27 de abril de 2021 | 

O que é armazenagem flow rack?

Quem busca uma solução prática para o armazém, utilizando a metodologia FIFO, precisa conferir as informações desse artigo sobre a armazenagem flow rack.

Agilidade é uma busca constante nas operações logísticas, principalmente no que diz respeito ao estoque. Não é segredo que um bom sistema picking, ou de fluxo de trabalho no armazém que envolve a separação dos pedidos dos clientes, faz toda a diferença no desempenho das atividades internas e melhora muito a qualidade e a rapidez das entregas.

Dentre os mais variados sistemas de armazenagem, destaca-se o flow rack, um dos mais utilizados e conhecidos por sua versatilidade, pois permite a utilização do método de estocagem FIFO (First In, First Out) ou o primeiro que entra é o primeiro que sai, mantendo a ordem cronológica dos produtos no armazém.

A armazenagem flow rack é recomendada para cargas leves, não paletizadas, com picking manual e é composta por um ou mais níveis de armazenamento. Ela envolve caixas, geralmente de plástico, e embalagens que formam uma fila organizada.

A armazenagem flow rack é feita por pistas com rodízios plásticos inclinados, onde são colocadas as caixas em sequência, sendo expedidas por um lado e recebidas pelo outro, no sistema FIFO. Os sistemas rotativos funcionam pela ação da gravidade, facilitando a reposição e o manuseio dos itens.

Com planos reguláveis por necessidade de altura operacional e do uso de caixas, a armazenagem flow rack pode ser utilizada em conjunto com sistemas transportadores nas áreas de picking e com estrutura de mezanino para melhor aproveitamento vertical. Pode também ser integrada a sistemas de pick-to-light ou pick-by-light para reduzir o erro operacional.

O resultado é um sistema dinâmico, ideal para a movimentação automática de pequenos volumes, adequado para o controle de estoque, com produtos sempre ao alcance e visíveis o tempo todo, de grande agilidade para produtos fracionados ou perecíveis.

Como funciona a armazenagem flow rack no dia a dia?

O uso de esteiras para a movimentação de caixas e embalagens entre as áreas do depósito é um dos maiores avanços para conferir mais agilidade na separação de pedidos de produtos armazenados.

A dinâmica da armazenagem flow rack é a seguinte: o produto entra no armazém e é encaminhado a uma prateleira em uma seção específica, distribuído e endereçado no sistema. Como a estrutura é montada com inclinação, cada peça desliza até outro ponto, formando uma fila à disposição do operador.

Ao retirar o produto para a entrega, o operador já pode ver o produto seguinte assumindo o lugar, à disposição para os próximos pedidos e cumprindo o conceito de FIFO.

Implantação do flow rack

Para que a armazenagem flow rack seja implantada com sucesso, é necessário adaptar a área de estocagem para que a mobilidade nas prateleiras seja o mecanismo principal.

Os planos de carregamento do sistema de armazenagem flow rack são montados em trilhos de alumínio estrudado, com rodízios de polipropileno, sustentados por eixos de aço galvanizado, possuindo regulagem em espaços de mesmo tamanho e apoiados sobre um quadro construído em chapa de aço estrutural, sempre de acordo com a carga que irá suportar.

Quais as vantagens da armazenagem flow rack?

A principal vantagem do sistema flow rack é que ele otimiza a separação manual de produtos, sem a necessidade de se locomover pelo estoque à procura dos itens nem de usar empilhadeiras. Isso aumenta a produtividade e traz economia de mão de obra.

Na armazenagem flow rack, como a entrada de mercadorias nas prateleiras do estoque é feita de um lado e o picking de outro, muitas vezes simultaneamente e de maneira ininterrupta, a operação toda ganha mais agilidade, inclusive para áreas de produção. Assim, o trabalho é contínuo e evita atrasos.

Outra vantagem importante da armazenagem flow rack é a redução de riscos em relação às falhas, à integridade dos produtos e à segurança do operador, uma vez que ela elimina a necessidade de equipamentos.

Resumindo, o sistema traz a tão sonhada redução de perdas. Além disso, com o flow rack, o giro de produtos se torna automatizado, num conceito bem simples e eficiente.

As informações foram úteis? Leia mais sobre estruturas de armazenagem em: https://sancagalpoes.com.br/quais-sao-as-estruturas-de-armazenagem-que-existem/

A Sanca Galpões dispõe de centros logísticos estrategicamente localizados com galpões para locação em sistema de condomínio e custos rateados. Os galpões contam com piso em concreto nivelado a laser e cobertura metálica com solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Eles são modulados, com possibilidade de interligação, têm sistema de sprinkler e pé direito livre de 12 metros. Os condomínios da Sanca Galpões são projetados para facilitar o tráfego de caminhões e carretas, com acesso monitorado e sistemas de segurança. Conheça a Sanca Galpões. Acesse: www.sancagalpões.com.br




COMPARTILHE:


←  VOLTAR