25 de fevereiro de 2020 | 

Qual é o principal objetivo da logística reversa?

Diminuir a quantidade de lixo jogado no meio ambiente é uma das metas da logística reversa, que envolve fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando esse artigo.

Que todo o processo logístico tem a tarefa constante de disponibilizar o produto certo ao cliente, no tempo e no lugar corretos pelo menor custo, não é novidade. Acontece que, com o consumo cada vez mais em alta, aumentou, também, o volume dos produtos e das matérias-primas descartados.

De olho nos efeitos nocivos que todo esse movimento causa para o meio ambiente, as empresas estão implantando o processo de logística reversa, ou logística inversa, para completar o ciclo, seja pelo reaproveitamento, seja pelo descarte desses produtos e matérias-primas.

O que é logística reversa?

A logística reversa surgiu a partir da necessidade de recolher os produtos após a venda ou o consumo, enviando-os de volta às empresas responsáveis por darem o destino adequado a cada um, uma vez encerrados os seus ciclos de vida.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa é um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Portanto, a logística reversa pós-consumo é responsável por retornar as mercadorias e embalagens após a utilização. Ela transporta, separa e destina os resíduos no sentido contrário, ou seja, do cliente final para as indústrias.

Quais são os benefícios da logística reversa?

Dentre os principais benefícios da logística reversa, destacam-se a melhoria na gestão dos resíduos, a transferência da responsabilidade para o setor privado, a redução dos custos com a matéria-prima– ao estimular o retorno das mercadorias às fábricas–, o aumento da eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade e o incentivo à melhoria ambiental.

A logística reversa é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois estuda e gerencia o descarte ou a reintegração dos subprodutos do processo produtivo. Ela traz grande vantagem competitiva, diminui os custos e melhora o serviço oferecido ao consumidor.

As empresas que adotam a prática da logística reversa agregam grande valor às suas imagens, já que assumem uma postura ecológica que atrai tanto os clientes como os consumidores finais. Além disso, oferece novas oportunidades de negócios, gera mais postos de trabalho e beneficia o meio em que está inserida.

Como funciona a logística reversa?

  • A logística reversa precisa ser entendida como um processo constante, que prima pela coleta otimizada. Para que isso aconteça, os resíduos devem estar centralizados em um único local. O primeiro passo é incentivar o cliente final a devolver o produto ou a embalagem que descartaria ao comerciante ou ao distribuidor.
  • Rota de coleta: a empresa deve adicionar uma rota de coleta à rota de entrega. Assim, os caminhões não voltam vazios para o depósito e ainda levam a mercadoria, ou parte dela, ao fabricante ou à importadora no processo de logística reversa.
  • Na sequência, o fabricante encaminha os itens para reúso, reciclagem ou descarte apropriado. Ele também pode firmar parcerias entre ONGs para viabilizar a coleta, o reaproveitamento ou a reciclagem, completando o ciclo.

Pontos importantes para as empresas se atentarem antes de implementar a prática da logística reversa:

1 – Elaborar um plano de resíduos sólidos, com ações bem definidas para todas as etapas.

2 – Avaliar as propostas das empresas que atuam nessa área, para definir as políticas relacionadas ao retorno das mercadorias.

3 – Investir na capacitação dos funcionários, para que entendam todo o processo e as suas participações nas etapas.

4 – Informar detalhadamente ao cliente sobre a prática, os benefícios e como deverá funcionar a logística reversa na prática.

Após implantar a logística reversa, é importante analisar o processo continuamente para aprimorá-lo e buscar mais lucratividade.

Gostou do artigo? Leia mais em www.sancagalpoes.com.br/blog




COMPARTILHE:


←  VOLTAR