23 de novembro de 2017 | 

O que é logística e porque é tão importante

As organizações definem Logística como o gerenciamento dos fluxos de produtos com o objetivo de satisfazer as demandas dos clientes. Já os clientes entendem que Logística é o setor responsável por tornar os produtos disponíveis nos locais certos, sempre que necessário. Na verdade, ela vai muito além disso.

A palavra Logística tem a mesma raiz da palavra lógica (logos) e é originária do idioma grego. Significa “habilidades de cálculo e raciocínio lógico”. Atualmente, Logística é a área da administração de empresas responsável por uma série de ações que garantem rapidamente a chegada dos produtos em perfeito estado ao consumidor, desde a confecção com matérias-primas até a produção, a armazenagem e a distribuição.

 

Entenda a importância da Logística

A importância da Logística está na eficiência dos processos que ela proporciona, como a acurácia, o cumprimento de prazos de entrega, a redução de custos e a personalização dos serviços. Como diversas situações podem atrapalhar uma operação, contar com a gestão Logística atende às necessidades dos clientes quando precisam de uma resposta rápida na resolução de problemas.

O bom planejamento na distribuição dos produtos também é outra vantagem, pois fomenta a economia e o uso inteligente dos recursos. Esta não é apenas uma área responsável por movimentar materiais, pois impacta na administração financeira de cada processo e na tomada de decisões estratégicas.

 

Tipos de gestão logística

Há quatro tipos de subdivisões distintas que atendem a diferentes aspectos da cadeia de suprimentos. Quando combinados, podem ser chamados de Logística Integrada. Confira:

Produção

Esta subdivisão é responsável por garantir os custos minimizados no processo de produção, a acurácia e a qualidade maximizada. Trata do controle dos materiais, da mão de obra qualificada e de todo o processo produtivo. Começa pela previsão da demanda, para calcular e estimar a produção mais adequada em função dos clientes.

Abastecimento

Envolve todas as questões referentes ao abastecimento de matérias-primas e recursos necessários na etapa de produção. O objetivo é que a entrega destes materiais aconteça no prazo certo e em perfeito estado.

Distribuição

É responsável por todas as ações necessárias para garantir que a mercadoria chegue ao seu destino na data e hora previstas, no menor tempo possível e com redução de custo. Seu principal objetivo é disponibilizar a quantidade certa de itens no momento e lugar corretos. Atrasos na entrega contribuem para a perda da venda e do cliente.

Logística reversa

Está intimamente ligada às questões ambientais e começa no sentido inverso ao da Logística convencional, pois parte do ponto de consumo final e vai até o da produção. Procura meios mais eficazes para recolher os resíduos deixados nas demais subdivisões.

 

Operacionalmente, a Logística tem a missão de gerenciar os recursos, as pessoas e todas as informações relacionadas à movimentação de materiais. Externamente, esta movimentação se refere à entrega das matérias-primas e dos produtos finalizados até o cliente.

Se você quer entender ainda mais sobre logística e conhecer os principais requisitos de um centro de distribuição, faça o download do nosso E-book Gratuito, clicando neste link.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR