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21 de maio de 2019 | galpão logístico
O lead time em logística é um indicador importante para mensurar o crescimento da empresa.
A média do tempo de entrega do e-commerce no Brasil é de 12 dias, segundo apontam as pesquisas. Só que uma entrega pode levar muito mais que 30 dias para ser realizada. Se, de um lado, o desafio das empresas é diminuir esse prazo otimizando processos logísticos, de outro está o consumidor, que não hesita em escolher quem entrega suas compras realizadas no menor tempo possível.
Logo, quanto mais a empresa contar com a análise de informações e indicativos de performance, mais perto estará do objetivo de atender bem o cliente e fidelizá-lo com uma boa experiência de compra. E é aí que entra o conceito de lead time em logística.
O que é lead time em logística?
Lead time em logística é o tempo de espera, ou seja, o período para conduzir todo o ciclo de produção, desde o pedido até a entrega efetiva. Em outras palavras, é o tempo de aprovisionamento, o período entre o início de uma atividade e o seu término. A definição mais convencional para lead time em logística, no tocante ao Supply Chain Management, diz que é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a entrega do produto. Trata-se de um indicador importante para o crescimento da empresa e é óbvio que, quanto menor o lead time em logística, melhor.
Entre o que será mensurado, destacam-se o processamento dos pedidos, a resposta do fornecedor, o caminho dos insumos, os inventários, as linhas de montagem e produção, o trânsito. No centro de distribuição o pedido passa por processamento e montagem; depois, para o transporte até a entrega ao cliente final. De qualquer forma, cada etapa entre o pedido recebido e a entrega leva tempo. O lead time em logística ajuda a estudar esse período e colabora nos ajustes para reduzir a espera.
Vale ressaltar os conceitos:
Para que tudo dê certo, é necessário identificar as tarefas que consomem mais tempo e que poderiam ser melhoradas. Além disso, é preciso buscar formas de intervir na execução dos processos e implementar alternativas, como os sistemas de gestão integrada, para automatizar o trabalho da área de logística, por exemplo. Softwares de logística geram relatórios, compilam informações em tempo real e, dessa maneira, auxiliam executivos na comparação de dados e na tomada de decisão estratégica.
Entre os cuidados para elaborar o lead time em logística, podemos destacar os seguintes:
Como calcular o lead time em logística?
São dois caminhos:
– Para itens produzidos após o pedido feito:
1 – Listar todos os materiais, a matéria-prima, a mão de obra e tudo o que será utilizado para a produção;
2 – Identificar o tempo que cada item levará para ser adquirido;
3 – Destacar da lista o material com maior prazo de entrega. Assim que todos os itens chegarem, conta-se um dia de inventário para conferência;
4 – Calcular o tempo necessário para a fabricação do produto;
5 – Incluir o tempo para transporte do produto até chegar ao cliente. Assim, será possível calcular o lead time em logística.
– Para itens produzidos antes do pedido feito:
Com o produto em estoque, o lead time em logística será mais rápido. O cálculo é importante para que o cliente tenha informações precisas sobre a entrega. Isso pode ser feito com os seguintes passos:
1 – Conferir se o estoque tem a quantidade exata de produtos pedidos;
2 – Calcular o tempo para a separação do produto;
3 – Anotar a previsão de dias para a contratação da transportadora que realizará a entrega;
4 – Incluir o tempo que o produto levará para ser transportado até a entrega.
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