15 de dezembro de 2020 | 

Como reduzir o custo do frete?

Quando se fala na gestão de custos logísticos a redução de custo de frete merece destaque, pois esse custo está entre os maiores da empresa, norteado basicamente pelo custo do combustível, que é variável. Sendo assim, as empresas buscam alternativas para economizar de forma eficiente, mantendo a lucratividade das operações.

 

Se a empresa é uma loja virtual, a atenção com a redução de custo de frete deve ser redobrada, até mesmo por uma questão de sobrevivência: quanto maior o valor do frete, menores serão as chances de vender o produto. Identificar o valor médio e os principais gastos envolvidos permite visualizar as demais necessidades e criar estratégias eficientes.

 

Existem algumas formas de redução de custo de frete. Separamos algumas delas nesse artigo para ajudar sua empresa nesse processo. Acompanhe.

 

1 – Análise e planejamento

 

Como acontece em toda atividade, a análise e o planejamento devem ser os primeiros passos da empresa, rumo à redução de custo de frete. Assim, é possível identificar o que precisa ser aprimorado, alterado ou é desnecessário. Isso inclui o modal de transporte a ser utilizado para as entregas, que somente em situação de urgência deve ser aéreo.

 

Há operadores logísticos bem estruturados e com boa reputação que conseguem entregar até em áreas afastadas com prazo razoável e preço acessível. Contratar parceiros confiáveis e que ofereçam preços competitivos para o transporte das cargas é essencial para a redução de custo de frete. Vale ressaltar que cada mudança deve ser cuidadosamente avaliada, para que não afete a qualidade dos serviços, deixando o cliente insatisfeito.

 

2 – Agendamento de entregas e rotas inteligentes

 

O agendamento de entregas com os clientes é bastante eficiente na redução de custo de frete. A medida permite a consolidação de cargas por regiões, otimizando a roteirização, o que reduz o custo de combustível e manutenção. A solução é ideal para atender clientes que compram poucos volumes por vez, mas é preciso verificar se ele aceita o agendamento, que traz ainda a vantagem de uma previsibilidade maior.

 

A implementação de um sistema de planejamento de rotas na empresa também pode ajudar na redução de custo de fretes, já que o processo de entregas conta com muitas variáveis, como prazo, distância, combustível, entre outros. Ela agiliza as entregas, garantido o melhor percurso.

 

3 – Expedição atenta

 

Vale a pena dedicar atenção ao processo de expedição das mercadorias. Em alguns casos, o setor de expedição pode estar jogando contra a redução de custos de fretes. Ele é responsável pela liberação de pedidos e a emissão de notas fiscais e não é raro encontrar os cadastros com dados incorretos, sem atualização, que resultam no envio para o endereço errado, gerando insatisfação do cliente e custos de reentrega.

 

4 – Consolidação de envios

 

Ao fechar contrato com uma transportadora, é possível negociar separadamente o custo de cada etapa do transporte, menos os impostos. O valor pode ser dividido em: coleta, que se é diária tem custo insignificante e pode receber isenção; frete peso (custo até a base ou o CD) que pode se tornar vantajoso ao consolidar cargas para o mesmo dia; entrega, identificando a proposta que contemple o menor custo e seja viável para o tipo de produto. A negociação separada pode incluir também as regiões com maior quantidade de carregamentos.

 

5 – Uso da tecnologia

 

Contar com um sistema de gestão ajuda na redução de custos de fretes pois aumenta a agilidade dos processos, a produtividade, reduz o índice de erros e a necessidade de retrabalhos, entre outros aspectos. O maior controle sobre as operações de transporte permite que todos os custos de frete sejam conhecidos e que o gestor identifique as oportunidades de redução de forma mais clara. Softwares atualizados economizam tempo com análises e relatórios para medir a eficiência da operação, agilizando ações no foco do problema.

 

6 – Indicadores de desempenho

 

Os famosos KPIs, ou indicadores de desempenho, são essenciais pois auxiliam na avaliação de resultados e metas, o que culmina no maior controle e na redução de custos de fretes. Entre eles, destacam-se: frete sobre o valor do faturamento; por região; por rota; por cliente; de trocas e devoluções; de reentregas. Os resultados permitem a identificação dos gargalos e a implementação de melhorias.

 

Gostou do artigo? Leia mais sobre esse e outros temas no blog da Sanca Galões. Ac




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