Fique por dentro das notícias sobre logística aqui, no blog da
Sanca Galpões.
5 de maio de 2020 | logística profissional de logística
Qualquer que seja o tamanho da empresa, ela sempre contará com uma cadeia logística. Entender o funcionamento dessa cadeia e o que é possível fazer para aprimorar sua gestão é tarefa obrigatória de todo empreendedor. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.
Ao conjunto de atividades que cercam a concepção de um produto, desde a sua elaboração até a comercialização, dá-se o nome de cadeia logística. Em outras palavras, é o caminho que esse produto percorre desde a indústria até o cliente.
As atividades desse conjunto são interligadas e se articulam constantemente em todas as etapas, tanto para trazer mais agilidade ao processo como para diminuir custos, melhorar a qualidade e apresentar um diferencial de mercado. Por esse motivo, as etapas da cadeia logística são meticulosamente acompanhadas a partir de análises e projeções.
Entre os desafios da cadeia logística destaca-se a inovação no atendimento ao cliente, agregando mais conforto e segurança ao produto ou serviço, além da tecnologia e informação, pois oferecem novas vantagens competitivas às empresas.
A cadeia logística pode ser:
Simples – Contempla o negócio, os fornecedores e o cliente;
Complexa – Agrupa fornecedores de fornecedores, representantes, provedores de serviços terceirizados e intermediários.
A gestão bem feita da cadeia logística exige planejamento e organização. O “pulo do gato”, no entanto, é manter-se preparado para o inesperado, como mudanças no comportamento do consumidor e até mesmo climáticas.
Um bom exemplo de cadeia logística pode vir das redes de fast food. O sucesso desse tipo de negócio depende de agilidade e estoques em nível ideal. Assim, essa cadeia se organiza da seguinte forma: Produtores e indústrias > Fornecedores > Prestador de Serviços Logísticos (PSL) > Restaurante > Consumidor final. Nesse caso, a atuação do prestador é importante, pois ajuda a intermediar os processos e interligar as necessidades das unidades da rede aos fornecedores adequados.
Entre os elementos da cadeia logística, destacam-se:
Suprimentos
Pertencem ao início da cadeia logística e têm como norte o desenvolvimento do produto, o projeto, a previsão de demanda, o planejamento das necessidades, compra, recebimento, estocagem das matérias-primas e componentes e seus respectivos controles.
Produção
Tem início com o planejamento, a programação e o controle. Recebe matérias-primas do estoque. Passa por manuseio, transporte interno e, em alguns casos, inclui o planejamento da distribuição.
Armazenagem
Faz a recepção dos fluxos da produção e prepara a estocagem de produtos acabados, embalagem e processo de pedidos. Determina o melhor aproveitamento do espaço para manter e conservar o estoque e até mesmo a possibilidade de climatização. A área também é responsável pela escolha do local para o CD de acordo com as rotas de saída, a proximidade dos clientes, a tributação e até o aluguel de galpões.
Distribuição e transporte
Esse elo da cadeia logística é responsável pelo planejamento da distribuição a partir dos pedidos. Ela define o encaminhamento para o centro de distribuição, depósito local, atacadista, varejista, revendedor, loja, representante. O planejamento inclui os modais de transporte da mercadoria: rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial e as rotas de transporte, próprio ou de terceiros, até a entrega ao cliente final. Essa área é responsável por até dois terços dos custos logísticos. Ela define a programação de pagamentos para as transportadoras e a gestão de ocorrências no transporte.
Fluxo de informações
As informações de custo e desempenho da empresa tramitam para a realização das transações diárias. Deve ser bem administrado com ferramentas utilizadas para a comunicação entre as empresas, software para gerenciamento de estoque, equipamentos e mão de obra em produção, armazéns e centros de distribuição.
Custos
O custo com o desenvolvimento de produto ou de uma embalagem adequada será absorvido pela economia gerada no manuseio e no transporte. A alteração (aumento ou redução) de qualquer um dos elementos da cadeia logística pode impactar nos demais.
Gerenciamento
Integração e eficiência são as palavras-chave do gerenciamento da cadeia logística, que acompanha os processos internos e externos visando à satisfação do cliente e à melhor competitividade possível.
Gostou do artigo? Acompanhe também a nossa página no LinkedIn.