16 de abril de 2019 | 

O que faz um profissional de logística

Com o reaquecimento da economia, o profissional de logística vem sendo muito valorizado e procurado no mercado de trabalho. Encontrar essa mão de obra especializada, no entanto, tem sido um grande desafio para as empresas.

A logística evoluiu muito! De área apenas operacional passou a ser parte fundamental do planejamento estratégico das empresas. Não é sem motivo, portanto, que o profissional de logística está entre os mais procurados no mercado. Suas habilidades vão muito além do conhecimento técnico.

A função está longe de ser simples. Ela exige eficiência para as atividades, capacidade para reduzir custos e tempo e busca pela melhoria contínua. Afinal, a área de logística ainda representa a chave para as empresas se manterem no mercado, proporcionando ao cliente uma boa experiência de compra ao receber o produto certo na hora e no local certos.

Vamos conhecer mais sobre essa profissão?

O que faz o profissional de logística?

O profissional de logística administra materiais e recursos utilizados pela empresa. Ele cuida de armazenagem, estoque, embalagem, distribuição, pedidos e transporte. Em suma, de todo o fluxo de materiais, desde o controle de estoque e matéria-prima até a distribuição e transporte dos produtos para os clientes. Cabe a ele, também, sempre integrar os departamentos e otimizar custos.

Qual é o melhor perfil para essa atividade?

O profissional de logística deve se interessar por toda a cadeia de produção da empresa, pela visão estratégica dos processos e pela tecnologia. Liderança, raciocínio lógico e conhecimentos sobre gestão são habilidades necessárias para o desempenho dessa atividade. Além disso, ele precisa ser flexível, organizado, dinâmico e estar disposto a trabalhar em horários alternativos.

Que formação deve ter o profissional de logística?

Esses profissionais, geralmente, são formados em Administração, Economia e Engenharia. Há cursos de bacharelado para os interessados e a graduação tecnológica – uma formação superior mais curta, cursada em dois anos, que pode ser acompanhada presencialmente ou a distância. Entre as matérias abordadas na formação superior do profissional de logística estão: gestão da cadeia de suprimentos, de estoques e armazenagem, de operações e serviços, de pessoas, de transportes e infraestrutura, de cadeias de alto desempenho, financeira e mercadológica. Outras matérias que também merecem destaque abordam previsão de demanda, planejamento de vendas e operações, sistemas de distribuição e de informação.

Quais as áreas de atuação do profissional de logística?

O profissional de logística pode atuar no comércio, na indústria e no agronegócio. Pode trabalhar no gerenciamento da cadeia de suprimentos, cuidando da integração entre fornecedores e empresas, no gerenciamento de estoque e de transporte. Além disso, há espaço para essa atividade em portos, aeroportos, empresas ferroviárias, centros de distribuição, terminais de cargas e transportadoras.

Qual é o salário do profissional de logística?

Como em qualquer profissão, os ganhos variam de acordo com a região, o porte da empresa e a especialização e experiência desse profissional. Há diferenças de salários para os formados em Administração, Economia e tecnólogos, que recebem, em média, de 2 a 4 salários mínimos em relação aos graduados em Engenharia, cujos ganhos ficam entre 6 e 8 salários mínimos.

Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.

A Sanca Galpões disponibiliza galpões para locação em centros logísticos estrategicamente localizados, com toda a infraestrutura, segurança e a vantagem de despesas rateadas em sistema de condomínio.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR