10 de setembro de 2019 | 

O que é centro de distribuição?

Se estiver em localização estratégica e for bem gerenciado, o centro de distribuição pode proporcionar à cadeia logística um excelente desempenho

Um espaço para armazenar mercadorias destinado ao recebimento, à separação e ao envio de produtos. Essa é a melhor definição para centro de distribuição. O CD, como é conhecido, tem por objetivo principal garantir a agilidade na entrega do produto no local e momento certos, colaborando para que a empresa proporcione ao cliente uma boa experiência de compra. Mas, para isso, é importante que ele esteja localizado próximo de rodovias, vias expressas e modais de transporte.

Fundamental para a organização dos processos logísticos, o centro de distribuição facilita a gestão do estoque na distribuição e atividades afins. Entre as vantagens desse tipo de estrutura, a redução de custos é apontada como a principal, porque facilita o acesso a pontos de venda de todos os portes, agilizando a entrada e saída de produtos, especialmente os com curto prazo de validade, cujo período para comercialização costuma ser bem pequeno.

Nos centros de distribuição, as mercadorias chegam de diversos fornecedores e em grandes quantidades. Após a armazenagem, a distribuição é realizada de forma fracionada, em quantidades menores. Não é sem motivo que os CDs assumiram importância mais estratégica na hora de levar os produtos de uma empresa ao mercado.

A montagem de um centro de distribuição requer mudanças de procedimentos e processos da empresa. Não é como um depósito, cujo objetivo é armazenar produtos para oferecer ao cliente, geralmente operado no sistema push (empurrar). O CD recebe produtos just-in-time para atender às necessidades do cliente e opera pelo sistema pull (puxar).

Tecnologia e layout

No centro de distribuição, as atividades resumem-se ao recebimento das mercadorias, à conferência, movimentação para armazenagem, guarda, separação dos pedidos, embalagem e expedição, ou transporte. No CD também é feita a auditoria de estoque. A gestão adequada dessas operações permitirá que a empresa oferte bons serviços ao cliente e controle os custos.

Por essas e outras é que a tecnologia é muito importante num centro de distribuição, tanto quanto o pessoal capacitado. A automatização dos processos gerenciais e operacionais, que dizem respeito à rotina do CD, dá acesso a softwares e aplicativos que agilizam o trabalho e facilitam o gerenciamento dos riscos.

O uso de recursos tecnológicos para dar suporte à expedição pode ser considerado um diferencial da empresa para agilizar o controle das ações de separação e retirada dos produtos, mais conhecido como picking. Além disso, as operações de um centro de distribuição precisam acompanhar as mudanças entre fornecedores, produtos e clientes para maior ou menor quantidade, com o intuito de reduzir a probabilidade de erros. São os erros, aliás, que acarretam baixa produtividade e demora na entrega.

O layout de um centro de distribuição também é importante. Ele deve ser estruturado de acordo com as necessidades operacionais, considerando as características das instalações físicas, como espaço das áreas e setores, pisos, prateleiras, porta-paletes, esteiras, entre outras. Deve considerar também as características dos produtos e serviços, como tipo, peso, volume e forma de acondicionamento, bem como os equipamentos utilizados em toda a operação.

Para completar o sucesso de um centro de distribuição, as docas de recebimento devem trabalhar com baixos lead times, pois, se a proporção entre produto e descarga unitária for alta, a cadeia logística sofrerá um importante gargalo. Quanto às docas de saída, devem ser em grande número, pois os produtos precisam sair em quantidades menores por caminhões com menor capacidade do que aqueles que trazem produtos ao CD.

Dentre os benefícios que um centro de distribuição pode proporcionar à cadeia logística, destacam-se:

1 – O elevado volume que armazena, o que possibilita melhor negociação e descontos.

2 – A redução dos custos com frete e mão de obra que proporciona.

3 – Maior espaço nas lojas, que terão estoques menores, abastecidos periodicamente.

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