18 de abril de 2019 | 

Para que serve a logística

A maioria das empresas busca agilidade nos processos para atender às expectativas dos clientes. Elas sabem para que serve a logística.

Em tempos de concorrência acirrada, a palavra “logística” nunca foi tão valorizada pelas empresas que buscam agilidade, assertividade e redução de custos tanto na produção como no armazenamento, na distribuição e nos transportes. O objetivo, sempre, é atender às expectativas dos clientes e garantir o sucesso comercial. Embora já tenhamos abordado o tema logística de várias maneiras, neste artigo vamos mostrar para que serve a logística, esclarecer o significado da palavra e destacar suas funcionalidades.

A palavra “logística” vem do francês loger, cujo sentido é acolher, alojar. A palavra “logística” passou a ser utilizada pelos militares durante as guerras para movimentar seus exércitos e abastecê-los com suprimentos e armas, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Dos campos de batalha, a logística passou a ser usada pelas empresas na batalha diária pelos lucros ao atender a demanda justamente das perdas ocasionadas pela guerra.

Há três décadas, no entanto, a logística foi abraçada mais fortemente pelo ramo empresarial, em razão da complexidade gerada pela demanda globalizada, e ganhou estudo mais apurado de atividades para reduzir custos e prazos, melhorar a qualidade das entregas e agilizar os retornos de produtos danificados e materiais a serem reaproveitados ou descartados pelas empresas.

Para ficar mais claro, explicamos em três tópicos para que serve a logística:

Para que serve a logística?

A logística serve para planejar, organizar e administrar a entrada de produtos e/ou materiais, bem como armazenar, fazer circular (via terrestre, aérea e marítima) e distribuir esses produtos. A logística tem o desafio de criar mecanismos para que os produtos sejam entregues no destino final em boas condições, no tempo mais curto possível, a custos reduzidos. Ela serve, ainda, para integrar departamentos e estreitar o relacionamento da empresa com os fornecedores.

Para que serve a logística de distribuição?

A logística de distribuição é a área da logística mais próxima do cliente, a que tem realmente contato com ele na hora da entrega. Serve para retirar o produto do estoque ou do centro de distribuição, colocá-lo em caminhão integrado a um sistema que busca as melhores rotas e realizar a entrega ao cliente. Em outras palavras, a logística de distribuição disponibiliza a quantidade de mercadoria certa no lugar certo e na hora certa. Nessa oportunidade, a imagem da empresa está representada pelo profissional responsável pelo transporte das mercadorias.

Para que serve a logística reversa?

A logística reversa serve para viabilizar a coleta e a restituição de produtos e materiais e está diretamente ligada à preservação ambiental. Além disso, a logística reversa ajuda também na previsão de estoque, desde que se faça auditoria diária em cada recebimento de mercadoria com informações relevantes, como a conferência do pedido, o modo como foi realizada a entrega, qual a quantidade e qualidade dos produtos entregues. A logística reversa também pode ser aplicada em setores de locação de materiais, pois serve para receber os produtos de volta para a próxima locação.

Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.

A Sanca Galpões disponibiliza galpões para locação em centros logísticos estrategicamente localizados, com infraestrutura completa, segurança de um condomínio e a vantagem das despesas rateadas. Os galpões são modulados, têm pé-direito livre de 12 metros, piso em concreto nivelado a laser, docas com plataforma niveladora e cobertura metálica com isolamento termoacústico.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR