8 de setembro de 2020 | 

Lead time: o que é e como fazer o cálculo no seu negócio

Calcular o lead time de um produto ou serviço de maneira estratégica agiliza tanto os processos como reduz os custos e o tempo de entrega em nome da satisfação do cliente final. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

Tempo, tempo, tempo. Tudo depende do tempo. O consumidor navega pelo site à procura de determinado produto e decide, depois de alguns cliques, o que deseja comprar e como vai pagar. Só que, ao concluir o pedido, ele nem imagina o percurso que o produto deverá fazer para chegar às suas mãos.

O consumidor ou mesmo o varejo talvez nem se dê conta da importância do tempo gasto na linha que vai da produção à entrega do produto. Esse tempo requer atenção redobrada e implica em ações estratégicas para que seja o menor possível, na tentativa de marcar pontos no placar do grande diferencial do mercado: a entrega cada vez mais rápida.

O termo lead time, usado para definir o período entre pedido e entrega, vem da Engenharia de Produção, mais precisamente da filosofia de Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, baseada em conceitos e métodos de trabalho aplicados ao Sistema Toyota de Produção.

Essa filosofia fundamentou um novo processo fabril logo após a 2ª Guerra Mundial, surpreendendo o mundo por não necessitar de altos estoques, manter um fluxo de caixa mais rápido, atender as diversas demandas e produzir com eficiência.

Na verdade, o lead time se refere ao tempo decorrido entre a entrada de um pedido até a sua entrega no local indicado. Em uma visão mais ampla, trata-se do tempo que leva para um produto passar por todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Qual a importância do lead time?

Conhecer e medir o lead time da empresa é muito importante para aprimorar a eficiência dos processos logísticos. Quem consegue reduzir esse tempo sem alterar a qualidade dos produtos ganha com a redução de custos e colabora para melhorar a imagem da empresa junto aos consumidores.

Controlar esse tempo eleva os índices de produtividade. Além disso, o lead time ajuda no planejamento de produção, na identificação de gargalos no processo e aumenta a confiabilidade para atender a demanda.

No entanto, é bom salientar que a eficiência dos processos é o que leva à maior agilidade. Apressar os funcionários sem dar-lhes as ferramentas necessárias para que se tornem mais ágeis e produtivos resultará apenas na redução da qualidade do trabalho. Para reduzir o lead time, é necessário que haja uma elaboração de estratégias por parte dos gestores.

Essas estratégias envolvem a identificação do que gera desperdício de tempo, do melhor caminho para o desenvolvimento de processos e até a alteração das etapas de produção para que os funcionários atuem de modo mais assertivo, sem perda de tempo.

O que deve ser levado em consideração para o cálculo e a redução do lead time?

Entre as etapas que impactam o lead time, é preciso considerar:

1 – Compras: o lead time na compra de matéria-prima tem influência direta no tempo de entrega ao cliente final. É importante avaliar as possibilidades de manter um estoque próprio e fornecedores que garantem o atendimento das solicitações.

2 – Produção: conhecer o lead time das áreas envolvidas na produção também é essencial. A redução no tempo de produção pode ajudar a manter um estoque mínimo de produtos prontos, diminuindo os custos de armazenagem e trazendo mais flexibilidade às operações.

3 – Entrega: o lead time do transporte vai apontar a importância da escolha da empresa transportadora, que deve optar por boas rotas e malhas de distribuição. É essencial que a entrega satisfaça o cliente, pois muitos desistem da compra pautados pelo prazo de entrega e preço do frete.

Como calcular o lead time?

Antes de calcular o lead time é preciso saber que não existe uma fórmula pronta para isso, pois há variações conforme o tipo de produto e o que será utilizado em cada etapa. Qualquer que seja o segmento, existe um passo a passo básico para orientar o cálculo. Acompanhe:

1 – Lista de produtos

Listar os produtos utilizados em um trabalho específico é o primeiro passo para calcular um lead time. Nessa listagem devem constar todos os materiais necessários para a fabricação do produto, como matéria-prima, ferramentas e peças. Caso necessário, também podem ser incluídos os itens para reparos e instalações.

2 – Tempo necessário

Nessa etapa é preciso identificar o tempo necessário para obter cada item listado, levando em conta também o tempo de entrega, caso precise pedir a um fornecedor. Na verdade, o resultado depende do fornecedor e da distância em que ele está da empresa.

3 – Tempo maior

Agora, é necessário identificar o item com maior prazo de entrega e o quanto será necessário esperar para recebê-lo. Acrescentar um dia à contagem é importante se a empresa tiver inventário de matérias-primas e produtos. Do contrário, o ideal é fazer o inventário quando os itens chegarem, para evitar erros.

4 – Tempo de produção

Com todo o material necessário, é hora de calcular o tempo, em dias ou horas, da produção até o produto pronto. Vale considerar os fins de semana e possíveis atrasos, inclusive as pausas para a manutenção do maquinário e a indisponibilidade de funcionários.

5 – Lead time

O resultado da soma entre o tempo de aquisição da matéria-prima e o tempo de produção e entrega do produto pronto ao cliente final é o lead time da empresa.

Esses passos resumem o conceito e o cálculo do lead time. Trabalhar para reduzi-lo, melhorando processos e aprimorando a produtividade, deve estar entre os principais planos da empresa.

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