17 de março de 2020 | 

Prime Now, da Amazon

Pacote Amazon Prime, com entregas mais rápidas, exigiu mudanças na logística norte-americana da companhia e chega ao Brasil após instalação de centro de distribuição estrategicamente localizado. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

O Amazon Prime é um pacote de benefícios para associados da gigante do varejo que tem colaborado para o sucesso crescente da companhia de Jeff Bezos, realizando entregas em até 48 horas. Ampliando a oferta de entregas rápidas, a empresa criou o Amazon Prime Now, que deixa o produto na porta do cliente em até duas horas!

Para os clientes Amazon Prime, segmento que funciona mediante o pagamento de anuidade com desconto ou mensalidade, as vantagens do serviço incluem: remessa gratuita de um dia, ou para o mesmo dia, em códigos postais qualificados; armazenamento ilimitado de fotos e acesso a filmes e programas de TV premiados; mais de um milhão de músicas e centenas de listas de reprodução; e acesso antecipado às ofertas-relâmpago e aos mais diversos livros.

No Amazon Prime Now, há um valor preestabelecido para a compra mínima e uma taxa para quem fica abaixo dele, bem como para entregas em uma hora ou de apenas alguns itens. O serviço contempla a maioria das cidades, as áreas metropolitanas dos Estados Unidos, e ainda avança para outros locais, conforme cresce em popularidade.

São milhares de itens disponíveis para o Amazon Prime Now, incluindo alimentos entregues diariamente pelos próprios funcionários do serviço, das 6h da manhã à meia-noite.

Os dispositivos móveis têm papel importante no Amazon Prime Now: o cliente pode pedir pelo aplicativo, disponível para iOS e Android, ou pelo site e optar por dar gorjeta ao entregador acompanhando o pedido, como acontece na maioria dos aplicativos de entrega.

Como funciona a logística da Amazon?

Para levar as mercadorias até os clientes, a Amazon dependia, até 2013, de transportadoras como United Parcel Service (UPS) e FedEx (FDX). Mas, como os atrasos eram constantes, a empresa passou a experimentar outras opções logísticas, como frota própria de caminhões e aviões e criação de centros de triagem mais próximos dos consumidores.

Ao iniciar as entregas mais rápidas, a Amazon fez parcerias com empresas de transporte aéreo e vem experimentando outros meios, como táxis, bicicletas e drones. Além disso, começou a usar caminhões de entrega privada, serviço de frete marítimo, e já construiu grande número de armazéns para estoque e manipulação de produtos.

O serviço Amazon Prime deixou os clientes acostumados com a rapidez na entrega, e as assinaturas cresceram significativamente. No início, a empresa perdeu dinheiro pelos altos preços dos envios expressos. Mas, aos poucos, a operação foi sendo aprimorada, juntando vários itens do mesmo consumidor em uma única caixa, o que significou economia no transporte.

Amazon Prime no Brasil

Em setembro do ano passado, a Amazon anunciou a chegada do serviço Prime ao Brasil. Com frete gratuito ilimitado, o usuário paga uma taxa única mensal ou anual e, além das entregas, terá acesso a uma série de serviços focados em entretenimento.

Assim, associados Amazon Prime em mais de 90 cidades brasileiras, incluindo as áreas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, capitais e principais cidades do Sul e Sudeste, terão frete gratuito e ilimitado a partir de dois dias úteis. Esse frete somente será válido para os produtos que estiverem no centro de distribuição do Brasil. Para as demais regiões, o Prime também oferecerá entrega com frete grátis (e sem limites), mas com prazos a partir de três dias úteis.

O Amazon Prime chega ao Brasil quase um ano depois da abertura do CD de Cajamar, região metropolitana de São Paulo, seu primeiro centro de distribuição próprio para atender a demanda.

A instalação do CD na região do Rodoanel se mostrou muito conveniente, pois facilita o acesso, principalmente, aos aeroportos. E é provável que a companhia abra mais centros de distribuição em outras regiões do Brasil. Além disso, a Amazon firmou parcerias entre diversas empresas de entrega espalhadas pelo país e assim pretende manter a média de 98% das entregas feitas no prazo.

Na mesma época da abertura do CD, a gigante do varejo começou a trabalhar em um projeto de logística para transporte de mercadorias no Brasil em parceria com uma startup de caminhões. Afinal, as dificuldades com os sistemas de transporte no Brasil, feitos quase que exclusivamente por caminhões, se concentram em estradas sem pavimentação e nos assaltos frequentes. A ideia é usar caminhões à prova de balas para entregar produtos de alto valor, incluindo eletrônicos, com a implementação de novas tecnologias para evitar atrasos.

Para a Amazon, o futuro das compras será: “O que você quiser, na hora em que quiser, onde quiser, com a rapidez que quiser”. Atitudes ousadas, como a entrega mais rápida do Prime, farão a companhia expandir as vendas, gerando pedidos que compensam os investimentos.

A gigante também tem chamado a atenção de outras empresas como uma alternativa de transporte e já oferece entregas para os seus parceiros comerciais, que representam mais de 40% das suas vendas.

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