4 de fevereiro de 2020 | 

O que é gestão de cadeia de abastecimento?

Auxiliar na redução dos custos, bem como atender as exigências dos clientes de forma mais dinâmica são os objetivos da gestão da cadeia de abastecimento ou supply chain management. Quer saber mais? Acompanhe o artigo.

Trabalhar a gestão da cadeia de abastecimento é promover uma integração harmônica entre todos os elementos que a compõem: a empresa, o fornecedor, os provedores de logística e o cliente, permitindo o bom gerenciamento do fluxo de bens, serviços e informações. Essa gestão enxerga e monitora todo o processo, desde a entrada do produto ou da matéria-prima até a entrega ao cliente final, e ainda incentiva o feedback para a melhoria do processo.

Para compreender melhor o cenário, é só pensar que os fluxos físicos englobam a transformação, o movimento e o armazenamento de bens e materiais, bem como a relação entre os diversos agentes da cadeia. Igualmente importantes são os fluxos de informação, que permitem aos diferentes parceiros da cadeia de abastecimento coordenar seus planos no longo prazo, controlar o fluxo diário de bens e materiais e de informação, além de identificar os pontos frágeis do sistema.

Não é sem motivo que o conjunto de relacionamentos dentro de uma cadeia de abastecimento precisa ser gerenciado com eficácia e de acordo com a filosofia da organização. A integração entre os elementos da cadeia faz com que a organização atue de forma estratégica e envolva todos os seus fornecedores no processo de satisfação do cliente.

Quais os principais desafios no processo de gestão da cadeia de abastecimento?

1 – Coordenação das equipes – Esse trabalho engloba as áreas internas da empresa e os fornecedores, fabricantes e transportadores. O melhor caminho é o da comunicação constante, deixando bem claras as expectativas da empresa em relação aos parceiros e aos padrões de qualidade esperados.

2 – Análise de resultados – Saber o que precisa ser melhorado é ação estratégica. O ideal é trabalhar com índices de performance específicos para cada etapa logística e controlar a qualidade dos fornecedores individualmente. A tecnologia pode ajudar: alguns sistemas de gestão empresarial conseguem coletar dados de diferentes partes da cadeia de abastecimento.

3 – Assertividade e adaptação – As mudanças constantes no mercado exigem respostas rápidas e seguras. A coordenação de equipes ajuda, mas também é possível contar com contratos que contemplam flutuações no volume de compras e de pedidos, prevendo o aumento ou a diminuição do volume de trabalho em determinadas épocas. Isso colabora para a redução de custos e o aumento de produtividade. Vale lembrar que o planejamento no longo prazo é muito importante para o sucesso de qualquer negócio.

O que pode ser feito para melhorar os trabalhos da cadeia de abastecimento?

Contar com um setor especializado

O sucesso da gestão da cadeia de abastecimento depende de integração entre diversos setores. Uma equipe especializada pode coordenar melhor as áreas e a comunicação entre elas, conferindo mais agilidade e segurança para a tomada de decisão.

Qualificar os fornecedores

Buscar fornecedores parceiros, considerando preços, prazos, protocolos de qualidade, leis e regulamentos, é ação importante para garantir a interação da cadeia de abastecimento. Diversificar é ação estratégica para evitar a dependência e conquistar maior poder de negociação. Promover treinamentos conjuntos, visitar e receber os fornecedores são ações que colaboram para melhorar as relações entre as empresas.

Aproveitar bem a tecnologia

A gestão da cadeia de abastecimento permite organizar, acessar e compartilhar informações importantes para o negócio usando a tecnologia como aliada. O sistema de gestão deve ser acessível em qualquer lugar e permitir o acesso a dados importantes, como o inventário; ter capacidade de atualização com base em dados das transportadoras; guardar as informações de forma segura; crescer com a empresa e suportar as novas funcionalidades.

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