3 de dezembro de 2018 | 

Conheça as tendências do setor logístico para 2019

Saiba quais são as tendências do setor logístico para 2019

O que se espera para 2019, no que diz respeito ao setor logístico, principalmente com o avanço do omnichannel, é que a tecnologia de ponta se instale definitivamente para agilizar processos e oferecer uma boa experiência logística ao cliente.

Tendências como big data, inteligência artificial e robotização em armazéns impactam a competitividade das empresas e terão grande avanço no setor logístico para o próximo ano.

Nesse post, destacamos alguns pontos estratégicos que estarão em alta no setor logístico para 2019 e a importância da adaptação das empresas, para garantir a competitividade:

1 – Maior eficiência em armazenamento, operações e gestão de estoques no setor logístico

À medida que as empresas começam a usar dados, IoT (Internet das coisas) e inteligência artificial para adquirir conhecimentos mais amplos dos clientes, mais se tornam capazes de cobrir suas necessidades e entregar os produtos corretamente, em tempo e lugares certos. Assim, a redução de custos com armazenamento, as operações mais eficientes e o gerenciamento de estoque serão vitais em 2019 para que as empresas possam oferecer um serviço logístico mais rápido e competitivo.

A tendência mundial já mostra, por exemplo, que o Drop Shipping deve se tornar a opção cada vez mais procurada por varejistas para lidar com as gigantes do comércio eletrônico. Trata-se de uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa os produtos que estão no estoque do fornecedor.

2 – Maior agilidade nas entregas

Um ponto fundamental para o setor logístico diz respeito às entregas. O termo “última milha” refere-se ao processo final dessa atividade, que vai do último local de distribuição até a entrega ao consumidor, e essa é justamente a fase onde surgem os maiores problemas. Os congestionamentos, as dificuldades de acesso – inclusive aos modais – e as proibições de circulação podem atrasar, ou até mesmo interromper completamente as entregas.

Por esse motivo, os aplicativos de transporte serão cada vez mais utilizados em 2019, tanto no planejamento e acompanhamento de roteiros de entregas como para reprogramar os caminhos. A tendência do uso de novos métodos de envio, como drones, por exemplo, já está sendo vista como solução que permite maior flexibilidade. Outras soluções, como centros logísticos estrategicamente localizados, já são amplamente utilizadas.

O setor logístico também deve estar preparado para realizar entregas de bens mais suscetíveis ao tempo e à temperatura, como alimentos e produtos farmacêuticos, em franco crescimento de demanda para 2019. Essa fresh chain exige inovações em embalagem, armazenamento e entrega de mercadorias.

3 – Melhor uso das informações e da logística reversa

O big data, que sobrecarrega as empresas diariamente, deve ser melhor analisado em 2019 para obter insights que levam a decisões melhores e ações estratégicas de negócio. As soluções baseadas em nuvem devem avançar rumo a uma confiabilidade e rapidez cada vez maiores, brigando pelos menores custos para os processos do setor logístico.

Em tempos de altos investimentos na preservação ambiental, a logística reversa reforça o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e agrega valor à marca. Investir no descarte correto de estoques de produtos não aproveitáveis utilizando os serviços de empresas especializadas do setor logístico para armazenagem e descarte de acordo com a lei deve ser, também, um caminho a ser trilhado pelas empresas em 2019.

 

Em meio a esse cenário, a Sanca Galpões desponta no setor logístico entre as empresas que oferecem as mais modernas soluções para armazenamento. Seus galpões estão em centros projetados com infraestrutura de ponta em localização estratégica, a maioria isenta de pedágio e até 30km de São Paulo.
As unidades são moduladas, têm possibilidade de interligação, pé-direito livre de 12 metros, contam com piso em concreto nivelado a laser e docas com plataforma niveladora. A cobertura metálica dos galpões apresenta isolamento termoacústico em manta de lã de vidro tipo face felt, solução que minimiza a variação de temperatura em ambientes internos de grandes metragens. Além disso, as paredes divisoras fixas das estruturas são feitas com o mesmo material das câmaras frias, tornando o ambiente ideal para armazenar produtos mais sensíveis.

Gostou do artigo? Acompanhe também as nossas novidades no Linkedin, clique aqui.




COMPARTILHE:


←  VOLTAR