12 de novembro de 2019 | 

Gestão de estoque e armazenagem

Embora caminhem juntas, as atividades de gestão de estoque e armazenagem são bem diferentes. Quer saber mais? Confira o texto a seguir.

Falar em gestão de estoque e armazenagem é mergulhar em duas áreas importantes da comercialização de matérias-primas e produtos. Enquanto a gestão de estoque impacta diretamente as vendas e o fluxo de caixa da empresa, a armazenagem está ligada aos resultados de distribuição e logística.

Antes de começar a entender a diferença entre elas, é preciso visualizar o seguinte: basicamente, o armazém é um guardador de estoques. A partir daí fica mais fácil esmiuçar os conceitos.

Afinal, o que é estoque?

Estoque é a guarda temporária ou permanente dos produtos que serão distribuídos entre as filiais. Podem já estar prontos para venda ao consumidor final, ou ser a matéria-prima empregada em um processo produtivo. Trata-se de mercadorias agrupadas, guardadas em armazéns para fins específicos.

O que é armazenagem?

A armazenagem é um conceito mais amplo, que contempla todas as atividades e as operações que acontecem nos galpões, depósitos e centros de distribuição para manter o estoque ou deslocar mercadorias. Além de atender as necessidades de lojas, fábricas e clientes, a armazenagem também engloba os processos logísticos ligados à distribuição, o que inclui recepção do estoque, identificação e conferência, endereçamento, embalagem e expedição, com o uso de equipamentos e da tecnologia.

Quais as diferenças entre gestão de estoque e armazenagem?

A gestão de estoque e a armazenagem têm objetivos distintos: a primeira, por ser estratégica, controla o abastecimento da linha de produção de uma indústria, por exemplo, ou a disponibilidade de produtos para a venda. Já a armazenagem está mais ligada às atividades de natureza operacional no armazém, de entrada e saída de produtos. Dinâmica, é responsável pela guarda de todos os estoques e necessita de uma estrutura completa de armazéns, prateleiras, paletes, empilhadeiras etc.

Como otimizar a gestão de estoque e armazenagem?

Para otimizar a gestão de estoque e armazenagem, algumas ações são necessárias. Contar com um sistema de informação, por exemplo, é imprescindível para manter registros precisos de estoque. Ele ajuda a apurar os custos e a estimar o preço de venda dos produtos. Além disso, como os níveis de estoque influenciam diretamente na capacidade de produção e no atendimento à demanda, acompanhá-los e planejar o reabastecimento conforme a necessidade pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa no mercado.

O processo de armazenagem impacta no cumprimento de prazos e no resultado financeiro e pode ser melhorado no que se refere aos procedimentos de trabalho. Para começar, o espaço do armazém deve refletir as características dos produtos que ali são depositados. Além disso, tê-los documentados, organizados e posicionados de acordo com a demanda, bem como a distância entre prateleiras, o uso de empilhadeiras, elevadores e esteiras, colabora para a maximizar a eficiência do manuseio.

Na verdade, a armazenagem tem por objetivo otimizar a produtividade para diminuir custos. Nesse sentido, controla perdas e avarias cuidando de entradas e saídas, maximiza a utilização de energia, da mão de obra, de equipamentos e do espaço, facilitando o acesso a todas as mercadorias.

Hoje, as empresas avaliam os locais de armazenamento visando atender às necessidades do estoque, em uma gestão de estoque e armazenagem mais apurada. Uma alternativa que vem se tornando cada dia mais viável é a locação de galpões modulados em condomínios logísticos estrategicamente localizados, com infraestrutura e segurança, capazes de oferecer a vantagem das despesas rateadas.

Gostou do artigo? Acompanha nossas novidades também no LinkedIn.

 




COMPARTILHE:


←  VOLTAR