8 de novembro de 2017 | 

Entenda a importância do mapa logístico para o seu negócio

Os processos logísticos são fundamentais para manter as atividades em um centro logístico. Cada parte deve ser realizada visando garantir o completo atendimento à demanda. Para isso, é importante adotar um mapa logístico. O planejamento desde o início das operações resulta em procedimentos ágeis que aproveitarão melhor o espaço físico do galpão de armazenagem.

Estas medidas reduzirão as despesas e, por consequência, aumentarão a lucratividade, mantendo o operador logístico e seus clientes competitivos no mercado em que atuam. Por isso, a diretoria de uma empresa logística precisa buscar sempre novas maneiras de aperfeiçoar as operações. Confira as dicas que separamos para ajudá-lo a otimizar seus processos.

 

Comece pelo planejamento

Em qualquer operação bem-sucedida, a etapa de planejamento foi realizada com muito cuidado, abrangendo todas as fases da operação logística. Para isso, é importante levar em conta o momento de receber a matéria-prima ou o produto acabado, como ele será movimentado dentro do galpão, sua armazenagem, o empacotamento e a forma de transporte até o cliente. Focar nos processos realizados dentro do galpão, como a intralogística, assegura o bom estado dos itens e a agilidade dos fluxos dos negócios.

 

Desenvolva um mapa logístico

Criar um mapa logístico aprimorará os processos de logística e distribuição. Para começar, o operador logístico precisará selecionar um período de análise, que pode ser um mês. Em seguida, deve conhecer a localização de cada pedido realizado nesse intervalo.

Este mapa logístico necessitará, ainda, de informações como o nome do cliente, o valor, o volume do pedido, o prazo de entrega e a distância percorrida entre o galpão e seu destino final.

Com esses dados, é possível programar melhor as entregas, pois abre a oportunidade de trabalhar com processos internos mais enxutos, rotas de entregas mais inteligentes, modais mais adequados (conforme a situação e a localização do cliente), priorização de entregas visando reduzir tempo e custos, entre outras vantagens.

 

Tenha uma previsão de demanda

Se você quer evitar os temidos gargalos logísticos, como o transporte de cargas, custos operacionais, mão de obra qualificada ou níveis de estoque, antecipar a demanda é uma forma de evitar situações graves que podem afetar negativamente as vendas e a imagem da empresa. Trabalhar com logística trata-se justamente de evitar a falta de produtos disponíveis, assim como o excesso em estoque. A previsão da demanda requer a análise do histórico de vendas, sazonalidade, flutuação do mercado de atuação do cliente e margem de erro.

Os riscos de não se adotar um mapa logístico podem intensificar os gargalos logísticos já citados e comprometer todo o trabalho realizado. Mesmo que sejam necessários ajustes em cada etapa do processo, vale a pena implementar esse modelo e combiná-lo com a previsão de demanda.

O que você achou de nossas dicas sobre mapa logístico? Compartilhe sua opinião conosco e, se precisar de galpão logístico, conte com a Sanca Galpões.

 




COMPARTILHE:


←  VOLTAR