15 de outubro de 2018 | 

O crescimento de galpões logísticos no País e o impacto positivo para as empresas

O crescimento de galpões logísticos no País

A procura por galpões logísticos no Brasil está em crescimento contínuo, acompanhando a retomada da economia, puxada, principalmente, pelo desempenho das empresas de e-commerce e também pela procura de varejistas por galpões mais novos, mais eficientes e próximos dos grandes centros urbanos.

Pesquisas mostram que para o e-commerce faturar o mesmo que o varejo é necessário que movimente o triplo em metros quadrados de galpões. E a previsão aponta para um crescimento de 15% dessa atividade comercial no País, em relação ao ano passado, com expectativa de faturamento de R$ 69 bilhões, até final de 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Se confirmada a previsão, serão movimentados 220 milhões de pedidos.

Em outras palavras, o e-commerce, que tem a internet como plataforma de compras, está impulsionando o mercado logístico global. A logística expressa passou a ser agente estratégico para o sucesso de um negócio no ambiente digital, uma vez que o prazo curto de entrega é grande fator de conversão de vendas.

Além disso, muitas empresas que têm centros de distribuição estão optando pela locação de galpões logísticos para reduzir custos operacionais, liberando capital para as atividades de varejo.

A inovação tecnológica deve impactar positivamente o promissor segmento de condomínios logísticos no Brasil, principalmente no quesito segurança, que pesa nos custos desses empreendimentos.

O uso de drones, biometria, reconhecimento facial, entre outras soluções, promete trazer resultados cada vez melhores para ambos os lados.

O gerenciamento da cadeia de suprimentos digitais de ponta a ponta também deve contribuir para aumentar a qualidade das operações de forma significativa.

O mercado de condomínios logísticos no Brasil ainda tem muito que crescer. Há cerca de dois anos, a metragem era estimada em 10 milhões de metros quadrados de área construída, enquanto nos Estados Unidos esse número é cem vezes maior. Somente a região metropolitana de Los Angeles, por exemplo, concentra 99,7 milhões de metros quadrados de galpões, número dez vezes maior do que todo o estoque brasileiro.

Para as empresas, principalmente as que estão investindo fortemente em logística, os galpões são uma “mão na roda”, pois oferecem estrutura moderna, tecnologia e localização estratégica pela proximidade a grandes centros e vias de acesso.

A previsão é de que as empresas que ainda não ocupam condomínios logísticos devem fazê-lo em breve, movidas, também, pela ideia de compartilhamento de custos.

Leia mais no blog da Sanca Galpões! Acesse: https://sancagalpoes.com.br/blog/

*A Sanca Galpões soma mais de 1 milhão de metros quadrados de área construída. Os projetos têm início com um amplo trabalho de pesquisa, que avalia o porte e as necessidades da região. Um rígido controle de qualidade, acompanhado dos mais recentes métodos construtivos, técnicas e tendências de mercado, proporcionam a garantia de qualidade Sanca.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR