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11 de dezembro de 2018 | galpão logístico
As palavras rapidez e eficiência nunca tiveram significado tão forte como quando se referem à logística do setor automotivo.
Afinal, comprometer uma linha de montagem é algo tão sério que apavora tanto fornecedores quanto montadoras. Juntos, eles logo vislumbram o caos do efeito em cascata, que invariavelmente atinge o cliente final.
O pesadelo tem nome e se chama efeito borboleta. Uma pequena mudança em algum ponto da cadeia de suprimentos pode gerar consequências impactantes para todo o negócio, como perda de clientes, prejuízos na reputação da marca e lucratividade prejudicada em bilhões de dólares. Por isso, investir em soluções para evitar esse efeito é atividade constante em empresas do setor.
A recente greve dos caminhoneiros, que prejudicou enormemente a distribuição de peças automotivas, é um bom exemplo para demonstrar o que pode acontecer e a fragilidade, ainda presente, nas questões que envolvem o transporte de produtos para outros setores e o próprio setor automotivo no país.
O setor automotivo, em especial, tem o dinamismo como característica principal. Com clientes muito exigentes, ele, agora, trabalha sob demanda, e não mais por capacidade de produção. O setor movimenta itens de alto valor agregado e em grande quantidade nos diferentes níveis da cadeia de abastecimento, tem uma indústria que gera, diariamente, R$ 250 milhões em impostos e não pode parar. Como é possível evitar problemas na logística desse setor?
Primeiramente, é interessante destacar que o setor automotivo conta com fornecedores especializados em disponibilizar insumos para a produção com prazos de entrega apertados. Eles estão estabelecidos em diferentes locais e utilizam o menor nível de estoque possível. Por isso, mantêm ativo um grande fluxo operacional e de informações e dependem de centros logísticos para abastecimento.
Aos operadores logísticos cabe, portanto, a tarefa de fechar a equação, disponibilizando as melhores rotas e a melhor relação custo x benefício para fazer a entrega corretamente, no tempo certo. Para atender o setor automotivo, eles também precisam fornecer serviços inteligentes e sistemas avançados de tecnologia. O objetivo é garantir o armazenamento, conferir extrema agilidade à operação e adaptar-se à produção. Afinal, ninguém quer arcar com pesadas multas por causar transtornos na produção desse setor.
Vale ressaltar que as parcerias são fundamentais para o sucesso das operações logísticas do setor automotivo, principalmente as que são realizadas entre operadores logísticos e transportadoras. O foco é a redução do tempo de entrega, e para isso devem ser consideradas características importantes, como agilidade e eficiência full time nas operações, proximidade com o cliente, localização estratégica, excelência em gestão de estoque, rastreabilidade, segurança, gerenciamento de riscos, informações precisas e controladas, entre outras. Essas opções, que oferecem rapidez e eficiência, contribuem para que a logística do setor automotivo se aperfeiçoe cada vez mais. As tendências, agora, apontam para a concentração das operações em um único parceiro, que tenha capacidade de integrar todas as pontas da cadeia logística e controlar os custos. Outra tendência diz respeito à personalização das soluções adaptadas ao setor automotivo, integradas, intermodais, buscando compreender em detalhes a demanda do cliente, sempre mantendo a melhor relação com os custos rumo a um melhor diferencial perante a concorrência.
Resta agora, para a logística em geral, aguardar as mudanças que podem vir a partir de 2019 com relação ao transporte de cargas no país. É certo que a intermodalidade pode trazer bons resultados, otimizando rotas e custos. A definição de uma política nacional de transporte, que venha para simplificar processos, também deve ajudar, assim como um planejamento para aumentar a segurança nas estradas. Vamos acompanhar!
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