25 de abril de 2017 | 

Como vencer os desafios e se destacar na logística para e-commerce

Um dos maiores obstáculos que o consumidor venceu desde a chegada da internet no Brasil foi o medo de comprar online. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), somente 8% dos entrevistados não compram nas lojas virtuais por medo de ficarem sem o produto. Os números também evidenciam a importância da internet para as vendas. O e-commerce brasileiro encerrou o ano passado faturando R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4% em relação a 2015.

Esses indicadores não têm a ver apenas com consumo. Além de oportunidades de faturamento, representam obstáculos que o setor de logística para e-commerce vai precisar vencer para ter um serviço cada vez mais reconhecido e valorizado pelo mercado.

Se na loja física boa parte da retirada de mercadorias é realizada pelo próprio consumidor, na internet produtos simples como livros, flores e roupas são entregues por transportadoras, aumentando a demanda pela atuação delas. Isso dá chance de ganhos, mas por outro lado expõe as empresas a erros e a percalços no caminho, caso não estejam bem estruturadas.

Confira alguns desafios do e-commerce e como superá-los para obter melhores resultados:

1 – Sete dias para devolver o produto, quinze dias para trocar

Considerando que a compra não é feita ao vivo, nem há oportunidade de examinar o produto presencialmente, a lei brasileira garante ao consumidor um prazo estendido para devolução ou troca do produto. Nesses casos, as empresas de logística precisam estar preparadas para retornar à casa do cliente e buscar o produto entregue.

Algumas lojas têm encontrado soluções para amenizar esse problema oferecendo informações mais completas e claras no site. Há tempos muitos e-commerces de roupas e calçados publicam tabelas com o tamanho exato dos produtos para o consumidor ter a real medida do que está comprando.

2 – Pontos de apoio

Com o crescimento das vendas online cresce a demanda por entregas em diversos pontos. Para reduzir a variedade de destinos, alguns e-commerces têm oferecido a possibilidade de o próprio consumidor retirar o produto em um ponto de distribuição perto de casa, que pode ser uma loja, um estande ou quiosque de shopping. Assim, a transportadora reduz a quantidade de endereços aonde precisa mandar seus caminhões.

3 – Localização estratégica para alugar galpão

Empresas de logística usam com frequência o serviço de aluguel de galpão para armazenar produtos e agilizar a distribuição. A localização dos galpões é uma escolha importante, que vai influenciar em questões como custos, segurança e prazo, marcando um diferencial em relação à concorrência. Para vencer os desafios de entrega no e-commerce, você vai precisar pensar a localização como algo estratégico para o seu negócio.

Avenidas amplas, que dão acesso fácil às estradas, costumam ser pontos ótimos para um galpão. É preciso ficar atento se há alguma restrição com relação ao horário de circulação de caminhões na região, momentos de pico no trânsito ou conservação das ruas no entorno.

4 – Infraestrutura do galpão logístico

A localização é fundamental, mas não o único fator a ser considerado. A infraestrutura de um galpão é responsável por agilizar a operação e melhorar a qualidade da entrega. Por isso quando uma empresa aluga um espaço desses, deve avaliar diversos quesitos. O cuidado com o piso, por exemplo, ajuda na conservação das empilhadeiras e na circulação pelas áreas, evitando incidentes e gastos desnecessários.

O pé-direito mais elevado permite melhor adequação dos porta-pallets para armazenamento, acomodação de vários tipos de carga e fácil acesso por parte dos funcionários. A presença de docas com plataforma niveladora são uma excelente opção em galpões Triple A, agilizando a operação de carga e descarga por se adaptarem a caminhões de alturas diferentes.

5 – Alugar um galpão é uma ótima solução para atender e-commerce

Segundo levantamento da BigData Corp., o Brasil tem hoje cerca de 590 mil lojas online, 31% a mais do que em 2015. A vida útil de cada site também é maior. Passou de 94 dias há dois anos para 185 dias atualmente. Trata-se de um crescimento rápido e cada vez mais sólido. Assim, alugar galpões é uma excelente alternativa para empresas de logística. Diferente da compra ou da construção de um galpão, o aluguel facilita a expansão da sua rede de distribuição sem demora e permite atender a novas demandas com agilidade.

Se você busca alugar galpão para sua empresa, confira nosso e-book “Tudo o que você precisa saber antes de alugar um galpão logístico”.

6 – Entrega “para ontem” e grátis?

O consumidor brasileiro tinha uma cultura de e-commerce focada no frete grátis. Com os altos custos para manter esse sistema e a entrada mais forte de grupos estrangeiros no comércio online, isso vem mudando. Geralmente, existe um prazo de entrega prometido pela loja online. Mas há lojas que vão além. Se o consumidor desejar receber o produto antes, pode pagar a mais por isso, com o custo variando conforme o prazo escolhido.

Então, as empresas de logística precisam estar preparadas para essa estratégia dos sites, pois o cliente receber antes pode significar até um dia depois da compra ou no próprio dia.

7 – Planejamento da logística para e-commerce

O e-commerce é um caminho sem volta e as lojas online estarão cada vez mais focadas em oferecer diferenciais aos seus clientes. Cabe aos profissionais de logística realizar um planejamento para atender a essa demanda com eficiência. As empresas vão precisar gerenciar o estoque em tempo real, repor itens de estoque e realizar entregas rápidas. Tudo isso vencendo obstáculos já conhecidos de nossa realidade brasileira, como vias públicas mal cuidadas, trânsito lento, restrições de estacionamento e carga/descarga, limite de horário para caminhões, entre outros.

Sobre a Sanca Galpões

Oferecer o que existe de melhor em localização e estrutura para quem busca por galpões logísticos para alugar é um dos principais objetivos da existência da nossa empresa.

Atualmente nós contamos com diversos centros logísticos localizados em pontos estratégicos do estado de São Paulo.

Cada um destes centros oferece uma variedade de galpões logísticos modulares, que podem ser conectados de acordo com a necessidade do contratante.

Se você busca por uma solução para melhorar o armazenamento dos seus produtos, entre em contato e agende uma visita para conhecer um dos nossos galpões logísticos e ver de perto toda a nossa estrutura.

Abaixo seguem alguns dos nossos condomínios:

Galpão logístico para alugar em Itapevi
Galpões logísticos para alugar em Osasco
Galpões logísticos para alugar em Guarulhos




COMPARTILHE:


←  VOLTAR