16 de julho de 2019 | 

Como o Grupo Alibaba trouxe inovação ao mercado

O Grupo Alibaba, que inaugurou o conceito de Novo Varejo, vem usando tecnologia e logística para ampliar as vendas e proporcionar a melhor experiência de compra.

Considerado o maior e-commerce do mundo, o gigante chinês Grupo Alibaba impressiona pelos números: soma, aproximadamente, 600 milhões de consumidores e 10 milhões de PMEs na plataforma; lucra 780 bilhões de dólares em vendas; e realiza, diariamente, 70 milhões de entregas. A empresa inaugurou o modelo de Novo Varejo, que combina elementos dos meios on e off-line, ou seja, trata da ligação entre comércio eletrônico, varejo físico e logística sem tirar os olhos da eficiência de compra e venda.

No centro desse Novo Varejo está o Big Data, com informações sobre preferências e hábitos de compra e venda dos consumidores, que permitem a entrega eficiente e reduzem o estoque excedente. A integração de on-line, off-line e logística cria uma experiência de compra omnicanal, expandindo a base de consumidores e aumentando a lucratividade. O Grupo Alibaba lidera esse caminho, operando as maiores plataformas de comércio eletrônico.

A empresa criou o Ling Shou Tong (LST), um aplicativo personalizado para digitalizar o gerenciamento de estoque de cada loja. Isso permite aos proprietários ter noção do que pedir, do quanto pedir e quando pedir. Esses negócios estão vinculados a um sistema central de armazenamento e logística. O aplicativo também ajuda o lojista a medir os comportamentos de compra de clientes próximos, prever e recomendar os produtos mais solicitados para vendas. Além de merchandising, sua tecnologia pode ser usada para melhorar as operações comerciais.

Trocando em miúdos, o Grupo Alibaba não realiza inventários ou compra e venda de mercadorias. A empresa opera como se fosse um shopping virtual, fornecendo aos atacadistas e varejistas plataformas que conectam compradores e vendedores. As marcas mantêm o relacionamento com os clientes e criam experiências on-line adequadas. O gigante oferece ferramentas e serviços para ajudá-las, bem como às pequenas empresas, quando o assunto é a navegação pelo comércio eletrônico e conexão com os consumidores. A tecnologia integra seus marketplaces com serviços de marketing digital, pagamento e logística, além de mídias sociais, sites de entretenimento e portais de notícias.

Graças aos dados que extrai de seu grande ecossistema, o Grupo Alibaba tem condições de fornecer muitas análises importantes. À medida que os consumidores se movimentam em seus diversos sites, ele acumula informações sobre hábitos de compra, consumo de mídia digital, necessidades logísticas, histórico de pagamento e crédito, preferências de pesquisa, redes sociais e interesses na internet.

O Grupo Alibaba elevou o nível da análise de dados e da Inteligência Artificial. Para completar, ele pode sugerir novas marcas aos consumidores, bem como promoções e/ou conteúdos que tendem a ter alta visibilidade.

Grupo Alibaba, de olho nos supermercados

Com o objetivo de incubar novas ideias para a experiência do varejo, o Grupo Alibaba criou a rede de supermercado Hema, uma experiência via smartphone que pode ser desfrutada em casa ou na loja física.

Para as compras é necessário baixar o aplicativo, que registra tudo, salva as preferências, o endereço de entrega, e permite o pagamento com a Alipay, o provedor de pagamentos móveis do Grupo Alibaba. As lojas Hema são capazes de adaptar seus estoques aos hábitos de consumo dos frequentadores de cada uma das unidades.

Esse supermercado futurista, focado em alimentos frescos, segue processos altamente tecnológicos de logística na separação de pedidos, possui 46 lojas em 13 cidades da China e planeja abrir mais duas mil unidades nos próximos anos. Oferece cerca de três mil produtos em cada loja, enquanto o aplicativo Hema tem mais de 50 mil itens.

Os preços são sincronizados entre o on e o off-line por meio de etiquetas eletrônicas de prateleira. Os self-checkout inteligentes permitem o pagamento via reconhecimento facial, enquanto etiquetas eletrônicas com QR Code disponibilizam informações ao cliente pelo celular.

Cada funcionário do Hema se concentra em determinada seção, para que saiba exatamente onde está cada produto e consiga se mover rapidamente. Todos levam um scanner para que possam adicionar cada item ao pedido imediatamente.

Os sacos são codificados por cores da seção e marcados com um código QR correspondente ao pedido on-line. Após a conclusão, eles engancham o saco em uma correia transportadora, que o envia a um centro de distribuição onde diferentes partes do pedido são combinadas em uma sacola e enviadas para entrega. Todo o processo leva menos de meia hora.

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