28 de novembro de 2017 | 

Saiba tudo sobre a armazenagem e distribuição de materiais

Um Centro de Distribuição é um espaço de armazenamento de produtos (matérias-primas ou itens finalizados) que conta com importantes processos, entre eles a armazenagem e a distribuição de materiais. Ele pode integrar um Condomínio Logístico, complexo que abriga diversas empresas, localizado em um ponto estratégico. Os custos com segurança e manutenção, demais serviços e a infraestrutura são compartilhados por diversas empresas.

Quem começa a trabalhar com a área Logística pode se confundir com alguns conceitos. Neste artigo, pretendemos explicar como são realizadas as etapas de armazenagem e distribuição de materiais para que você consiga escolher a melhor opção para centralizar os estoques, aumentar o controle do que está armazenado, atender demandas em épocas específicas do ano e reduzir custos.

Entenda como funciona a armazenagem e distribuição de materiais

Conforme surgem novos desafios no mercado atual, a eficiência e a agilidade nas operações logísticas são consideradas um grande diferencial competitivo.

A armazenagem e distribuição de materiais são dois processos fundamentais para as operações logísticas. Planejar e controlar esses procedimentos possibilita criar uma estratégia bem-sucedida, que traz excelentes resultados para a organização.

O conhecimento de cada etapa ajudará a escolher o melhor Centro de Distribuição para sua operação logística e entender como é o funcionamento interno. Por isso, detalhamos como cada processo é realizado. Confira a seguir:

Armazenagem

Para oferecer um bom armazenamento, existem cuidados básicos a ser seguidos:

  • Cada item deve ser identificado, codificado e ter um local específico demarcado para facilitar a localização;

 

  • Os produtos mais pesados ou de difícil manuseio devem ficar dispostos perto da entrada e da saída do armazém;

 

  • Materiais perigosos ou produtos químicos, por exemplo, devem ser cuidadosamente confinados;

 

  • O primeiro artigo que entrar no estoque deve ser o primeiro a sair, principalmente para itens perecíveis.

 

Distribuição

Na distribuição dos materiais, temos etapas chaves para que a quantidade de mercadorias seja disponibilizada corretamente.

  • A conferência das cargas após a expedição deve verificar a quantidade e o tipo de cada pedido com o intuito de evitar erros. Para isso, podemos usar leitores de código de barras.

 

  • A roteirização das entregas proporciona economia de combustível e tempo, diminuindo gastos com a manutenção do veículo de transporte.

 

  • O controle de frete proporciona o acesso a informações para a empresa negociar valores mais interessantes e condizentes com a operação logística.

 

  • O monitoramento e a análise de indicadores de desempenho logístico (KPIs) ajudam a avaliar e medir o nível de desempenho dos processos. São eles: tempo em trânsito, exatidão das notas de transporte, pontualidade das entregas e devoluções.

 

A gestão eficiente em um condomínio logístico leva em consideração diversos fatores que influenciam no andamento das atividades de cada centro de distribuição. Alguns critérios são a localização estratégica; a economia de tempo – já que todas as necessidades são atendidas no local; o espaço, melhor aproveitado; o oferecimento de infraestrutura completa; os custos compartilhados entre as operações; e a redução de gastos.

 

Mais informações sobre o assunto, você pode encontrar no nosso Blog e se você procura opções de Centros Logísticos para alugar, na Sanca Galpões você pode encontrar.




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