1 de outubro de 2019 | 

Quais os principais objetivos da armazenagem?

Abrigar o estoque com segurança, adquirir mais agilidade no fluxo de produtos para a expedição e reduzir custos incentivam o uso da armazenagem.

A armazenagem envolve ações que contemplam planejamento, verificação da área e análise das características dos produtos que serão armazenados até o desenvolvimento das operações cujo objetivo é receber e manter mercadorias estocadas adequadamente, realizando a expedição conforme demanda.

A armazenagem é, portanto, diferente da estocagem, atividade responsável pela guarda ordenada de todos os itens no armazém, seguindo uma ordem de prioridade de uso ou saída. Trata-se de um conjunto de atividades formado por recebimento, estocagem e distribuição, com funções que vão desde a recepção, descarga, arrumação e conservação de matérias-primas e produtos acabados ou semiacabados até o carregamento e a expedição. A atividade pode ser temporária ou permanente.

Quanto à movimentação de produtos, na armazenagem ela pode ser manual, mecanizada ou automatizada. A forma manual utiliza a força humana e, em algumas situações, conta com o auxílio de máquinas. A mecanizada é uma operação realizada com equipamentos, e a automatizada é feita por computadores.

Vale ressaltar que cada atividade na armazenagem deve ser complementar, possibilitando a correta movimentação e o armazenamento adequado dos produtos. Se garantir a redução de custos e a quantidade adequada de itens em estoque para atender o cliente, melhor ainda!

Os principais objetivos da armazenagem são:

  • abrigar mercadorias adequadamente, respeitando suas peculiaridades;
  • otimizar o uso do espaço com as estruturas e técnicas apropriadas;
  • maximizar o giro do estoque e o acesso às mercadorias;
  • otimizar a mão de obra, facilitando as condições de trabalho com atividades integradas e o uso de tecnologia e de equipamentos;
  • maximizar o controle de perdas e avarias dos itens;
  • reduzir custos com transporte, produção e estocagem;
  • coordenar a movimentação de suprimentos e a demanda, facilitando o fluxo de itens;
  • disponibilizar produtos para entrega rápida, gerando melhoria nas vendas;
  • manter os produtos em localização estratégica, próxima de rodovias e modais de transporte;
  • controlar e gerenciar o material guardado, facilitando o inventário.

Com relação às cargas, a armazenagem possibilita:

  • a consolidação, pela capacidade do galpão em receber produtos de diversos fornecedores e enviá-los ao cliente em entrega única;
  • o cross-docking, com áreas de carregamento e plataformas que permitem mais eficiência na operação;
  • a facilidade para operações de break-bulk, recebendo quantidades do fornecedor fracionadas para atender clientes variados.

Em suma, a armazenagem é importante para o bom andamento das operações logísticas e de distribuição, pois permite à empresa contar com uma estrutura completa e adequada aos produtos que entrega. Ela torna essas operações mais eficientes, em um cenário com produtividade em alta e com erros e custos em baixa. O resultado é o melhor desempenho financeiro e a satisfação do cliente com a redução do tempo de entrega do produto escolhido.

Contar com galpões em centros logísticos estrategicamente localizados pode fazer a diferença em termos de competitividade da empresa no mercado. A Sanca Galpões dispõe de unidades moduladas para locação com toda a infraestrutura e segurança de um condomínio somadas à vantagem das despesas rateadas. Com pé-direito livre de 12 metros, os galpões têm piso em concreto nivelado a laser, docas com plataforma niveladora e cobertura metálica com isolamento termoacústico, entre outros benefícios.

Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR