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9 de junho de 2020 | comércio eletrônico logística técnico em logística
Atrasar entregas é um problema grave. Tanto que algumas pesquisas no e-commerce já mostram que a confiabilidade no cumprimento de prazos tem mais peso para o consumidor do que os preços dos produtos adquiridos. Por isso, geralmente indica-se que o empresário ofereça um prazo maior às entregas para não correr o risco de não conseguir realizá-las.
Não é difícil encontrar consumidores que se lembram mais do tempo que o produto demorou para chegar em suas mãos do que o valor pago por ele. Apesar de considerar o custo na hora da compra, a agilidade na entrega e o relacionamento interativo ainda fazem a diferença em qualquer negócio, garantindo a fidelidade do cliente.
Alternativas de sucesso
Entre as alternativas para melhorar a administração e a agilidade na entrega, estão soluções como os softwares que gerenciam a programação das vendas, otimizando cada etapa do serviço. Essas ferramentas informatizadas garantem as informações essenciais, automatizam tarefas e possibilitam que a gestão seja mais eficaz. Para completar, os sistemas de gestão realocam os recursos humanos disponíveis para as funções mais estratégicas.
Aprimorar o nível de serviço também é importante para ganhar mais agilidade na entrega. Para isso é necessário medir sempre o desempenho da logística e buscar melhorias. A capacitação dos colaboradores merece destaque: é necessário que entendam a relevância de atender bem o cliente e que a empresa, por sua vez, cuide do desenvolvimento de seus funcionários.
1 – Planejamento e ação
Para evitar o excesso ou a falta de produtos em estoque, deve-se utilizar o planejamento, que proporciona o equilíbrio a partir de uma gestão eficiente de compra e venda. Utilizar a base de dados para que a disponibilidade de produtos acompanhe a demanda, evitando faltas, atrasos e desperdícios, permite alcançar a agilidade na entrega.
Outro ponto relevante é que a separação de pedidos não pode atrasar as encomendas. Os itens com maior saída devem ser armazenados de modo a otimizar a retirada, e a reposição deve ser bem feita. No caso do delivery, a empresa precisa manter sempre em estoque as mercadorias de maior giro.
2 – Entregas na rota certa
Desenvolver planos estratégicos que garantem processos mais enxutos e de qualidade em todos os pontos da operação é imprescindível para a agilidade na entrega. É preciso oferecer suporte adequado à equipe e deixá-la sempre alinhada com as decisões.
Recebimentos e despachos devem ser feitos com cuidado para manter a integridade de cada produto. É necessário observar as especificidades de cada item e garantir que sejam manuseados da maneira correta. Para completar, a roteirização diminui os erros e os custos da operação. O agendamento de rotas da semana, além de reduzir a rodagem geral, otimiza o planejamento.
3 – Cumprir prazos é essencial
Ao concluir a compra online, o consumidor fica na expectativa para receber o produto em casa. A encomenda deve chegar até o dia estimado e, para isso, a logística interna deve ser bem organizada. Todas as etapas desde a separação do pedido vão colaborar para que se obtenha maior agilidade na entrega.
Cumprir os prazos acordados é muito importante e a atenção deve ser redobrada nas promoções. A equipe interna deve estar preparada para cumprir o que foi prometido ao cliente frente ao número de pedidos que aumenta consideravelmente.
4 – Várias opções de frete
Quem vende online deve oferecer aos clientes mais de uma opção de frete com prazos diferenciados. Disponibilizar uma entrega mais ágil e outra mais longa, de acordo com os valores cobrados por cada uma delas, por exemplo, é uma boa mensagem da empresa para o consumidor.
5 – Tecnologia é aliada
Investir em sistemas integrados que garantem o controle de estoque, o monitoramento das atividades e o atendimento aos consumidores é uma decisão acertada para conseguir mais agilidade na entrega. A tecnologia pode ser utilizada para rastrear cargas em tempo real, monitorar as rotas dos veículos e resolver problemas, reduzir o tempo no ciclo de pedidos, melhorar o relacionamento com os clientes, entre outras atividades.
6 – Parcerias de sucesso
Com tantas ofertas de prestação de serviços, contar com parcerias de algumas empresas pode fazer a diferença. Buscar sempre alternativas e fortalecer as que já existem é o melhor caminho para garantir mais agilidade na entrega. Ser transparente e analisar o histórico dos parceiros é essencial. Negociar pessoalmente pode ser o “pulo do gato” nessa história.
7 – Terceirizar é prática
Delegar a outra empresa o desenvolvimento de algumas atividades é uma prática comum na logística. Um bom exemplo é a terceirização de galpões logísticos para melhorar a distribuição e diminuir a distância até os clientes. Esses galpões terceirizados otimizam a armazenagem, colaboram na redução de custos e melhoram a qualidade dos serviços prestados. Todos esses fatores contribuem para uma maior agilidade na entrega das mercadorias.
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