9 de abril de 2019 | 

O que faz um técnico em logística

Com um papel de extrema importância nas empresas, o profissional técnico em logística é bastante requisitado por essa área estratégica.

A logística vem evoluindo muito a cada dia e compreende atividades que envolvem desde a matéria-prima até a chegada do produto final nas mãos do consumidor. Ela tem por objetivo entregar o produto certo no lugar certo e no menor tempo e custo possíveis. Para agilizar as operações, esse ramo conta com o apoio de vários profissionais, entre eles o do técnico em logística.

Atualmente, os maiores empregadores do técnico em logística são as indústrias, os distribuidores e as empresas atacadistas. No entanto, qualquer organização de médio e grande portes já demanda a atuação desses profissionais para integrar os setores e otimizar os custos da empresa.

O que faz um técnico em logística?

O técnico em logística é o responsável pela administração, pelo controle de materiais e pelos recursos de uma empresa. Ele contabiliza suprimentos e equipamentos para inventários e cuida tanto do estoque quanto da otimização da armazenagem, fazendo com que o fluxo de mercadorias aconteça de forma mais ágil, rápida, e com os custos reduzidos. Ele também planeja o transporte e a distribuição entre as fábricas, os centros de distribuição e varejo, auxilia nos contratos com os fornecedores e nas negociações. Além disso, pode implementar procedimentos de higiene e qualidade.

Que outras habilidades deve ter o técnico em logística?

O técnico em logística deve ter habilidades com softwares de gestão, saber executar cálculos matemáticos simples, ter conhecimentos em informática e em outros idiomas, dirigir e operar empilhadeiras e caminhão comercial, entre outras.

Qual deve ser o perfil do técnico em logística?

Ele deve trabalhar bem em equipe, ser proativo, ter disponibilidade para viajar.

Onde pode atuar o técnico em logística?

O técnico em logística pode atuar em fábricas, canais de distribuição, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

Para se tornar um técnico em logística, o que é necessário?

É necessário um curso técnico com carga horária mínima de 800 horas, realizado no período de um ano e meio ou dois anos. A maioria dos cursos também exige que o aluno realize alguns estágios para receber o diploma com formação, que equivale ao nível médio.

Já o Curso Superior Tecnólogo (CST) em Logística oferece diploma de nível superior, permitindo que o aluno faça uma pós-graduação no fim, caso tenha interesse. Nesse caso, o profissional pode exercer cargos de gestão e supervisão, considerados de nível mais elevado pelas empresas.

O que ensina o curso técnico em logística?

O curso técnico em logística de nível médio capacita os estudantes para serem profissionais que lidam diariamente com grandes responsabilidades dentro da organização. Entre as matérias abordadas, em geral, estão: Estimativa de Custos Logísticos; Legislação e Tributação de Logística; Procedimentos de Qualidade e Segurança do Trabalho; Bancos de Dados de Sistemas para Rastrear, Armazenar e Analisar Dados Logísticos; Aquisição de Suprimentos e Materiais; Gerenciamento de Pessoas e Veículos da Organização; Gerenciamento de Inventário; Recebimento, Montagem, Embalagem e Envio de Pacotes.

Qual é o salário de um técnico em logística?

O salário desse profissional vai depender do porte da empresa e da carga com a qual ele deve lidar diariamente. As indústrias de eletrônicos, alimentos e medicamentos tendem a oferecer salários mais atrativos.

Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR