de 20 mil produtos em até uma hora!

Neste artigo vamos mostrar dois exemplos da logística da Amazon para você aplicar em sua empresa. Confira:

 

A varejista pensa grande

Com o intuito de realizar entregas mais rapidamente, a Amazon firmou parcerias com empresas que fazem entregas aéreas. Tem experimentado meios de transporte diferentes, como bicicletas, drones, táxis, caminhões de entrega privados e até entrega pelo mar.

Para apoiar essa estrutura diversificada, a organização construiu armazéns que acomodam os inventários e preparam os pedidos. Dessa forma, ela atende às crescentes demandas com total flexibilidade.

A empresa faz entregas no mesmo dia

Que cliente não quer receber seus produtos com mais rapidez? Pensando nisso, a Amazon criou o serviço Amazon Fresh, que realiza entregas no mesmo dia. Claro que a empresa enfrenta problemas com custos de transporte e eventuais imprevistos.

Para contornar essas situações, a Amazon resolveu focar nas entregas de alimentos, o que trouxe novas oportunidades de vendas porque aumentou o volume de pedidos neste segmento. Ela também realiza entregas para seus parceiros comerciais. Flexibilidade é parte importante de sua estratégia!

Mesmo que tenha alcançado o patamar de referência mundial, a Amazon não deixa de seguir características importantes: coragem em inovar e ousadia ao aplicar as inovações. O fato é que a organização valoriza a logística e mostra que arriscar e aplicar as mudanças com o intuito de ampliar a qualidade ajuda a elevar os resultados em busca do sucesso.

Gostou deste artigo? Saiba mais sobre como funciona a logística de e-commerce da Amazon neste outro artigo em nosso blog.

 




COMPARTILHE:


←  VOLTAR