13 de agosto de 2019 | 

Quais são as principais atividades de apoio da logística

Atividades de apoio são consideradas como suporte essencial para o atendimento das demandas e garantem uma logística eficiente.

A logística pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Que o digam as atividades de comércio eletrônico! Quando bem-sucedida, a logística agrega valor aos produtos e serviços, tornando-se um grande diferencial de mercado na medida em que colabora para experiências de compra cada vez melhores.

Engana-se quem pensa, no entanto, que logística tem a ver apenas com o transporte de mercadorias. A palavra, cuja origem remonta aos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, serviu para identificar os complexos esquemas de transporte e armazenamento de armas e suprimentos, bem como as formas de distribuição.

Hoje, a logística é uma área da administração que garante o ciclo da mercadoria e o cumprimento dos prazos. Mais que isso: ela é responsável pelo transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias com base em planejamento, execução e controle eficientes, sempre pelo menor custo.

Para compreender melhor a cadeia logística, é preciso destacar, primeiramente, suas atividades primárias, que são de grande importância para o bom resultado da operação. Elas formam um ciclo crítico merecedor de muita atenção, pois representam a maior parcela do custo total da logística, e são essenciais tanto para a coordenação quanto para o cumprimento da tarefa. São elas: transporte, manutenção de estoque e processamento de pedidos.

Mas, tão importantes quanto as atividade primárias, são as atividades de apoio da logística, que dão suporte indispensável para o bom atendimento das demandas. São elas:

    • Armazenagem – essa atividade de apoio diz respeito à administração do espaço necessário para manter os estoques, visando à otimização. Aborda questões relacionadas à localização, ao dimensionamento de área, à configuração do armazém. Ela gerencia o fluxo dos materiais e das informações e é vital para a competitividade, reduzindo custos e desperdícios. O papel da armazenagem é considerado estratégico. Logo, não é difícil concluir que optar por centros logísticos com galpões moduláveis colabora para criar mais valor para os clientes. A Sanca Galpões disponibiliza essas estruturas de armazenagem, instaladas em áreas próximas às rodovias, para possibilitar fácil acesso a vários modais de transporte.
    • Manuseio de materiais – trata-se da movimentação de produtos no local da armazenagem e compreende a entrada da mercadoria até o local onde ficará armazenada e a movimentação até o local em que será despachada. Vale ressaltar que os produtos devem passar pela menor quantidade de movimentações possível, para que a atividade gere o menor custo. Para isso, é imprescindível que a localização seja planejada. Os galpões moduláveis da Sanca Galpões têm pé-direito livre de 12 metros, piso em concreto nivelado a laser e docas com plataforma niveladora.
    • Embalagem de proteção – garante a integridade da mercadoria. A boa prática logística utiliza embalagens que possibilitam a movimentação sem danos e otimizam a atividade com a ocupação máxima do espaço. Além disso, deve observar a ergonomia e as condições para acoplagem em equipamentos. Os centros logísticos da Sanca Galpões também colaboram para manter as boas condições da mercadoria, pois apresentam cobertura metálica e isolamento termoacústico.
    • Obtenção – essa atividade de apoio à logística cuida do fluxo de entrada dos produtos, deixando-os disponíveis para o sistema. É considerada fundamental no que diz respeito aos custos de aquisição e estoque, que podem impactar a margem. Ela busca planejar e programar as quantidades de mercadoria a serem adquiridas, avaliar fornecedores e acompanhar a entrega, mantendo os níveis de serviço elevados e evitando rupturas no estoque. É diferente da atividade de compras, por exemplo, que envolve negociação.
    • Programação do produto – engloba as ações presentes na distribuição da mercadoria e no fluxo de saída, observando as necessidades. A atividade analisa a previsão de mercado para cada produto, as quantidades em estoque, e define as quantidades a serem produzidas, quando e onde deve acontecer, geralmente com a ajuda de sistemas informatizados.
    • Manutenção da informação – a informação é essencial para a tomada de decisões. Por isso, essa atividade cuida da base de dados para o planejamento e o controle da logística com informações sobre volume de vendas, níveis de estoque, custos de atividades primárias, concorrência, entre outras.

Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.

*A Sanca Galpões disponibiliza galpões para locação em centros logísticos estrategicamente localizados, em condomínios com estrutura completa, segurança, e a vantagem de despesas rateadas.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR