30 de outubro de 2017 | 

Entenda a importância de um software de logística

A operação logística exige controle total das informações e eficiência para evitar problemas nas entregas, já que a quantidade de cargas gerenciada diariamente por esse segmento é imensa. Em um cenário que pede dinamismo e assertividade, investir em um software de logística proporciona vantagens e benefícios que facilitarão o gerenciamento e a centralização de tarefas.

Empresas que terceirizam seus serviços logísticos, por exemplo, precisam visualizar completamente tudo o que acontece no armazém para que falhas não prejudiquem o planejamento. O mais utilizado para esta finalidade é o WMS (“Warehouse Management System”), ou sistema de gerenciamento de armazém.

Este sistema centraliza diversas tarefas fundamentais no cotidiano da operação logística. O software logístico integra a gestão e otimiza todas as etapas no processo de armazenagem para evitar falhas e maximizar os recursos da organização.


Utilização de um software logístico

O WMS melhora a operacionalidade em um centro logístico, pois agiliza o fluxo de comunicação com o gerenciamento de recursos, permitindo explorar o máximo da capacidade da operação. Esse software logístico tem como benefícios a otimização das atividades administrativas e operacionais, reduz os custos, aperfeiçoa o nível de serviços e os indicadores de desempenho. Além disso, fornece simplificadamente os dados necessários para a tomada de decisão.

Conheça as funcionalidades mais importantes de um WMS:

  • entrada de pedidos;
  • planejamento de recursos;
  • controle de portaria;
  • recebimento e inspeção de cargas;
  • endereçamento dos produtos;
  • estocagem;
  • picking (separação de pedidos);
  • embalagem;
  • emissão de documentos;
  • inventário;
  • definição e controle de rotas.

 

Integração com outros sistemas de gestão

Com intuito de tornar-se mais completo, um software de logística deve se integrar em parte, ou totalmente, a um ERP (“Enterprise Resource Planning”), ou sistema de gestão empresarial. O ERP tem a função de centralizar e gerir o fluxo de todas as informações da organização (não apenas de um setor, como o WMS faz). Esse sistema integra os departamentos e proporciona o acesso eficiente e seguro às informações gerenciais.

Outro software que pode ser integrado ao WMS é o destinado à administração do transporte de cargas. O TMS (“Transportation Management System”), ou sistema de gerenciamento de transporte, incrementa a produtividade das transportadoras e operadoras logísticas, porque identifica e controla os custos das entregas.

Como incremento à sua eficiência, é importante integrar este sistema a um software de logística com o intuito de otimizar os fluxos de trabalho, ERP para emitir CT-e ou NFS-e e estar alinhado com os setores fiscal e contábil da empresa. Isso evita problemas posteriores com a Receita Federal.

De fato, os processos logísticos precisam ser configurados plenamente em um WMS, indicando o fluxo adequado na operação para evitar erros que possam impactar em qualquer momento. Além disso, a integração do software logístico com outros sistemas facilita mudanças eventuais que venham a surgir no decorrer da operação logística.

 

Você gostou deste texto sobre software de logística? Confira outras informações e faça o download do nosso E-book Gratuito com 15 Requisitos para um Centro de Distribuição de Alta Performance.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR