12 de junho de 2018 | 

Estratégia voltada para o cliente: como a Amazon e a Alibaba estão transformando a logística mundial

Na logística de hoje é necessário analisar o negócio do cliente, alinhar a prática com a estratégia, perseguir resultados e buscar sempre a melhor performance.

Essa revolução tecnológica e de processos é realizada por companhias no mundo todo – os expoentes são a americana Amazon e a chinesa Alibaba. As duas, cada uma a sua maneira, estão mudando o cenário mundial.

A pergunta que se faz é: quantos transportadores, freights forwarding, empresas de armazenagem e agenciadores de carga estão prontos para adotar as tecnologias mais recentes e os novos processos para se reinventar? Um artigo do site americano Logistics Management reflete sobre isso e afirma que a presença da Amazon e da Alibaba faz com que toda a cadeia se adapte rapidamente.

 

A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE COMO META

Embora o objetivo da digitalização tenha sido, tradicionalmente, aumentar a eficiência interna, a nova onda é impulsionada para melhorar a experiência do cliente. Foi o que a Amazon e a Alibaba buscaram e trouxeram de novo: uma abordagem de aquisição e retenção baseada na excelência do transporte, mas que também leva em conta a experiência do cliente como meta. Se não existir essa premissa, a estratégia provavelmente falhará. Empresas de outros setores como a WeWork, uma espécie de condomínio para startups, validaram o mesmo princípio no ambiente B2B agregando valor para seus clientes, na sua maior parte empresas digitais.

Além da experiência, é preciso levar em conta outros fatores. Um deles é a transparência no preço. É necessário contabilizar neste cálculo a confiabilidade, o custo e a eficiência. Em muitos casos, esses elementos estão fortemente relacionados com a tecnologia, que permite a otimização do processo, a redução dos custos de mão de obra e mais eficiência no transporte. Analistas ouvidos pelo Logistics Management alertam que quem não adotar tecnologias modernas “pode estar em processo de extinção nos próximos dez anos”. Empresas de todos os setores devem se preparar e encontrar parceiros estratégicos que estejam neste caminho de mudanças e melhorias.

 

AMAZON É LÍDER EM PROCESSOS

Processos internos aprimorados são úteis, mas o panorama competitivo atual está sendo redesenhado por empresas que priorizam as necessidades dos clientes. A varejista americana faz isso como ninguém. Pelo menos é o que afirma um artigo do evangelizador de tecnologia Benedict Evans, traduzido pelo jornal Gazeta do Povo. Ele diz que os processos da gigante americana são ágeis por conta de uma descentralização radical. “A Amazon é formada por centenas de equipes pequenas, descentralizadas e atomizadas, que se escoram em sistemas internos comuns. Com esses pequenos times, é possível agir mais rápido que a média e, principalmente, multiplicar o modelo para infinitos segmentos de negócios”, relata Evans.

A máxima do especialista americano é corroborada pelo site Quartz. A publicação diz que não existe empresa que atue em tantos mercados quanto a Amazon. “Ela hoje é varejista, rede de logística, editora de livros, estúdio de cinema, produtora de moda, fabricante de hardware, provedor de serviços em nuvem, entre outros segmentos. A empresa concorre diretamente com pelo menos 129 grandes corporações apenas nos principais mercados. Esse número aumenta à medida que adiciona novas unidades de negócios, como moda, alimentação e big data”, escreve o Quartz.

 

O QUE A CHINA TRAZ DE NOVO?

Os ingredientes da Amazon foram copiados e otimizados pela chinesa Alibaba. O site Digital News Asia afirma que o sucesso da empresa, fundada por Jack Ma, é seu modelo de negócios exclusivo, que privilegia pequenas empresas e indivíduos, oferecendo opções de consumo diversificadas. “Os principais negócios dela se concentram em fornecer serviços para pequenas empresas, criando valor que não teria sido possível individualmente”, escreve o site.

Na parte da logística, além de um ecossistema de comércio eletrônico, a Alibaba popularizou o hábito da compra online. Isso se deu também por remover taxas intermediárias e permitir que os vendedores se registrassem gratuitamente. O eBay China, um dos maiores concorrentes, cobra por transação.

Somada a isso, a Alibaba oferece um serviço de suporte que garante a máxima satisfação possível dos consumidores, ajudando vendedores a manter uma interação positiva com compradores. A estratégia cria um ambiente de compra confortável e oferece uma experiência positiva, gerando engajamento e fidelização.

 

E NO BRASIL?

Aqui, a Sanca Galpões é outro exemplo a ser citado. A companhia oferece aos clientes centros logísticos bem localizados e serviços de qualidade, desenvolvendo projetos na área logística em diversas cidades do País. A Sanca Galpões se destaca por seus empreendimentos diferenciados no mercado, lançando novas ideias, conceitos, atendendo às necessidades de seus clientes e acompanhando as tendências. Quer conhecê-la? Entre em contato conosco.




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