Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
25 de junho de 2019 | logística
Considerada uma área da Administração, a logística empresarial tem função integrada nas empresas visando atender bem o cliente pelo menor custo.
A origem da logística remonta às guerras, à necessidade de transporte, de armazenagem e de distribuição de alimentos, munição e armas para os soldados que se encontravam distantes. Durante muito tempo ela esteve associada às operações militares, definindo, com sua eficiência – ou a falta dela –, vencedores e perdedores. Afinal, era fundamental percorrer grandes distâncias no menor tempo possível.
No entanto, muita água passou por debaixo da ponte antes que o conceito migrasse para operações relacionadas à indústria e ao comércio e os profissionais começassem a estudar passos importantes, como planejamento, organização e controle, associados às operações de armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços, transformando-a naquilo que, hoje, se chama logística empresarial. Ela surgiu da necessidade de melhorar a qualidade global da operação, visando a boa experiência do cliente e a redução de custos.
Ao organizar os processos de produção, que tiveram o grau de complexidade aumentado pela globalização, a logística empresarial passou a ser considerada uma área da Administração, trazendo soluções para melhorar as operações, aumentar a eficiência e, por consequência, a oferta e a demanda, tornando a empresa mais competitiva no mercado.
Dentre as atividades essenciais da logística empresarial, destacam-se: aquisição, movimentação, armazenagem e entregas. E, apesar de serem atividades executadas desde longa data, a definição de logística empresarial como função integrada de uma organização é conceito relativamente novo.
Essa integração está justamente em planejar e coordenar os processos que configuram o caminho que um produto percorre até chegar ao cliente, com o objetivo de alcançar a otimização e assegurar maior rentabilidade.
Dessa forma, é grande o valor agregado que a logística empresarial eficiente traz para o produto oferecido. Afinal, rapidez, atenção e pontualidade na entrega fazem parte de como o cliente enxerga a marca e o conteúdo da compra, contribuindo para sua satisfação.
Como não se gerencia o que não se mede, informação e comunicação são fundamentais na logística empresarial. Manter um registro minucioso das principais métricas do negócio e acompanhá-las bem de perto ajuda a entender onde a empresa está acertando ou errando e como pode aperfeiçoar cada passo do processo produtivo.
Quanto mais complexa a atividade e o ramo em que a empresa atua, maior será a necessidade de coordenar, de maneira mais sistêmica, o processo de produção e a cadeia de abastecimento de um pedido. Com isso, passa a ser ainda maior a necessidade de se pensar na logística empresarial.
Para uma logística empresarial ser eficiente, no entanto, é fundamental levar em conta que: a cadeia de abastecimento envolve fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes, que precisam ser gerenciados de forma estratégica; quanto melhor a previsão de demanda, melhor será a oferta; investir na relação com bons fornecedores ajuda nas negociações e garante entregas melhores; uma boa gestão de estoque requer planejamento e análise; escolher bem a transportadora evita transtornos; a logística reversa é obrigatória e pode trazer muitos ganhos para a empresa.
Nesse sentido, profissionais com visão abrangente em relação às características das empresas e às alternativas para facilitar os processos diários, trazer ganho de tempo e redução dos custos vêm adotando a logística empresarial e conquistando expressivos resultados em carreiras bem-sucedidas.
Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.